Parceria com Hospital Estadual Sumaré permitiu a realização de 74 procedimentos em dois meses
As ações de planejamento familiar, realizadas pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde – Atenção Básica e Especializada, têm recebido um grande apoio quando o assunto é controle de natalidade. Por meio de uma parceria com o Hospital Estadual Sumaré, o Cesm (Centro Especializado em Saúde da Mulher) realiza, desde agosto, um mutirão para encaminhamentos de pacientes que desejam realizar vasectomia. Em dois meses, foram realizados 74 procedimentos, o que colaborou para diminuir a lista de espera registrada em Hortolândia.
A vasectomia é um método contraceptivo definitivo, muito eficiente na prevenção da gravidez. Ela é realizada por meio de procedimento ambulatorial, que apresenta custo menor em relação à laqueadura, cirurgia realizada em mulheres. Além disso, o paciente tem alta logo após o procedimento, diferente da cirurgia feminina, onde o tempo de internação é de, no mínimo, dois dias.
De acordo com a enfermeira que coordena o Cesm, Kelly Borges, antes do mutirão, eram realizadas apenas uma vasectomia por mês em pacientes de Hortolândia. Atualmente, 83 homens estão na fila de espera. De maneira desproporcional à demanda, a oferta de vasectomias é muito inferior a de laqueaduras. De acordo com Kelly, para cada vinte homens que decidem fazer vasectomia, há três mulheres interessadas na cirurgia. “Não temos em Hortolândia fila de espera por laqueadura. Cada mulher que procura a unidade de saúde para realizar a cirurgia é atendida dentro daquele mês”, afirmou Kelly.
“Nossos grupos de planejamento familiar apresentam à família todos os métodos anticoncepcionais, desde os reversíveis, como a camisinha e a pílula, até os definitivos. Quando a decisão da família é pelo método definitivo, sem dúvida, a vasectomia tem um impacto bem menor na saúde da pessoa. Por isso, a procura é grande”, enfatiza a enfermeira.
A vasectomia, assim como a laqueadura, é realizado no Hospital Estadual Sumaré, de acordo com a oferta de vagas disponíveis no sistema CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviço da Saúde), serviço oferecido pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e que depende da disponibilidade da unidade hospitalar.
“Tínhamos uma fila muito grande de homens interessados na vasectomia. Por isso, decidi intermediar vagas no Hospital Estadual, dentro da ideia de mutirão. É uma intervenção rápida, onde o Hospital Estadual conseguiu nos atender muito bem com mais de 30 cirurgias por mês”, destacou Kelly. “Espero encaminhar ainda mais pacientes nos próximos meses e zerar nossa espera”, completou.
Planejamento Familiar
Apesar de o CESM ser especializado em atendimento da mulher, as cirurgias contraceptivas tanto masculina quanto feminina são viabilizadas por meio do Centro, dentro da proposta de planejamento familiar. No entanto, o trabalho deste tema com as famílias de Hortolândia é mais amplo e começa com o atendimento nas unidades de saúde.
De acordo com a enfermeira do Cesm, gestantes e familiares são acolhidos nos PSF’s (Postos de Saúde da Família), de onde são encaminhados para grupos realizados nas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde). “Nestes encontros, as famílias recebem informações sobre planejamento, cuidados com os filhos e métodos contraceptivos reversíveis e irreversíveis. Quando o casal opta pelo método definitivo, são avaliados até que tenham certeza da escolha. A partir daí, eles tem uma ficha encaminhada ao Cesm, que viabiliza a realização da vasectomia ou da laqueadura”, explicou Kelly.
A orientação, portanto, é para que os casais que desejam participar de grupos de Planejamento Familiar procurem a unidade de saúde mais próxima de casa, a fim de que iniciem o acompanhamento com equipe multidisciplinar.
Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98