Connect with us

Nossa Cidade

Hortolândia ganha Centro de Qualificação Profissional na área de costura industrial

Publicado

em

Sessenta mulheres participarão do curso, realizado pela Prefeitura em parceria com o SENAI

Inauguração Centro de Qualificação Profissional - Jardim Terras de Santo Antônio

O prefeito Antonio Meira inaugurou, nesta quinta-feira (31/10), o Centro de Qualificação Profissional Jardim Terras de Santo Antonio, que garantirá formação na área de costura industrial a 60 bolsistas do Programa Qualifica Cidadão. O curso é realizado em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). O programa Qualifica Cidadão oferece bolsa auxílio no valor de R$ 510 a pessoas trabalhaodres desempregados para que elas participem de atividades de qualificação e retornem ao mercado de trabalho.

A capacitação em costura industrial tem duração de 12 meses, divididos por módulos teóricos e prático. Ao final do curso, as alunas receberão certificado. A unidade está localizada na Rua Eleusina Batista Silva, 1.339, Jardim Terras de Santo Antonio. A oficina industrial conta com os equipamentos de bordadeira, reta, interloque, overloque e fechadeira de braço. Durante o curso, as bolsistas aprenderão a confeccionar acessórios de cama, mesa, banho e vestuário.

Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito destacou a importância da unidade de formação. “Estamos oferecendo mais uma oportunidade para as pessoas que precisam se recolar ou ingressar no mercado de trabalho. Precisamos de muita mão de obra qualificada em nossa cidade, em diversas áreas. O nosso objetivo é, sim, planejar uma cidade estruturada, com pontes, praças, saúde e educação, mas, também com pessoas qualificadas”, observou Meira.

Publicidade

O SENAI, por meio do Programa Comunitário de Formação Profissional, capacitou o profissional instrutor da oficina, preparou a matriz didática e no decorrer da capacitação fará a supervisão pedagógica. De acordo com o coordenador de relacionamento com a Indústria, Amilton Firmino, o objetivo é formar pessoas. ”É gratificante levar o conhecimento a diversas cidades, deste modo temos a certeza de que as indústrias podem garantir o emprego do profissional e oferecer produtos de qualidade ao mercado de vendas”, disse Firmino.

Segundo a beneficiária do programa, Izilda Oliveira Nunes de Oliveira, 54 anos, a expectativa é qualificar-se para investir no próprio comércio. “ Sempre gostei de costurar e, principalmente, fazer consertos em roupas. E o meu objetivo com a formação do curso é poder investir e, futuramente, abrir minha própria confecção”, avaliou a Izilda, que é moradora do Parque Orestes Ôngaro.

“Ter o SENAI em Hortolândia é garantir o crescimento humano e incentivar o sustento próprio. Em abril, a Prefeitura inaugurou o primeiro Centro de Qualificação Profissional, no Jd. Santa Clara do Lago. A parceria com o SENAC-Campinas (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) garante cursos profissionalizantes para 200 jovens nas áreas de auxiliar administrativo, educação para o trabalho e de agente socioambiental. O prefeito Antonio Meira tem uma preocupação especial com os cidadãos. Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou a secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Rosana Nascimento da Silva.

Por meio do Programa Qualifica Cidadão, a Prefeitura oferece ao trabalhador desempregado uma bolsa-auxílio no valor de R$ 510 mensais para participar de atividades de qualificação profissional. O objetivo é ajudar o cidadão a voltar para o mercado de trabalho. Em contrapartida, o beneficiário cumpre uma carga horária de 30 horas semanais em atividades que contribuam para a melhoria da cidade. Cerca de 250 pessoas são atendidas pelo programa.

Publicidade

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia



Nossa Cidade

Motorista dorme ao volante e sofre acidente no Jardim Amanda

Publicado

em

Por

Um motorista perdeu o controle do veículo após cochilar ao volante e colidir contra uma árvore, na madrugada deste sábado(25), na Avenida Brasil no Jardim Amanda I. A vítima retornava de seu trabalho noturno quando aconteceu o acidente.

O garçom, morado do bairro Jardim São Sebastião, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e sofreu apenas ferimentos leves e encaminhado ao UPA do Jardim Amanda sem sinais de embriaguez.

Ninguém mais ficou ferido.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Motociclista fica ferido após colidir na traseira de Van parada no semáforo em Hortolândia 

Publicado

em

Por

Um motociclista de 29 anos ficou ferido após colidir na traseira de uma van parada no semáforo na avenida da emancipação, no Jardim Santa Clara do Lago, em Hortolândia, ontem a noite. 

O motociclista seguia pela Avenida, sentido Centro, quando colidiu na traseira do veículo, que estava parado aguardando a abertura do semáforo no cruzamento.

A condutora do veículo relatou que rapidamente acionou o SAMU, e a vítima foi encaminhada com diversas escoriações, até a Unidade de Pronto Atendimento Jardim Rosolem.

Uma equipe da Guarda Municipal esteve no local onde auxiliou o trânsito, em seguida apresentou a ocorrência no Plantão Policial da cidade, onde o caso será investigado. 

Publicidade
Continue Lendo

Nossa Cidade

Bola rola neste sábado (25/06) pela primeira rodada do Campeonato Interno de futebol da Prefeitura

Publicado

em

Serão seis equipes participantes do torneio das secretarias da Administração Municipal de Hortolândia

A partir deste sábado (25/06), a bola começa a rolar para mais uma edição do Campeonato Interno de Futebol da Prefeitura de Hortolândia. A disputa do campeonato foi interrompida em dois anos por conta da pandemia do Coronavírus. A competição envolve times de seis secretarias da Administração Municipal. As partidas serão jogadas nos campos do Rosolém e Remanso Campineiro. Estarão representadas as equipes das secretarias de Saúde, Educação Ciência e Tecnologia, Esportes, Serviços Urbanos, Governo, além da Câmara Municipal. 

Na primeira fase da competição, as equipes jogam entre si em turno único sendo que, ao término desta fase, as quatro melhores equipes se classificam para a semifinal do torneio. As semifinais serão disputadas em partida única e, em caso de empate, a decisão vai para os pênaltis. A grande final e a disputa de terceiro e quarto colocados também acontecem em jogo único. 

“Esta disputa é importante para utilizar o esporte como ferramenta para integração dos funcionários da Administração Municipal. Esperamos que todos possam aproveitar ao máximo esta chance de praticar esporte com os amigos nos finais de semana de disputa”, comenta o secretário de esportes, Gléguer Zorzin.

Partidas deste final de semana

Sábado (25/06)

Campo do Rosolém

8h – Secretaria de Esportes x Secretaria de Governo

10h – Secretaria de Saúde x Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia

Campo do Remanso Campineiro

9h – Secretaria de Serviços Urbanos x Câmara Municipal

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Populares