Connect with us

Nossa Cidade

Hortolândia realiza ação para contabilizar quantidade de larvas de Aedes aegypti na cidade

Publicado

em

A ADL (Análise de Densidade Larvária) é importante para a Prefeitura definir ações de combate ao mosquito, que é o transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika 

Todo início de ano, a Prefeitura de Hortolândia realiza a ADL (Análise de Densidade Larvária). Esta é uma ação importante de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika. O objetivo é contabilizar a quantidade de larvas do mosquito encontradas por imóvel visitado. A partir do índice registrado, a Administração Municipal define estratégias de prevenção e enfrentamento ao mosquito. 

Executada pela UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, a ADL consiste em visitas aleatórias em casas de todas as regiões do município. É feito o sorteio dos quarteirões a serem visitados. De acordo com o órgão, a previsão é visitar cerca de 3.000 imóveis. Nesta semana, a UVZ inicia a ação nas regiões da Vila Real, do Jardim das Colinas e Jardim Santa Rita de Cássia. De acordo com o órgão, a realização da ADL deve durar duas semanas. 

Nas visitas, os agentes entram nas casas para investigar locais onde há larvas do mosquito. Elas são recolhidas, identificadas e contabilizadas para gerar o índice, que mede a quantidade de larvas encontradas, conhecido como Índice de Breteau. O índice é dividido em três escalas: de 0 a 1 é considerado baixo; de 1 a 4, médio; e acima de 4, alto. A ADL é feita três vezes ao ano: janeiro, julho e outubro. De acordo com a UVZ, o índice registrado na cidade em outubro de 2021 foi de 1,6. Já o índice medido em janeiro de 2021 foi de 3,9. 

“A ADL é importante para sabermos o grau de infestação do mosquito no município para definir quais ações e estratégias a Prefeitura adotará para a prevenção e o combate ao Aedes aegypti”, explica o veterinário do órgão, Evandro Alves Cardoso. 

O veterinário reforça a solicitação para que os moradores permitam a entrada dos agentes em suas casas para que seja feita a ADL. “Os agentes estão identificados com crachá e uniforme”, salienta Cardoso. Em caso de dúvidas, para saber em quais regiões da cidade será realizada a ação, a população pode ligar na UVZ nos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.

REDOBRAR CUIDADOS

A UVZ salienta para que os moradores redobrem os cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti, principalmente agora no verão. A estação é caracterizada pelo aumento da temperatura e das chuvas. Estas duas condições favorecem a reprodução do mosquito. Por este motivo, o órgão ressalta para que as pessoas façam sua parte e ajudem no combate ao mosquito.

Uma das principais ações que a população deve fazer é recolher objetos que possam acumular água parada, tais como garrafas PET, baldes e recipientes plásticos. Também é importante manter tampados tonéis, barris e caixas d’água. A fêmea do Aedes aegypti deposita os ovos que darão origem a mais mosquitos em água parada. 

A UVZ ainda salienta para que os moradores coloquem telas em ralos e os mantenham limpos. Outra medida preventiva é encher os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda para evitar o acúmulo de água parada.

Com o aumento de chuvas no verão, a UVZ orienta os moradores para averiguar quintais e áreas externas de suas casas após a ocorrência de chuva para evitar o acúmulo de água parada. Já as pessoas que moram em casas com laje exposta sem teto também devem verificar se houve acúmulo de água da chuva na laje e façam a retirada da água.

Outra ação que ajuda no combate ao Aedes aegypti é fazer o descarte correto de resíduos e recicláveis nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis). A Prefeitura inaugurou, em novembro do ano passado, dois novos PEVs, sendo um no Jardim São Sebastião e outro no Jardim Nova Alvorada. Atualmente, Hortolândia tem 13 PEVs. Os moradores podem consultar qual é o PEV mais perto de onde mora na lista disponível no site da Prefeitura, por meio deste LINK.

SINTOMAS

Caso o morador apresentar algum dos sintomas de Dengue, Chikungunya ou Zika, a Prefeitura orienta para que ele procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de onde mora para receber atendimento e encaminhamento necessários, possibilitando assim que a Secretaria de Saúde faça a notificação correta do caso.

A Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, destaca que os sintomas de Dengue, Chikungunya e Zika são parecidos. Dentre os principais sintomas da Dengue estão dores no corpo, de cabeça e na parte atrás dos olhos, febre, manchas e/ou pontos vermelhos no corpo, náusea e vômito. Já o sintoma principal de Chikungunya são dores nas articulações que persistem durante dias. Os sintomas da Zika são febre, mas não tão elevada, vermelhidão no corpo e nos olhos (neste último sem formação de pus). De acordo com a Vigilância Epidemiológica, o município registra 512 casos positivos de Dengue e 3 casos positivos de Chikungunya.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Hortolândia conclui semana com mutirão da Operação Tapa-Buraco, limpeza e poda do mato

Publicado

em

Ações foram realizadas em diversas regiões da cidade

As equipes da Prefeitura de Hortolândia concluíram, nesta sexta-feira (14/01), as etapas da Operação Tapa-Buraco. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, desde o começo da semana, os trabalhos foram realizados todos os dias em diferentes regiões da cidade. No Jardim Adelaide, a etapa aconteceu na rua Orlando Singorelli. A rua Vereador Antonio de Melo Costa, no Jardim Santa Emília, também recebeu a operação

Já no Jardim Santa Esmeralda, as ruas Pérola e Diamante, que margeiam a Rodovia dos Bandeirantes, foram as beneficiadas com o trabalho. “Nesta última etapa da semana, priorizamos as vias com mais movimento e que dão acesso à Rodovia dos Bandeirantes já que, por ali, passam diariamente muitos veículos pesados, como ônibus e caminhões. Com o solo molhado das chuvas desta semana, estes serviços preventivos continuarão acontecendo para evitar erosões e afundamentos. As ruas residenciais e com menor movimento também receberão a ação”, explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

MAIS ZELADORIA

A Administração Municipal também continuou o mutirão de zeladoria com poda do mato e limpeza nas unidades de saúde e em outros espaços públicos. Na manhã desta sexta-feira, o serviço foi concentrado na  UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Novo Ângulo. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, a ação acontece para evitar o crescimento do mato é para manter o local limpo e em boas condições para receber a população.

Além disso, a ação também foi realizada nas áreas interna e externa do Centro de Convivência da Melhor Idade, no bairro Remanso Campineiro. O mutirão continuou também em áreas verdes localizadas próximas ao Parque Socioambiental Lago da Fé, em toda a extensão que margeia a avenida Joaquim Martarolli e na parte onde máquinas trabalham na construção de um novo viário, entre o Jardim Novo Cambuí e o Jd. São Sebastião. 

Continue Lendo

Nossa Cidade

Vem aí V Conferência Municipal da Igualdade Racial de Hortolândia

Publicado

em

A partir do dia 12 deste mês, quem tiver interesse no assunto e quiser contribuir com o processo de desenvolvimento de políticas públicas do município, pode acessar o site da Prefeitura hortolandia.sp.gov.br para enviar propostas e sugestões.


Para quem não tem acesso à internet, o Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, que fica na Rua João Blumer, 289, no Remanso Campineiro, disponibiliza uma ficha para ser preenchida e entregue lá mesmo com as propostas.


A V Conferência tem como tema “Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étinico-raciais e de intolerância religiosa: política de Estado é responsabilidade de todos nós” e será realizada no próximo dia 29, das 8h às 16h, na EMEF Profª Marleciene Priscila Presta Bonfim, o Remanso Campineiro.

Para participar da etapa preparatória acesse o link e de a sua contribuição. https://docs.google.com/forms/d/1uLuCBMbQ_uF9wTREkM0gPLOcHxx8j5zW6F7-IycL0SI/edit

Continue Lendo

Nossa Cidade

Hortolândia recebe primeiro lote de vacina pediátrica da Pfizer neste fim de semana

Publicado

em

De acordo com a Secretaria de Saúde, a expectativa é que os imunizantes cheguem neste sábado (15/01) 

A Prefeitura de Hortolândia informa que está previsto o envio do primeiro lote da vacina pediátrica da Pfizer pelo governo estadual neste sábado (15/01). De acordo com a Secretaria de Saúde, o município deverá receber 1.150 doses para a vacinação contra a COVID de crianças de 5 a 11 anos.

A Secretaria de Saúde ressalta ainda que a vacinação no município será iniciada para crianças com comorbidade, conforme protocolo determinado pelo governo estadual. 

Em virtude da necessidade da organização logística, a Secretaria de Saúde salienta que não é possível iniciar a vacinação já na segunda-feira (17/01). Além disso, por se tratar de um imunizante diferente, é necessária a capacitação técnica das equipes de vacinação. Esta atividade será realizada na terça e quarta-feira (18 e 19/01). 

De acordo com a Secretaria de Saúde, a previsão é de que a vacinação seja iniciada na quarta-feira (19/01), na UBS (Unidade Básica de Saúde) Dom Bruno Gamberini). Já na quinta-feira (20/01), a vacinação acontecerá na UBS Parque do Horto, e na sexta-feira (21/01) na UBS Campos Verdes. A Secretaria de Saúde reforça que a vacinação será realizada mediante agendamento no site da Prefeitura. A expectativa inicial é que sejam aplicadas 250 doses por dia.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Noticias

Amazon

Populares