Nossa Cidade

Horário de sessões da Câmara Municipal não agrada população

As plenárias que decidem o futuro de Hortolândia quase não tem participação popular, o horário que a plenária ocorre não é compatível com o horário disponível para que os moradores de Hortolândia possa participar. Atualmente as reuniões acontecem as terças-feira das 14:30 as 17:00.

A menos de um mes os vereadores sucumbiram a pressão popular, que além da redução dos subsídios do vereadores, o grupo propunha alteração no horário das sessões, salientou que o horário atual não agrada boa parte da população que trabalha em horário comercial. O grupo que fazia as reivindicação perdeu força apos a revogação do reajuste do subsídio salarial dos vereadores, alguns de seus representantes serão pré-candidatos a cargo politico as eleições desse ano.

Anuncio


Saiba mais

– O que é um Vereador?

O Vereador é o representante político do cidadão. Ele é eleito para um mandato de quatro anos. Seu lugar de trabalho é a Câmara Municipal. Tem seus gastos controlados e executa várias funções. Fiscaliza o Poder Executivo Municipal, faz projetos de lei, conversa com a comunidade e defende os interesses da população no plenário. São eleitos por partidos políticos e devem seguir as idéias de seu partido e as regras da Lei Eleitoral.

– O que fazem os Vereadores?

Os Vereadores elaboram leis e desempenham diversas funções na Cidade: fiscalizam as ações do Governo Municipal (Executivo), para garantir que a máquina pública funcione bem; cobram ações que deixaram de serem feitas na Cidade, necessárias ao cidadão; ajudam ao cidadão a obter serviços públicos, indicando, orientando e prestando informações.

Todas as funções dos Vereadores são essenciais para uma Cidade funcionar melhor. Não que as leis sejam menos importantes, ao contrário. Mesmo as leis mais simples, como dar nome para uma rua, é necessária. Você já parou para pensar no que acontece quando uma rua fica sem nome? Para receber a correspondência é um caos!

– Dia-a-dia do gabinete:

Todos os dias, centenas de pessoas se dirigem aos gabinetes em busca de auxílio, de orientações, de informações e de prestação de serviços públicos. Algumas vezes apresentam denúncias sobre o não-cumprimento de um serviço público, por exemplo. Nessa hora, o Vereador entra em contato com a autoridade relacionada a esse serviço, em busca de uma solução. A população também procura o Vereador porque tem interesse na criação de uma determinada lei, que pode ser encaminhada pelo Vereador para que seja apreciada pela Câmara.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo