A cidade que em maio de 2021 faz aniversário tem em sua história muito mais do que três décadas.

Hortolândia completa 30 anos no dia 19 de maio de 2021. Uma cidade jovem que chegou rápido a sua maturidade. Mas sua história começou muito antes de sua emancipação. E nós, do Portal Hortolândia, somos apaixonados por história! Por isso, hoje, trazemos uma linha do tempo para que todos os hortolandenses saibam que aqui, terra onde pisamos e construímos nossas casas, já foi palco de luta popular e até mesmo ponto de descanso de tropeiros do século 19 e ponto de parada de viajantes do século 20.

            – Final do século XVIII e o começo do século XIX: a região era terra das sesmarias de Joaquim José Teixeira Nogueira, um dono de engenho de cana-de-açúcar.

            O local era ponto de parada para tropeiros e colonos que costumavam descansar à beira de um riacho e era ali que os viajantes preparavam um pirão feito de farinha de mandioca, açúcar e mel, a Jacuba, que supostamente acabou batizando o vilarejo e o Ribeirão que passa pela cidade e deságua no Ribeirão Quilombo.

            – 1872 Inauguração da estação ferroviária de Campinas. Os trens passavam pelo povoado Jacuba sem parada.

– 1896 Foi inaugurado o posto telegráfico Jacuba onde, hoje, está localizado o centro de Hortolândia.

            – 1917 Se instalou um ponto de parada da ferrovia na região, a Estação Jacuba.

            – 1947 O distrito de Jacuba começou a ganhar característica urbana quando a Prefeitura de Campinas autorizou o primeiro loteamento, o Parque Ortolândia, empreendimento de João Ortolan.

            – 1953 Sumaré recebeu status de município, sendo assim Jacuba foi elevado a distrito da jovem cidade. Até então era bairro rural pertencente a Campinas.

            – 1954 Mudança do nome do distrito em virtude do nome Jacuba já batizar um distrito da região de Arealva. Passando a se chamar Distrito Hortolândia, uma homenagem a João Ortolan.

            – Década de 80 O Distrito Hortolândia era responsável pela maior parte da arrecadação de Sumaré, ultrapassando os 60%. No entanto, o distrito era carente de investimentos nas áreas de infraestrutura e social. Nasce então o movimento popular pela emancipação política administrativa do então distrito.

            – 1991 Exatos 19.081 mil eleitores votaram “sim” no plebiscito que decidiu pela emancipação político-administrativa do distrito. Nasce então a cidade de Hortolândia.


Contribuição: Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Junior” Estação Jacuba

Jornalista: Wendy Meira