Connect with us

Nossa Cidade

Hortolândia participa de projeto de monitoramento de escorpiões em parceria com a Sucen

Publicado

em

Ação, iniciada em março deste ano no Jd. Amanda, deve durar dois anos; objetivo é orientar população sobre a prevenção de acidentes com escorpião e monitorar presença do artrópode na região

A presença de escorpiões em áreas urbanas é um problema que tem afetado muitos municípios do Brasil, entre os quais Hortolândia. Em razão disso, a cidade participa, junto com outros municípios paulistas, de um projeto da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), órgão do governo estadual. O projeto realiza monitoramento e controle de escorpiões em uma área delimitada do Jardim Amanda. A ação é realizada em parceria com a Prefeitura. 

A médica veterinária da UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, Tosca de Lucca Benini Tomass, explica que Hortolândia foi escolhida para participar do projeto por já ter um trabalho estruturado de controle e orientação sobre escorpiões e por registrar um número expressivo de acidentes com os artrópodes. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, órgão também da Secretaria de Saúde, o município registra neste ano, até o momento, 64 notificações de acidentes com escorpião. Já em 2021, foram 143 notificações de acidentes.

A primeira etapa do projeto começou em março deste ano. Nessa primeira etapa, A UVZ e uma equipe de agentes comunitários de saúde da UBS (Unidade Básica de Saúde) Amanda I visitaram 723 imóveis, dos quais 293 foram efetivamente trabalhados. 

Nas visitas, os agentes vistoriaram áreas externas e internas das casas para avaliar potenciais acessos de entrada de escorpiões e abrigos onde eles possam se esconder. Os agentes também deram orientações aos moradores sobre medidas que devem ser adotadas para evitar a presença dos animais nas residências.

De acordo com a médica veterinária Tosca Tomass, os agentes verificaram nas áreas internas se havia frestas em portas e janelas, ralos sem tampa ou tela, pontos de energia e paredes sem reboco. Já nas áreas externas também foram verificados se havia ralos sem tampa ou tela, caixa de gordura, entulhos, acúmulo de madeira, de materiais inservíveis, de folhas e restos de poda de plantas em quintais com jardim ou vegetação. 

“Nessa primeira fase, o balanço do trabalho foi positivo, tivemos uma boa receptividade e colaboração dos moradores. Cerca de 12% deles relataram a presença de escorpiões em suas casas”, destaca a médica veterinária.

Segunda fase

A segunda fase do projeto foi iniciada neste mês. Os agentes retornaram aos imóveis visitados para verificar se os moradores adotaram as medidas de controle orientadas na primeira fase e vistoriar os imóveis que não foram trabalhados. O projeto deve durar dois anos.

A Prefeitura de Hortolândia ainda reforça que outra medida importante que a população deve adotar para evitar a presença de escorpiões em suas casas ou na região onde mora é fazer o descarte correto de resíduos nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis). Atualmente, o município conta com 12 PEVs.

Armadilhas

Em paralelo a esse projeto, a Prefeitura de Hortolândia já realiza, desde 2019, o monitoramento da presença de escorpiões em outras regiões da cidade. A ação é realizada por meio da colocação de armadilhas nas redes subterrâneas de águas pluviais e de esgoto. 

As armadilhas consistem de placas de espuma ondulada instaladas pelo órgão em redes de águas pluviais e de esgoto. Os escorpiões se escondem nesses locais durante o dia. A UVZ constatou a suspeita que os escorpiões mudaram de hábitos nas áreas urbanas. De acordo com o órgão, atualmente há armadilhas colocadas nas regiões do Jardim Amanda onde é realizado o projeto, e em outras regiões da cidade onde foi constadada por moradores a presença de escorpiões.

Acidente ou picada

Caso a população encontre escorpião em casa ou na região onde mora, deve entrar em contato imediatamente com a UVZ pelo telefone (19) 3897-3312, ou pelo e-mail
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
. Os agentes do órgão irão até o local para recolher o animal e vistoriar a área. 

Já em caso de acidente ou picada de escorpião, a Secretaria de Saúde orienta para que a vítima seja levada imediatamente para alguma das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) do município ou o Hospital Municipal.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

“Dia D” de vacinação em Hortolândia será neste sábado (20/08)

Publicado

em

Ação acontecerá em sete UBS, no horário das 8h às 16h

Crianças, jovens, adultos e idosos poderão colocar suas vacinas em dia neste fim de semana. A Prefeitura de Hortolândia realiza o Dia D de vacinação, neste sábado (20/08). A vacinação será realizada das 8h às 16h em sete UBSs (Unidades Básicas de Saúde): Amanda I, Amanda II, Campos Verdes, Dom Bruno Gamberini, Novo Ângulo, Parque do Horto e Rosolém (confira abaixo os endereços de cada UBS). Haverá vacinação das campanhas de Multivacinação e contra Poliomielite, e também contra COVID-19 e Influenza. 

A Prefeitura reforça a orientação que é obrigatório o uso de máscara, inclusive de pessoas acompanhantes, dentro das unidades de saúde durante as vacinações. 

É necessário levar a carteira de vacinação CPF (Cadastro de Pessoa Física) e/ou CNS (Cartão Nacional de Saúde) da criança ou do adolescente. No caso da vacinação contra COVID-19, é necessário levar o comprovante de vacinação da dose anterior. 

Poliomielite

A Secretaria de Saúde salienta que a adesão à campanha de imunização contra a Poliomielite está baixa. A campanha é para crianças de 1 a 4 anos. A meta é imunizar 95% ou mais do público-alvo. Confira a cobertura vacinal no município neste LINK.

Multivacinação

A campanha de multivacinação é para atualizar a carteira de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a menos de 15 anos de idade, de acordo com o calendário do PNI (Programa Nacional de Imunizações). Confira como está a cobertura vacinal da campanha de Multivacinação neste LINK. 

A Secretaria de Saúde reforça para que famílias e responsáveis levem crianças e adolescentes para serem imunizados no Dia D contra várias doenças, como Tuberculose, Hepatite, Tétano, Difteria, Meningite, Febre Amarela, Sarampo, Rubéola, Caxumba, Catapora, dentre outras. 

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, crianças de 0 a 4 anos devem receber 14 vacinas diferentes. Já crianças e adolescentes de 5 a 14 anos devem receber 17 vacinas. Confira abaixo nos quadros quais são as vacinas que crianças e adolescentes devem receber:

Vacinas que crianças de 0 a 4 anos devem receber:

BCG

Hepatite B

VIP (vacina inativada Poliomielite)

Pentavalente

Rotavírus

Pneumocócica 10 Valente

Meningocócica C

Febre amarela

SCR (Sarampo / Caxumba / Rubéola)

Varicela

VOP (vacina oral Poliomielite)

DTP

Hepatite A

Influenza

Vacinas que crianças e adolescentes de 5 a 14 anos devem receber:

HPV

Antitetânica

Meningocócica ACWY

Confira abaixo os endereços das sete UBSs onde será realizado o Dia D de vacinação: 

– UBS Amanda I: rua Almada Negreiros, 1.299

– UBS Amanda II: avenida Brasil, 800

– UBS Campos Verdes: rua da Confibra, 155

– UBS Dom Bruno Gamberini: avenida São Francisco de Assis, 46

– UBS Novo Ângulo: rua Edézio Vieira de Moraes, 146

– UBS Parque do Horto: avenida José Augusto dos Anjos, 95

– UBS Rosolém: rua Osmar Antonio Meira, 300

 

Fonte: Prefeitura

Continue Lendo

Nossa Cidade

5º Jacuba Festival de Graffiti acontece neste fim de semana

Publicado

em

Prefeitura promove lançamento do evento, nesta sexta-feira (19/08), às 19h

Os desenhos e as cores vibrantes do grafite continuam a se espalhar por Hortolândia. Para apoiar essa forma de arte urbana, a Prefeitura promove o 5º Jacuba Festival de Graffiti, neste sábado e domingo (20 e 21/08), às 9h. O evento contará com oito artistas da cidade, da região e de outros estados. Eles criarão uma obra coletiva em um paredão de 11 metros de altura por cinco de largura, que fica dentro da Unidade Cultural Arlindo Zadi, órgão da Prefeitura, localizada na rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda. 

O público poderá conferir o talento de artistas de cinco estados: Chermie (Amazonas), Korea (Sergipe), LudBird (Tocantis), Ramon Phanton (Goiás) eVeio Art (Recife). Também participarão do festival três artistas da cidade e da região: Gui Nature, Lua e Q.Pirigo. De acordo com a organização do festival, para a criação da obra coletiva serão utilizados em torno de 50.000 ml de tinta spray, volume que equivale a 50 litros. O festival terá ainda food trucks, DJ e feira com exposição de trabalhos dos artistas participantes.

O artista Leandro Kranium, um dos idealizadores do festival, explica que a proposta é apresentar o grafite para que as pessoas entendam que é uma forma de arte urbana. “O festival proporcionará à cidade diversas experiências e vivências com artistas de outros estados, agregando novos conhecimentos culturais à população. Queremos que as pessoas entendam o graffiti como parte do cotidiano e, assim, passem a valorizar mais os artistas e a arte urbana em geral. Nosso projeto é transformar Hortolândia em referência nacional na arte urbana, fomentar a identificação e formação de novos artistas, além de estimular o graffiti como profissão”, destaca Kranium.

Para o secretário de Cultura, Régis Athanázio Bueno, a arte do grafite deixa a cidade com um astral mais alegre. “A cidade está cada vez mais colorida, mais feliz com tantas obras de arte. O ‘Jacuba Festival de Graffiti’ vem recolocando Hortolândia no status que a cidade merece no que se refere às manifestações culturais de rua da região e até em âmbito nacional”, destaca Bueno.

Nas edições anteriores, o Jacuba Festival de Graffiti já transformou quatro muros de Hortolândia em obra de arte, o equivalente a mais de 1.000 m² de grafite realizados por 24 artistas de diferentes estados do Brasil.  

Prévia

Para dar uma prévia do festival, Kranium e Cabelin, idealizadores do evento, grafitaram a caixa d´água da Unidade Cultural Arlindo Zadi (fotos), nesta semana. O reservatório, com 15 metros de altura, recebeu os desenhos de uma arara e de uma raposa. A arara, criada por Kranium, apresenta traços vetorizados, marca registrada do artista que costuma mostrar elementos do cotidiano e da natureza em suas obras. Já a raposa, obra de Cabelin, é o personagem preferido do artista. Com uma atitude altiva, o animal parece observar a cidade do alto.

Esquenta

Para fazer um “esquenta”, a Prefeitura promove o lançamento do festival, nesta sexta-feira (19/08), às 19h, no Teatro Elizabeth Keller de Matos, que fica na Unidade Cultural Arlindo Zadi. O evento é aberto ao público. Para participar, é necessário confirmar presença por meio deste LINK. 

Antes do lançamento, a organização do festival levará os artistas participantes para um tour para conhecer a cidade, os pontos turísticos e graffitis feitos em murais do município.

Fonte: Prefeitura

Continue Lendo

Nossa Cidade

Jogos do futebol amador de Hortolândia pelas categorias Super Master e Master acontecem neste final de semana

Publicado

em

Torneios são organizados pela Prefeitura

O Campo do Rosolém recebe, neste sábado (18/08), as partidas semifinais do campeonato de futebol da categoria Super Master, para jogadores a partir de 45 anos de idade. Às 13h45, C.V.A e União Boa Vista entram em campo para saber quem chegará na grande final. Desta partida, saio o adversário de C.V.I ou Real Família, que se enfrentam as 15h30. A competição é organizada pela Prefeitura de Hortolândia. Começaram o torneio oito times divididos em duas chaves, com quatro equipes cada uma. “O campeonato está emocionante e o objetivo principal, de levar esporte para pessoas de todas as idades foi conquistado. Agora, continuaremos o apoio para fortalecer, cada vez mais, o esporte da cidade em todas as categorias”, comenta o secretário de Esporte, Gléguer Zorzin.

Rodada com jogos decisivos também pela categoria Master

No  Campeonato Amador de Futebol da categoria Master, para jogadores de 40 anos, também organizado pela Prefeitura de Hortolândia,  as 15 equipes que participantes da competição (ver grupos abaixo), entram em campo pela segunda rodada que acontece neste final de semana nos campos municipais. “Esta é apenas a segunda rodada do campeonato mas é no inicío da competição que as equipes somam pontos para saber se irão se classificar. Convocamos as torcidas para curtirem grandes jogos.  O torneio tem previsão de encerramento no dia 24 de setembro”, afirma o secretário de Esporte, Gléguer Zorzin.

Para ficar por dentro das tabelas de jogos, classificação e tudo o que envolve o campeonato, basta baixar o aplicativo Placar Esportivo no smartphone. 

Confira os grupos do campeonato da categoria Master

GRUPO A:  Sumarezinho, Vila São Pedro, Família Alinhados, Taquara City e Canarinho

Grupo B: Real Família, Unidos Boa Vista, Tamo Junto, San Marino e Alinhados

Grupo C: Independente, Botafogo, Taquara Branca, Internacional e Criciuma

 

Jogos da segunda rodada:

Sábado (20/08)

 

Campo do Adelaide

13h30 – Canarinho x Sumarezinho

15h30 – Independente x Internacional

 

Campo do CAIC

13h30 – Familia Alinhados x Vila São Pedro

15h30 – Botafogo x Taquara Branca

 

Campo do Remanso Campineiro

13h30 – Unidos Boa Vista x Tamo Junto

Fonte: Prefeitura

Continue Lendo

Populares