Se você é mãe, pai ou responsável por uma pessoa com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e mora em Hortolândia, saiba que pode pedir a emissão da CIA (Carteira de Identificação do Autista). A emissão começou a ser feita desde o final do ano passado e vai garantir mais conforto para os autistas e seus responsáveis em diversos locais.
A Carteira permitirá uma identificação mais rápida de pessoas com autismo, pois diferente de outras deficiências, o autismo nem sempre é percebido. Essa identificação facilitará o atendimento nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social, além de situações cotidianas.
“A carteirinha veio para que a pessoa ou família não carregue mais os laudos e outras documentações para provar que o filho ou familiar tem autismo.
Antes, a pessoa tinha que carregar os laudos. Também é uma forma do município ter um controle da quantidade de pessoas com TEA. Hoje temos 94 carteirinhas emitidas, mas eu sei que a quantidade de pessoas com TEA é muito maior”, explicou a presidente do AMAAH- SP (Associação das Mães e Amigos do Autista de Hortolândia-SP), Priscila Silvana de Paula Silva, mãe do Pietro de 12 anos.
Como faço para solicitar a carteirinha?
Basta se dirigir ao Departamento de Direitos Humanos, que fica na Rua João Blumer, 289, Remanso Campineiro (próximo ao campo do Remanso), às terças e quintas-feiras, das 8h30 às 12hs. A carteirinha é feita gratuitamente pelo Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para as Mulheres.
Para a solicitação é preciso levar um formulário, disponível no Departamento de Direitos Humanos ou no site da Prefeitura (Clique aqui para acessar o documento). Podem solicitar o próprio titular, seu procurador ou responsável legal e o documento fica pronto em 15 dias úteis.
Ainda é preciso levar:
• Atestado Médico emitido por especialista em psiquiatria ou neurologia, acompanhado de relatório médico, com indicação do código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID), confirmando o diagnóstico;
• Certidão de Nascimento;
• Carteira de Identidade RG (do usuário, bem como dos pais ou representante legal);
• CPF (do usuário, bem como dos pais ou representante legal);
• Comprovante de endereço (cópia), sendo necessário residir em Hortolândia;
• 02 Fotos 3×4;
• A pessoa estrangeira portadora de Transtorno do Espectro Autista (TEA), naturalizada e domiciliada no Brasil, deve identificar-se mediante apresentação do título declaratório de nacionalidade brasileira ou passaporte.
Você precisa de ajuda ou orientação?
Procure o AMAAH pelo telefone (19) 99346-5761, que a Priscila e toda sua equipe estão preparados para tirar dúvidas sobre a carteirinha, sobre busca de auxílio, orientação e um belo ombro amigo.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98