Esportes

Time da ADEACAMP participa do Campeonato Paulista de Rugby em Cadeira de Rodas

O time da ADEACAMP (Associação de Esportes Adaptados de Campinas) se prepara para participar do seu primeiro campeonato desde o lançamento da fase 1 do Projeto Rugby em Cadeira de Rodas. O torneio Regional Paulista acontecerá neste sábado (23) e domingo (24), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, na cidade de São Paulo.

O projeto Rugby em Cadeira de Rodas – Fase I é desenvolvido pela ADEACAMP nas dependências da Faculdade de Educação Física da UNICAMP e contempla 12 atletas com treinos de alto rendimento. Todos estarão em quadra no próximo final de semana com esforço máximo para garantir a melhor performance no Paulista, que também servirá como mais uma preparação antes do principal objetivo da equipe, garantir o acesso a primeira divisão no Campeonato Brasileiro, marcado para agosto. O técnico do time Renan Melo Souza diz que as expectativas são altas e eles esperam surpreender e sair com vitória. “Os treinamentos começaram há alguns meses, nossa equipe está se enquadradando agora e estamos encarando esse campeonato como um primeiro teste para o Campeonato Brasileiro. Nosso principal objetivo é ano que vem estar na primeira divisão, então esse Paulista com equipes fortíssimas vai agregar bastante”, explica. Ademir de Souza, presidente da ADEACAMP reforça o privilégio do time quanto à estrutura. “Treinamos num centro de excelência e temos incentivos que nos ajudam a buscar sempre mais e, por isso, temos responsabilidades como a de voltar para a primeira divisão do nacional”, conta o presidente.

Anuncio


A equipe da ADEACAMP é uma das que mais possuem títulos, sendo tetracampeã brasileira, e se     destaca pela sua formação. Hoje, são 12 atletas, sendo três mulheres, com idades entre 30 e 50 anos.  A maioria adquiriu a deficiência depois de sofrer um acidente mergulhando em água rasa, e conheceu o esporte durante a reabilitação, mas na composição do time também existem jogadores vítimas de acidente de carro e que nasceram com a patologia que pode acometer ou comprometer os membros Alguns deles, inclusive, participaram da fundação da Adeacamp, em 2008. “É esse time que está preparado para brigar nesse ano rumo à elite! Estamos chegando com muita vontade e muita técnica”, reforça Ademir.

Na temporada 2022/2023, o destaque vai para para os atletas Bruno Ferreira e Fábio Ferreira. Os dois têm longa experiência na modalidade e passagens pela seleção Brasileira em eventos internacionais. Além deles, Paulo Henrique amarante, foi convocado para a seleção Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas para participar dos treinamentos que fazem parte do planejamento da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC), em junho desse ano. A equipe conta ainda com as jovens promessas Dione Alves e Mariana Costa, que vem iniciando sua trajetória deconvocações pela seleção nacional B.

Realizado por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o projeto conta com o patrocínio das empresas Atacadão, Fundação John Deere, Tetra Pak, Agibank, Fundação Educar DPaschoal e o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas.

Sobre a ADEACAMP – A Associação de Esportes Adaptados de Campinas (ADEACAMP) é uma sociedade civil sem fins lucrativos que busca propiciar a participação de pessoas com deficiência em práticas esportivas, promovendoqualidade de vida e incentivando a prática de esportes adaptados em Campinas e região. A Associação fundada emAgosto de 2008, oferece duas modalidades em cadeiras de rodas, o Handebol e o Rugby, sendo essa última uma modalidade paralímpica. A equipe ADEACAMP é tetracampeã brasileira na modalidade Rugby em Cadeira de Rodas e realiza os treinamentos no Ginásio da Faculdade de Educação Física da Unicamp.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo