Nossa Cidade

Hortolândia faz pesquisa para apurar quantidade de larvas do Aedes aegypt nos imóveis da cidade

O trabalho de combate à Dengue, realizado pela Prefeitura de Hortolândia, inclui ações de controle das larvas do Aedes aegypti, mosquito transmissor desta e de outras doenças. Através da pesquisa de ADL (Avaliação de Densidade Larvária) é possível prever se nos próximos meses o nível de infestação do mosquito estará elevado, o que colabora para o município traçar estratégias ainda mais intensas de prevenção.

Para a avaliação da densidade larvária, os agentes da UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses) estão percorrendo imóveis sorteados aleatoriamente, em todos os bairros da cidade. Nos quintais e residências, são investigados locais onde há larvas do Aedes aegypti. O volume é contabilizado e transformado em índice, conhecido como Breteau.

Anuncio


O Índice Breteau é dividido em três escalas: de 0 a 1 é considerado em nível baixo; de 1 a 4, médio; e resultados superiores a 4, alto. Um índice baixo sinaliza que o controle dos criadouros tem sido eficaz, eliminando a maioria dos focos do mosquito Aedes aegipyt. Já quanto maior for o índice, mais chance de aumento de casos positivos de doenças. A avaliação de densidade larvária é realizada três vezes ao ano, sendo que a mais recente foi apurada em outubro do ano passado. De acordo com informações da UVZ, no último índice Breteau Hortolândia teve resultado 1.1.

A população deve ser parceira do município nesta ação, permitindo o acesso dos agentes da UVZ à residência e acompanhando a visita. Durante a vistoria, eles verificarão vasilhas e utensílios que podem acumular água. Eles também coletarão amostras de larvas para análises. Os agentes estão identificados com uniforme e crachá e, durante a ação, não são solicitados documentos pessoais, cartão bancário, ou outra informação. 

Prefeitura faz a parte dela

Para conscientizar a população sobre a importância de manter quintais e casas livres de objetos que possam acumular água, a Prefeitura de Hortolândia lançou, em 2017, o Programa Agenda Verde, ação que envolve diversas atividades, como mutirões, Cata Bagulho, plantio de árvores em terrenos antes usados para descarte de lixo, tudo com o objetivo de deixar a cidade mais limpa. Além de colaborar com a manutenção urbana, a Agenda Verde busca despertar na população o sentimento de parceria, uma vez que todos são responsáveis pela limpeza da cidade. A Prefeitura acredita que mobilizando a população, será mais fácil resolver, em conjunto, questões ambientais que se tornam problemas de saúde pública.

A Prefeitura também criou, em setembro de 2018, o Plano Municipal de Combate a Arboviroses, com a proposta de prevenir doenças causadas por picadas de mosquito. Com este plano, a Prefeitura traça as ações básicas para combate às doenças, como eliminação de criadouros do Aedes Aegypti por meio de mutirões semanais; prevenção, com orientação à população; e tratamento de pacientes, incluindo a conduta dos profissionais da rede de saúde quanto à necessidade de notificação dos casos suspeitos, até o atendimento hospitalar dos casos mais graves.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo