Connect with us

Cursos

Minha Chance oferece 4,5 mil vagas em cursos com a Microsoft

Publicado

em

Inscrições já estão abertas e podem ser feitas, pela internet, até dia 15; programa se destina a estudantes de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais e pessoas da comunidade

O Programa Minha Chance, uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SDE) e Centro Paula Souza (CPS), abre nesta sexta-feira (8) as inscrições para 4,5 mil vagas em cursos gratuitos de capacitação profissional oferecidos com a Microsoft. São quatro trilhas de ensino: Fundamentos do Microsoft Computação em Nuvem (AZ-900), Fundamentos de Inteligência Artificial (AI-900)Fundamentos de Plataforma de Dados (DP-900) e Fundamentos de Plataforma Computacional (PL-900). As inscrições estão abertas e podem ser feitas neste link: https://bit.ly/3DmtiQA

O anúncio da abertura das inscrições foi feito durante uma live, realizada na noite de quinta-feira (7). “Esses cursos são a prova do compromisso de São Paulo, do Governo João Doria, de todos nós, em garantir oportunidades para todos e para todas por meio da educação de qualidade, da qualificação profissional, da conexão com o mundo do trabalho”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Patricia Ellen.

O programa se destina a estudantes de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais e pessoas da comunidade em geral, com idade mínima de 18 anos completos até a data da inscrição. A seleção será feita por meio de uma prova online, a partir de 15 de outubro.  

As aulas serão ministradas por professores do CPS, especialistas de mercado e alunos que foram certificados pela Microsoft em edições anteriores do Programa Minha Chance. A capacitação ocorrerá em formato virtual, por meio das plataformas Teams e Microsoft Learn, customizada para o CPS, incluindo capacitação em competências socioemocionais, conhecidas como soft skills.

As aulas terão início em 25 de outubro e se encerram em 19 de dezembro. A carga horária é de 52 horas de conteúdo técnico e mais 8 horas em soft skills. Ao final da capacitação, os mil melhores participantes receberão, gratuitamente, vouchers doados pela Organização Mais Unidos, com apoio da Caterpillar Foundation, para os exames de certificação da Microsoft. Alunos que obtenham essas certificações melhoram suas chances no mercado de trabalho e serão encaminhados para os processos de contratação da Microsoft e/ou de seus parceiros, e podem ser contratados para ministrar aulas em futuras edições do Minha Chance.

“A capacitação em tecnologias é norteada por desafios e compromisso, compartilhados entre pessoas motivadas, instrutores dedicados e uma pujante plataforma”, afirma o coordenador do Programa Minha Chance no CPS, Antonio Celso Duarte. “Tudo isso faz dos cursos oferecidos em parceria com a Microsoft excelentes oportunidades, com possibilidades de geração de emprego e de renda.”

“Fazer parte do Minha Chance é motivo de muito orgulho para nós, da Microsoft Brasil. Estamos ampliando nossa parceria com o programa para oferecer ainda mais vagas aos cursos da Microsoft, pois acreditamos que a área de tecnologia tem criado muitas oportunidades de empregabilidade e crescimento profissional e queremos preparar nossa população para ter acesso a elas”, comenta Alessandra Karine, vice-presidente de Vendas do Setor Público e Líder de Diversidade & Inclusão da Microsoft Brasil.

Minha Chance
O Programa Minha Chance é uma parceria da SDE com o CPS, que visa capacitar estudantes de Etecs e Fatecs, além da comunidade, em colaboração com a iniciativa privada. O objetivo é estimular a geração de emprego e de renda. Os cursos são elaborados em parceria com as empresas privadas e o setor produtivo tem a vantagem de direcionar as vagas a profissionais com boa formação. As empresas interessadas podem se cadastrar pelo site minhachance.sp.gov.br.

Sobre a Microsoft  
A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. A missão da Microsoft é empoderar cada pessoa e organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 32 anos e é uma das 120 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975. Em 2020, a empresa investiu mais de US$ 13 milhões levando tecnologia gratuitamente para 1.765 ONGs no Brasil, beneficiando vários projetos sociais. Desde 2011, a Microsoft já apoiou mais de 7.500 startups no Brasil por meio de doações de mais de US$ 202 milhões em créditos de nuvem.

Sobre o Grupo +Unidos
O +Unidos, associação sem fins lucrativos, é um fundo de investimento social colaborativo idealizado pela Embaixada dos EUA, por meio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). O Grupo, formado por grandes empresas atuantes no Brasil, tem trabalhado desde 2008 na capacitação dos jovens brasileiros por meio do desenvolvimento de iniciativas voltadas à educação e à formação tecnológica, propondo uma nova forma de pensar os esforços em responsabilidade social que são hoje realizados no país. Para mais informações, acesse: www.maisunidos.org

Sobre o Centro Paula SouzaAutarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 228 mil estudantes nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 94 mil alunos.

Cursos

SENAI abre inscrições para mais de 3 mil vagas em cursos técnicos gratuitos

Publicado

em

O SENAI- SP está com inscrições abertas para o Processo Seletivo dos Cursos Técnicos que começam em 2022. São cursos gratuitos nas áreas tecnológicas mais demandadas pela indústria: Alimentos, Automotiva, Automação, Biomedicina, Construção Civil, Couro e Calçados, Celulose e Papel, Eletroeletrônica, Energia, Gestão, Gráfica, Refrigeração e Climatização, Mecânica, Mecatrônica, Metalurgia, Plásticos, Portos, Química, Têxtil e Vestuário e Tecnologia da Informação. São mais de 3.000 vagas, sendo quase 1.800 no período diurno e cerca de 1.400 no período noturno. Os interessados podem se inscrever até 9 de novembro pela página dos Cursos Técnicos .

Para os cursos ofertados no período diurno (manhã e tarde), é necessário que os candidatos tenham concluído, no mínimo, a 1ª série do Ensino Médio ou que a concluam até a data de início das aulas do curso técnico. Já no período noturno, é preciso que os candidatos tenham concluído o Ensino Médio ou estejam matriculados em curso que lhes permita concluí-lo até a data de início das aulas.

O resultado da seleção será divulgado no site e nas escolas do SENAI-SP, a partir das 14h, nos dias informados abaixo, conforme horários e orientações determinados pela escola onde ele realizará o curso.

Para os cursos realizados no período diurno (manhã e tarde):

– resultado: 22/12/2021

– matrícula: 12, 13 e 14/01/2022

Para os cursos realizados no período noturno:

– resultado: 13/12/2021

– matrícula: 13, 14 e 15/12/2021

Quer saber mais sobre esses e outros cursos? Acesse sp.senai.br.

Sobre o SENAI-SP

O SENAI-SP tem a missão de promover o desenvolvimento sustentável do País, elevando a competitividade da indústria, por meio da educação profissional, da inovação e tecnologia. Para isso, conta com 92 unidades de formação profissional distribuídas em todo o Estado, 78 escolas móveis, além de estratégias de educação on-line e híbrida.

Na vertente de serviços tecnológicos, atua com soluções integradas e customizadas às indústrias, por meio dos Institutos de Tecnologia e Inovação, que contam com plataformas compostas por laboratórios, pesquisadores e profissionais com alto nível de formação para entregar estratégias avançadas aos desafios das empresas.

Continue Lendo

Cursos

Oficina ensina como criar mídias digitais

Publicado

em

Os participantes aprenderão a criar colagens, gifs, vídeos e avatares

A pandemia do Coronavírus intensificou a comunicação digital, principalmente entre o público jovem. Com a retomada gradual de atividades presenciais no período pós-pandemia, um dos desafios para os profissionais da educação e as famílias é como se aproximar dos jovens por meio da utilização da linguagem e das mídias digitais. Para ajudar pais, mães e professores a se familiarizarem com o mundo digital, o Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som) e a Prefeitura de Hortolândia promovem a oficina on-line “Reciclagem de mídias – vídeo avatar”.

As inscrições podem ser feitas por meio deste LINK. Estão disponíveis 50 vagas. A oficina é para educadores, professores da rede pública de ensino e pessoas interessadas no tema com idade a partir de 16 anos. 

A oficina acontecerá ao vivo, de forma on-line e remota pela plataforma Zoom, nas próximas terça, quinta e sexta-feira (19, 21 e 22/10), das 19h às 21h. A confirmação da inscrição será enviada por e-mail pela Secretaria de Cultura. O certificado também será enviado por e-mail para os participantes posteriormente após o término da oficina.

Os participantes aprenderão a criar mídias, como colagens, gifs, vídeos e avatares, por meio da combinação de materiais digitais e mídias impressas (jornais, revistas, entre outros). A partir da criação das mídias, o objetivo é estimular a reflexão sobre o lugar das pessoas, incluindo os jovens, no mundo e as informações que o público consome diariamente.

A oficina será ministrada pelo educador e programador Kaka. Ao longo de sua carreira profissional, desenvolveu filmes, textos e videoinstalações com caráter inter e transdisciplinar que foram expostos em museus, galerias e mostras individuais, no Brasil e em outros países.

Continue Lendo

Cursos

Mais 400 vagas em cursos de qualificação profissional são oferecidas no CPAT

Publicado

em

Oportunidades são para áreas de tecnologia da informação, elétrica, mídias digitais, culinária, entre outras.

A Secretaria de Trabalho e Renda oferece por meio do Centro Público de Apoio ao Trabalhador de Campinas (CPAT) 420 vagas para cursos de qualificação profissional. Todos os cursos são de graça, feitos pela internet e com direito a certificado.

Há oportunidades para pessoas físicas e microempreendedores individuais (MEI). Confira a relação de cursos abaixo. Mais detalhes e links para inscrições estão disponíveis no site cpat.campinas.sp.gov.br

Cursos pessoa física

Aprenda a resolver problemas de TI para seus clientes Senac/Sebrae
Início: 03 de novembro

Aprenda vitrinismo básico para varejo Senac/Sebrae
Início: 03 de novembro

Aprenda a instalar redes wireless Senac/Sebrae
Início: 08 de novembro

Aprenda a desenvolver projetos elétricos Senai/Sebrae
Início: 08 de novembro

Fabrique e venda saneantes Senai/Sebrae
Início: 08 de novembro

Fabrique e venda cosméticos Senai/Sebrae
Início: 08 de novembro

Aprenda a produzir finger food Senac/Sebrae
Início: 08 de novembro

Trabalhe com segurança em servidores Windows Senac/Sebrae
Início: 08 de novembro

Aprenda a reparar sistemas de partida de motores Senai/Senac
Início: 08 de novembro

Aprenda a criar conteúdo para mídias digitais Senac/Sebrae
Início: 22 de novembro

Trabalhe com iluminação residencial Senac/Sebrae
Início: 22 de novembro

Cursos MEI

Experiência digital do usuário para conversão em vendas Senac/Sebrae
Início: 25 de outubro ou 08 de novembro

Análise do perfil do consumidor: o que seu cliente deseja Senac/Sebrae
Início: 25 de outubro

Funil de vendas do comércio eletrônico Senac/Sebrae
Início: 27 de outubro ou 17 de novembro

Continue Lendo

Populares