Hortolândia já imunizou 6.516 pessoas contra a Influenza. Este é o balanço parcial divulgado pela Secretaria de Saúde da campanha de vacinação contra o vírus H1N1, iniciada na semana passada. Nesta 1ª etapa da campanha, já foram vacinadas 4.398 crianças de seis meses a menos de cinco anos de idade, 577 gestantes, 186 puérperas e 1.355 trabalhadores das redes públicas e particular de saúde (confira a cobertura vacinal na tabela abaixo). A meta é imunizar 90% destas pessoas.

A vacinação contra a Influenza acontece nas 17 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município (confira a lista abaixo). A exceção é a UBS Nova Hortolândia, que atende exclusivamente casos suspeitos ou confirmados de COVID-19. Em função disto, a vacinação contra a gripe é feita na Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) “João Carlos do Amaral Soares”, localizada no mesmo bairro. De acordo com o Ministério da Saúde, a campanha deste ano vai até o dia 9 de julho.

A Secretaria de Saúde reforça a orientação de que é importante a população também se proteger contra a Influenza, gripe causada pelo vírus H1N1. Para isso, a melhor medida é tomar a vacina contra a doença. Ao se imunizar contra a Influenza, a população ajuda a não sobrecarregar ainda mais a rede pública de saúde, que já está lotada com pacientes da COVID-19, pois os sintomas respiratórios da Influenza são semelhantes os da COVID-19.

A Secretaria de Saúde ainda salienta que famílias, parentes ou responsáveis levem as crianças com idade entre seis meses a menos de 6 anos para serem imunizadas contra a Influenza, uma vez que a vacinação deste público-alvo tem sido baixa. Cada criança deve ir acompanhada de apenas uma pessoa adulta para evitar aglomeração nas UBSs.

Já as demais pessoas dos públicos-alvos devem ir sem acompanhante, também para evitar aglomeração. A Secretaria de Saúde reforça que o uso de máscara continua obrigatório e que os protocolos sanitários devem ser mantidos como o distanciamento e a higienização das mãos com álcool.

Neste ano, o Ministério da Saúde deixa a critério dos municípios definirem a data do Dia D da campanha de vacinação, quando unidades de saúde abrem aos sábados para ampliar a cobertura vacinal. A Secretaria de Saúde ainda divulgará quando será o Dia D em Hortolândia. 

Cobertura Vacinal Influenza – *Balanço de 23/04/2021

GRUPO

DOSES APLICADAS

%

Crianças > 6 meses < 5 anos 4.398 25% Gestantes 577 26% Puérperas 186 51% Trabalhadores da Saúde 1.355 19% Total* 6.516    Confira abaixo as UBSs do município e os horários de funcionamento: UBSs que funcionam das 7h às 15h30: – Adelaide: rua Julio Cesar do Nascimento, 355 – Amanda II: avenida Brasil, 800 – Campos Verdes: rua da Confibra, 155 – Figueiras: rua Maraci Aparecida Martarolli Campos, 66 – Nova Europa: rua Wanderley Paes Soarez, 301  – Orestes Ôngaro: rua Domingos Batista de Souza, 605 – Parque do Horto: avenida José Augusto de Araújo, 95 – Santa Esmeralda: rua Turquesa, 171 – Santiago: rua Projetada, 100  – São Bento: rua Tom Jobim, 440 – São Jorge: rua Goiás, 1.140  – Taquara Branca: rua Onze de Agosto, s/nº (a vacinação acontece às terças e quintas-feiras)   UBSs que funcionam das 7h30 às 15h30: – UBS Amanda I: rua Almada Negreiros, 1.299 – Emeief  “João Carlos do Amaral Soares”: rua Rua João Ribeiro Evangelista, 45   UBSs que funcionam das 7h às 16h: – UBS Novo Ângulo: rua Edézio Vieira de Moraes, 146 – UBS Rosolém: rua osmar Antonio Meira, 300 – UBS Santa Clara: rua dos Estudantes, 415 Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia