Nossa Cidade

Hortolândia registra mais roubos do que cidades maiores como Campinas

Município tem um registro a cada 211 habitantes, segundo estatística.
Campinas, tem um a cada grupo de 247 moradores.

Hortolândia registra mais roubos do que cidades maiores como Campinas

Anuncio


Mesmo não sendo a cidade mais populosa das regiões de Campinas (SP) e Piracicaba (SP), Hortolândia (SP) registrou o maior índice de roubos por habitantes nos primeiros oito meses de 2013, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública. O município tem estimativa de fechar o ano com 209.139 moradores, segundo o IBGE.

A cidade, que faz limite com Campinas, registra um roubo a cada grupo de 211 habitantes. Campinas tem um cada 247 pessoas, e população estimada em 1,1 milhão. A terceira posição fica com Sumaré, com um registro para cada 247 moradores. Sumaré, cidade que faz limite com Hortolândia, tem expectativa de 258 mil pessoas. Limeira tem um a cada 296 e Piracicaba um a cada 357 pessoas. Ambas têm, respectivamente, 291 mil e 385 mil habitantes.

Para o especialista em segurança pública Ruyrillo Pedro de Magalhães, quatro principais fatores explicam a violência em Hortolândia. O primeiro, a questão geográfica. O município fica entre as principais rodovias da região como a Jornalista Francisco Aguirre (SP-101) e Anhanguera (SP-330), facilitando a fuga de criminosos.

O segundo é o complexo penitenciário, que acaba trazendo uma população maior para as redondezas. O terceiro é o crescimento desordenado e por último, a falta de policiais civis para investigar os crimes. “É preciso recursos, principalmente humanos”, ressalta.

O indivíduo me abordou quanto eu saia de casa e levou o carro. Depois ele foi achado em Monte Mor. Agora, quando chegou dou uma volta para ver se tem alguém”, descreve uma das vítimas de assalto na cidade, que pediu para não ser identificado. Em outro caso de violência na cidade, uma mulher foi sedada enquanto os criminosos roubaram equipamentos de estética e macas.

A Polícia Civil disse que tem atuado em parceria com a Polícia Militar para reduzir os índices de roubos, inclusive participando de algumas rondas preventivas. De agosto até essa semana as três delegacias da cidade prenderam 21 assaltantes.

A Polícia Militar disse que está atenta aos índices criminais e que faz um mapeamento dos piores pontos para direcionar um maior policiamento para esses locais. A Secretaria de Segurança Pública informou que tem melhorado a estrutura de policiamento na cidade. Sete novas viaturas também foram enviadas para a cidade, por meio da Secretaria Seccional de Americana, que administra a região. Mais funcionários estão sendo contratados.

Fonte: G1



Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo