O atendimento que a Prefeitura de Hortolândia realiza para os recém-nascidos no Hospital Municipal Mário Covas ganha um importante reforço. O munícipio recebeu a doação de um aparelho de fototerapia para bebês. A doação foi feita pelo deputado estadual Rafa Zimbaldi, nesta segunda-feira (24/05), para o prefeito José Nazareno Zeze Gomes. Também estiveram presentes na entrega os secretários de Saúde, Denis André José Crupe, e de Governo, Carlos Augusto César “Cafu”. 

 

De acordo com a coordenadora de neonatologia do Hospital Municipal Mario Covas, Ana Luiza Arantes, o aparelho é utilizado para o tratamento de icterícia (acúmulo da substância bilirrubina no sangue que causa coloração amarela na pele) em recém-nascidos. O bebê é colocado num berço, com uma venda nos olhos, embaixo do aparelho, que emite uma luz azul para eliminar a substância. O tratamento dura de dois a três dias. De acordo com a coordenadora, a doação é importante para atender a grande demanda pelo tratamento no hospital, que passa agora a contar com três aparelhos. “De cada 10 recém-nascidos, dois precisam do tratamento”, salientou a coordenadora.        

 

“Conseguimos o equipamento por meio de uma doação da Maternidade de Campinas. Esse caminho foi o mais rápido para que o aparelho pudesse chegar em Hortolândia e já começasse a assistir os recém nascidos que precisam de tratamento de icterícia”, destacou o deputado Rafa Zimbaldi.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia