20 de maio de 2024
Nossa Cidade

Hortolândia recebe pela 1ª vez certificado de “Município VerdeAzul” por ações ambientais

Parque Socioambiental Dorothy Stang

No ranking estadual, cidade ocupa a posição de nº 101; prêmio é refente à gestão de 2015

Hortolândia recebe pela 1ª vez o selo do Programa “Município VerdeAzul”, conferido pela Secretaria de Meio Ambiente do governo do Estado. O cumprimento de ações e projetos nas áreas de esgoto tratado, lixo, recuperação de mata ciliar, poluição do ar, arborização urbana, educação ambiental e Conselho do Meio Ambiente, além de habitação sustentável e uso da água consciente, levou a cidade a conquistar o certificado. Todas as ações avaliadas foram desenvolvidas em 2015.

No total, 618 municípios estão cadastrados no programa VerdeAzul, dentre eles 111 cidades receberam o selo. Hortolândia ocupa a posição de nº 101 e é um dos três integrantes do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos) agraciados. As demais cidades premiadas foram Nova Odessa e Santa Bárbara D’Oeste.

Nesta sexta-feira (19/02), o certificado foi entregue ao prefeito Antonio Meira, que destacou a importância de realizar projetos sólidos que beneficiam o meio ambiente e garantem qualidade de vida à população.”O selo VerdeAzul atesta a qualidade e o comprometimento da gestão em desenvolver e executar políticas ambientais. A nossa preocupação é colocar em prática melhorias colaborativas ao município que reflitam nos próximos 20 anos. O planejamento é fundamental para realização das ações conjuntas que precisam do esforço de todos”, completou Meira.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Aldo Aloísio Silva, a vantagem de ser um município certificado é a facilitação com órgão estadual que fomenta ações de meio ambiente. “O prêmio é o reflexo da realização das ações cooperativas de todas as secretarias municipais. A inovação na execução de projeto como habitação sustentável, implantação dos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulhos e materiais recicláveis), a instalação da Usina de Reciclagem faz a diferença e inova a destinação dos resíduos sólidos”, destacou Aldo.

O Programa

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o PMVA (Programa Município VerdeAzul) tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. O principal objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.
A participação de cada um dos municípios paulistas ocorre com a indicação de um interlocutor e um suplente, por meio de ofício encaminhado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98