Connect with us

Nossa Cidade

Hortolândia ganha novo empreendimento Residencial

Publicado

em

Um novo empreendimento residencial chega a Hortolândia: O Residencial Campobasso.

Apartamentos de 56,1 m2 e 2 dormitórios com suíte e varanda com churrasqueira. Condomínio com 7 áreas de lazer completas.

Próximo de tudo que sua família precisa para viver bem. Pertinho da Av. Giovanni Passarella, da Ponte Estaiada no novo corredor metropolitano.

Financiamento através do Minha Casa Minha Vida e condições facilitadas para pagamento.

Esperamos por você em nosso decorado e plantão de vendas: Rua Giovanni Passarella, 263, Jardim Novo Ângulo
Telefone: (19) 2220-4361

Nossa Cidade

Construção de parque linear da região Central foi iniciada pela Prefeitura nesta quarta-feira (26/01)

Publicado

em

Área de lazer fará parte do “Superviário” de Hortolândia  

A Prefeitura de Hortolândia iniciou, nesta quarta-feira (26/01), as obras de construção do novo  parque linear na região central, área de lazer que margeará a rua Luiz Camilo de Camargo, paralelo à linha férrea. A obra faz parte do “Superviário”, maior complexo viário da cidade, em implantação pela Administração Municipal. No local, máquinas realizam a abertura do pavimento da via para a instalação das tubulações de drenagem da rede de águas pluviais. De acordo com a Secretaria de Obras, esta ação compreende a primeira etapa de construção do parque. O próximo passo é a realização de serviços para fazer a ciclovia e novas calçadas na área.

O parque estará será localizado  do lado direito  da rua Luiz Camilo de Camargo para quem segue sentido Centro. Nesta etapa do trabalho, as intervenções acontecem desde o Parque dos Pinheiros, próximo da Delegacia de Polícia, onde também acontece a abertura do terreno para iniciar a construção da base da ponte que  fará a ligação para a rua Pacaembu (Jd. Carmem Cristina) até o Supermercado Assaí. A construção do  parque linear prosseguirá no trecho do Jardim Carmen Cristina até a duplicação da avenida Sabina Baptista de Camargo. A obra manterá o padrão das áreas de lazer do município,  que têm além da ciclovia, iluminação em LED, pista de caminhada, espaço para implementação de academia ao ar livre e espaços de convívio em todo o trecho.

“Para que a obra no local seja concluída mais rapidamente, não está permitido o estacionamento de veículos no lado esquerdo da rua Luiz Camilo de Camargo para garantir a fluidez do tráfego na região. A proibição temporária acontece entre os cruzamentos com as ruas Eliza Laurinda da Silva e Júlio Silva Batista”, explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos. 

SUPERVIÁRIO

O maior complexo viário da cidade terá 5 km de extensão desde a Vila Real até a avenida Panaíno. As intervenções são realizadas com recursos do Banco CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), proveniente de financiamento internacional contratado pela Prefeitura em 2018 para realização de diversas obras de infraestrutura e mobilidade urbana, ações que garantirão a retomada do desenvolvimento econômico da cidade.

Paralelo as intervenções na rua Luiz Camilo de Camargo para a construção do parque linear, as obras também avançam em outros trechos do “Superviário” e, segundo a Secretaria de Obras, aproximadamente 50% do trabalho já foi concluído. A colocação da base para a pavimentação da futura via continua em andamento no trecho próximo ao Assaí Atacadista, do outro lado da linha férrea. Trabalho que também é realizado em parte do caminho sob a Ponte da Esperança (estaiada), onde, inclusive, o asfalto já foi aplicado em mais da metade do trecho. 

O maior complexo viário da cidade terá 5 km de extensão desde a Vila Real até a avenida Panaíno. Haverá, ainda, a duplicação do trecho da avenida Sabina Baptista de Camargo, desde a rua Nossa Senhora do Carmo (Jardim Minda) até o cruzamento com a avenida Carlos Roberto Prataviera (que dá acesso ao cemitério), na rotatória atrás da empresa Magneti Marelli e ao lado do Parque Socioambiental Remanso das Águas. Uma ponte será construída neste trecho, sobre o córrego que corta a via, elevando a altura da pista e evitando inundações em dias de chuva forte.

A área lateral ao reservatório de contenção de enchentes que fica embaixo da Ponte Estaiada ponte será transformada em um novo espaço de convivência para desfrute da população, com equipamentos públicos de lazer e duas travessias para pedestres sobre afluentes do Ribeirão Jacuba. Haverá pista de caminhada, ciclovia, academia ao ar livre, playground, espaços de convívio com lixeiras e bancos, além de estacionamento. Ao lado desta nova área de lazer, a nova avenida prosseguirá até a avenida Panaíno, atrás do Condomínio Green Park. A obra contempla, ainda, a ligação do viário que será construído até a avenida Panaíno, com sobreposição da linha férrea.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura solicita para que população evite faltar às consultas e aos exames agendados na rede municipal de saúde

Publicado

em

Caso não seja possível o comparecimento, o paciente deve informe previamente a unidade onde foi agendada a consulta ou o exame

Diante do aumento de atendimentos nas últimas semanas, a Prefeitura de Hortolândia solicita à população para que evite faltar às consultas e aos exames agendados na rede municipal de saúde

Caso não seja possível o paciente comparecer na data marcada, a Secretaria de Saúde orienta para que ele avise previamente a UBS (Unidade Básica de Saúde) ou o centro de especialidade onde foi agendado o atendimento. 

A diretora de atenção especializada da Secretaria de Saúde, Fátima Gomes, reforça para que a população tenha uma atitude responsável. “É importante que os pacientes se conscientizem sobre a importância de comparecer ao atendimento agendado. Caso ele esteja com alguma situação que o impeça de ir, também é importante que ele avise a unidade. Cada vez que uma falta é previamente comunicada, possibilita que outra pessoa seja atendida”, ressalta Fátima. De acordo com a Secretaria de Saúde, a média de faltas por mês na rede municipal de saúde é em torno de 20 a 30%.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Rede municipal de saúde de Hortolândia atende pessoas com problemas psicológicos provocados pela pandemia

Publicado

em

População pode buscar atendimento nas UBSs e nos três CAPSs do município

A pandemia continua a impactar a saúde mental das pessoas. Dentre os principais problemas observados por especialistas estão distúrbio do sono, dificuldade em lidar com a dor do luto, e crises de ansiedade, causadas por motivos variados, como o medo de estar infectado com a COVID-19 e a falta de interação social em virtude da necessidade de manter o isolamento. Para ajudar quem está com algum problema psicológico ou emocional, a Prefeitura de Hortolândia orienta a procurar atendimento na rede municipal de saúde. A Secretaria de Saúde ainda lembra que este mês marca a campanha “Janeiro Branco”, que visa conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde mental. O município não realizará ações pela campanha em função da pandemia, para evitar aglomeração.

De acordo com o Departamento de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, inicialmente as pessoas devem buscar atendimento nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) em casos leves de depressão ou distúrbio do sono. Já em casos de maior gravidade, o paciente atendido em UBS é encaminhado para alguns dos três CAPSs (Centros de Atenção Psicossocial) do município: CAPS-AD (Álcool e Drogas), CAPS-IJ (InfantoJuvenil) e CAPS-Vida.   

O CAPS-AD atende pacientes com transtornos mentais decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas, com o objetivo de estimular a integração social e familiar e apoiá-los em suas iniciativas de busca de autonomia. O atendimento é de porta aberta, sem a necessidade de agendamento. O órgão fica na rua João Frutuoso de Miranda Filho, 460, Parque Ortolândia. O telefone de contato é (19) 3897-5920. 

Já o CAPS-IJ, atende crianças e adolescentes que sofrem de transtornos mentais com até 18 anos. O órgão está localizado na rua Antonio Biassi Filho, 89, Parque Ortolândia, e os telefones de contato são (19) 3897-3237 e (19) 3897-1719. 

Pacientes maiores de idade com grave sofrimento psíquico são atendidos pelo CAPS-Vida. O órgão funciona ininterruptamente, ou seja, oferece hospitalidade integral 24h para pessoas em situação de crise já acompanhadas pelos serviços de saúde, diante de avaliação da necessidade pela equipe multiprofissional. O CAPS-Vida fica na rua João Cancian, 161, Parque Ortolândia. Os telefones de contato são (19) 3819-6852 e (19) 3865-4890.

PONTE ILUMINADA

Para marcar a campanha “Janeiro Branco” de conscientização sobre a importância de se cuidar da saúde mental, a Prefeitura ativou o sistema de iluminação decorativa na cor branca na Ponte da Esperança. A iluminação branca ficará acesa à noite durante este mês.  

O sistema de iluminação decorativa da Ponte da Esperança foi instalado na estrutura, de forma permanente, em 2019. De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, os equipamentos têm a possibilidade de mudar de cor, conforme a programação, marcando o comprometimento da Administração Municipal com diversas causas sociais ou datas comemorativas, como, além do Janeiro Branco, o Natal, a campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama e do Maio Amarelo, de prevenção aos acidentes de trânsito, entre outras. Os refletores do sistema de iluminação decorativa ficam instalados nos estais, no pilar central e na base inferior, com iluminação direcionada às colunas.

CONFERÊNCIA MUNICIPAL

Os efeitos da pandemia na saúde mental são um dos temas que serão discutidos na 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental que o município realizará no dia 12 de março. O evento será aberto para a população participar das discussões junto com trabalhadores e profissionais da rede pública de saúde do município. 

Para que a população tenha melhor entendimento sobre os eixos temáticos da conferência, serão realizadas quatro pré-conferências em fevereiro. Os eventos acontecerão em diferentes regiões da cidade. A primeira pré-conferência será no dia 01/02, no Jardim Amanda. A segunda será realizada no dia 08/02, no Remanso Campineiro. A terceira acontecerá no dia 15/02, no Jardim Nova Hortolândia. A quarta préconferência será no dia 22/02, no Jardim Rosolém.

A coordenadora do Departamento de Saúde Mental, Leici Santana, explica que nas pré-conferências a população poderá fazer sugestões e propostas de mudanças e melhorias no atendimento e nos serviços públicos de saúde mental oferecidos pelo município.

Leici ressalta que é importante o município realizar a conferência para participar das discussões sobre políticas públicas de saúde mental que acontecerão em âmbito estadual e nacional neste ano. “Na conferência municipal serão escolhidos os representantes do município que participarão das conferências estadual e nacional”, destaca Leici. 

O tema da conferência será “A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS (Sistema Único de Saúde)”. 

As discussões serão divididas nos quatro eixos temáticos abaixo: 

– Cuidado em liberdade como garantia de direito a cidadania; 

– Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; 

– Política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade; 

– Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

As sugestões feitas nas pré-conferências serão discutidas na conferência. As propostas serão então apresentadas na conferência estadual, prevista para ser realizada em abril, e na 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, que será realizada pelo Ministério da Saúde, entre os dias 17 a 20 de maio, em Brasília.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Noticias

Nossa Cidade31 minutos atras

Construção de parque linear da região Central foi iniciada pela Prefeitura nesta quarta-feira (26/01)

Área de lazer fará parte do “Superviário” de Hortolândia   A Prefeitura de Hortolândia iniciou, nesta quarta-feira (26/01), as obras de...

Nossa Cidade2 horas atras

Prefeitura solicita para que população evite faltar às consultas e aos exames agendados na rede municipal de saúde

Caso não seja possível o comparecimento, o paciente deve informe previamente a unidade onde foi agendada a consulta ou o...

cnh cnh
São Paulo3 horas atras

Poupatempo realiza neste sábado (29) mutirão para renovação de CNH

O Poupatempo promove, neste sábado (29), o último mutirão do mês para renovação de CNH. Serão destinadas cerca de 10 mil...

prefeitura-de-campinas prefeitura-de-campinas
Nossa Região3 horas atras

Vice-prefeito de Campinas testa positivo para covid-19

O vice-prefeito de Campinas e secretário municipal de Relações Institucionais, Wanderley de Almeida, testou positivo para a covid-19 nesta quarta-feira...

Nossa Cidade5 horas atras

Rede municipal de saúde de Hortolândia atende pessoas com problemas psicológicos provocados pela pandemia

População pode buscar atendimento nas UBSs e nos três CAPSs do município A pandemia continua a impactar a saúde mental...

Nossa Cidade5 horas atras

Prefeitura de Hortolândia libera acesso do carnê on-line do IPTU-2022

Contribuintes podem emitir as guias do IPTU e do ISS pela internet e optar pela antecipação do pagamento a vista...

Populares