Nossa Cidade

Hortolândia adotará alternativas virtuais e criativas para envolver alunos e comunidade no Projeto Gota d’Água

A exemplo do que acontece há mais de 20 anos, a Prefeitura de Hortolândia mantém o compromisso com o meio ambiente e a qualidade de vida e participa, novamente, do Projeto Gota d’Água, promovido pelo Consórcio PCJ (Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí). A ação de 2020 foi lançada, na internet, pelo Consórcio nesta quarta-feira (15/04). O tema deste ano é “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na construção do mundo que queremos”. Ao longo do ano letivo, todas as escolas municipais desenvolverão ações sobre o tema, com a participação de alunos e da comunidade local. De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o desafio será encontrar formas virtuais de realizar atividades que tradicionalmente eram desenvolvidas em ambiente escolar. Participam do projeto alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, EJA (Educação de Jovens e Adultos), Cier (Centro Integrado de Educação e Reabilitação), além de profissionais da educação, famílias dos alunos e comunidade em geral.

O lançamento do projeto já foi inovador, ocorrendo por meio de uma live, publicação online em tempo real, com a participação dos municípios que aderiram ao projeto. Os encontros mensais de capacitação, importantes para a formação de agentes interlocutores, também serão virtuais. Um seminário está previsto para novembro, com a apresentação do resultado dos trabalhos produzidos nas escolas. Neste seminário, as escolas finalistas deverão apresentar um vídeo, cujas orientações para a produção serão dadas ao longo das capacitações.

Anuncio


“Todos os anos, nossas escolas atuam de forma bastante engajada nos temas que são propostos pelo Consórcio PCJ para o projeto Gota d’Água. Desta vez, temos um desafio pela frente, pois vivenciamos uma situação que nunca antes foi vivida por nossos alunos e profissionais. Vamos trabalhar para, em conjunto, encontrarmos formas criativas de tratar sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Temos muito o que aprender com este tema, importante para a questão da sustentabilidade, e com este momento de necessidade de isolamento social em que estamos vivendo. Tudo é aprendizado”, destacou a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Fagundes Freire.

Gota D’Água

Hortolândia participa do projeto Gota D’Água desde 1996, aderindo à ação proposta pelo Consórcio PCJ. O município, ao desenvolver estas atividades, se compromete a planejar, adotar e executar projetos e medidas conjuntas destinadas a promover e melhorar as condições de preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável nas áreas de saneamento e recursos hídricos das bacias hidrográficas.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

As diretrizes dos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas), compõem uma agenda com 17 objetivos que devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030. Esta agenda foi apresentada e debatida em 2015, por mais de 150 líderes mundiais e, entre as metas, estão: assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos; Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação; e promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

Confira os ODSs: 

Objetivo 1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

Objetivo 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Objetivo 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Objetivo 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos. 

Objetivo 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.

Objetivo 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

Objetivo 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

Objetivo 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

Objetivo 14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

Objetivo 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Objetivo 17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

FONTE: ONU/BR

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo