Nossa Cidade
Fundo Social recebe doações para ajudar famílias de baixa renda

De acordo com órgão, itens com maior demanda são cadeiras de rodas, andadores, muletas, bengalas, colchões do tipo casca de ovo e camas hospitalares, além de roupas e calçados
Sabe aquela roupa ou sapatos que você não usa mais? Você pode doá-los para quem precisa. As doações podem ser feitas para a Prefeitura de Hortolândia, por meio do Fundo Social de Solidariedade, órgão da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, localizado na rua Benedito Francisco de Farias, 445, Remanso Campineiro.
De acordo com a presidente do orgão, Terezinha Prataviera, os itens com maior demanda no momento são cadeiras de rodas, andadores, muletas, bengalas, colchões do tipo casca de ovo e camas hospitalares. Quem quiser, pode levar os itens a serem doados na sede do Fundo Social de Solidariedade, que funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Quem não puder levar, basta ligar e informar o endereço para que o Fundo faça a retirada dos itens a serem doados. O prazo para a retirada é de três a quatro dias, pois o Fundo precisa agendar carro junto à Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. A presidente do Fundo ressalta que os artigos devem estar em bom estado de conservação.
Os artigos são doados para pessoas de baixa de renda ou em estado de vulnerabilidade econômico-social, previamente cadastradas no próprio Fundo ou nos CRASs (Centro de Referência de Assistência Social) e no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).
No caso específico de cadeiras de rodas, Terezinha Prataviera explica que o Fundo faz doação ou empréstimo de tais artigos. As doações são feitas para pessoas que precisam utilizá-las permanentemente. Já o empréstimo pode ser feito, mediante indicação médica, para pessoas que precisem usá-las temporariamente por motivo de operação ou acidente. Além de cadeiras de rodas, o Fundo também faz empréstimo de muletas e andadores. Após o período de uso, o Fundo solicita que os artigos emprestados devem ser devolvidos. O Fundo Social também faz empréstimo de cadeiras de rodas, andadores e muletas para unidades da rede municipal de saúde e para órgãos da própria Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.
Ainda de acordo com a presidente do Fundo Social de Solidariedade, também podem ser doados outros artigos tais como roupas, calçados, eletrodomésticos, móveis, berços e carrinhos para bebês.
Nossa Cidade
Documentário “Limiar” é atração do projeto “Bate-papo de cinema” do Pontos MIS

Filme será disponibilizado on-line a partir desta sexta-feira (01/07) até domingo (03/07); no sábado (02/07), às 18h, haverá bate-papo sobre a produção
Um relato intimista sobre as dificuldades e os preconceitos que um adolescente enfrenta ao decidir fazer a transição de gênero. Esse é o mote do documentário “Limiar”, atração do projeto “Bate-papo de cinema”, realizado pelo programa Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som), do governo do Estado, e a Prefeitura de Hortolândia. O projeto disponibiliza on-line o filme, a partir desta sexta-feira (01/07) até domingo (03/07). Para assistí-lo, é necessário fazer inscrição por meio deste LINK. O longa-metragem integra a mostra “ICine de Cinema”, realizada em parceria com o movimento ICine, rede formada por cineastas, produtores e exibidores do interior e litoral paulista. O documentário tem classificação indicativa de 12 anos. A exibição do filme marca ainda o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, comemorado na terça-feira (28/06).
O projeto também promove um bate-papo on-line ao vivo sobre o filme, neste sábado (02/07), às 18h. Participarão do debate a diretora do documentário, Coraci Ruiz, e o presidente do coletivo de cinema, Kino-Olho, de Rio Claro, Raphael Paes da Silva. A mediação será da diretora e roteirista Giuliana Monteiro. O público poderá assistir o bate-papo no canal do YouTube do Pontos MIS, que terá interpretação em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) para deficientes auditivos.
No documentário, filmado entre 2016 a 2019, a cineasta Coraci Ruiz mostra a transição de gênero de seu filho, Noah, de 16 anos, a partir de relatos comoventes do jovem, da própria Coraci e de sua mãe. “Limiar” foi exibido em vários festivais de cinema do Brasil e de outros países. O filme recebeu prêmios de Melhor Direção no Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade, em 2020, e de Melhor Documentário, no 36º Lovers Film Festival, em 2021, na Itália.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Nossa Cidade
Livro infantojuvenil “Diário de um banana – Rodrick é o cara” domina preferência dos leitores da Biblioteca Municipal

Obra ficou em 1º lugar no ranking dos livros mais emprestados em junho; lista também traz os clássicos “Orgulho e preconceito” e “Quincas Borba”
A série infantojuvenil “Diário de um banana” segue no topo da preferência dos leitores cadastrados da Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte, órgão da Prefeitura de Hortolândia. O volume “Rodrick é o cara” ficou na 1ª posição do ranking dos livros mais emprestados pela biblioteca, em junho. Outros dois títulos da série também estão na lista: “A verdade nua e crua” (9ª posição) e “Apertem os cintos” (20ª posição). Em junho, a biblioteca registrou um total de 999 empréstimos de livros.
Obras clássicas da literatura também têm atraído os leitores. Prova disso é que a 2ª posição do ranking ficou com o romance “Orgulho e preconceito”, um dos livros mais conhecidos da romancista inglesa Jane Austen. A obra já teve várias adaptações para o cinema. Uma delas é a de 2005, estrelada pela atriz Keira Knightley. Outro clássico literário que aparece no ranking é “Quincas Borba”, um dos títulos mais emblemáticos de Machado de Assis.
“Embora os títulos da série ‘O diário de um banana’ continuem a ser os mais procurados, os leitores da biblioteca também estão se interessando pelos clássicos das literaturas brasileira e estrangeira e por títulos de outros gêneros literários, como mostra o ranking de junho”, destaca o coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva.
Séries literárias consagradas que foram transformadas em franquias cinematográficas igualmente bem sucedidas também continuam a atrair os leitores. Um exemplo é o romance “Jogos Vorazes”, que ficou em 3º lugar no ranking.
Os best sellers também seguem em alta na biblioteca, com destaque para o romance “Estilhaça-me”, da escritora americana descendente de iranianos, Tahereh Mafi, que ficou na 5ª posição do ranking.
Obras infantis também são entre as mais procuradas. Um dos destaques é “ Meu atlas pop-up das cidades”, obra que apresenta figuras tridimensionais em papel que se abrem em cada página.
Outro segmento que tem atraído os leitores são os títulos didáticos. Um dos destaques do ranking é “Não erre mais – Língua portuguesa nas empresas”, que ensina e oferece dicas e orientações sobre como escrever corretamente.
Consulta na internet
A Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte está localizada na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central, no piso inferior do Open Shopping. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Vale lembrar que é obrigatório o uso de máscara dentro da biblioteca durante o tempo de permanência no local.
O acervo da biblioteca está disponível para consulta na internet, por meio deste SITE. O acervo tem mais de 17.000 títulos.
Para estimular o hábito da leitura, a biblioteca várias ações, como “Achei um livro”, “Gostou? Leva pra casa!” e a banca de troca de livros.
Para mais informações, os usuários e o público podem entrar em contato com a biblioteca pelo telefone (19) 3887-1684, pelo BiblioZap, serviço de atendimento via WhatsApp no número (19) 98970-7332 ou pelo e-mail
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
.
Confira abaixo o ranking dos livros mais emprestados em junho:
Ranking dos livros mais emprestados – Junho de 2022
Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte
Título
Autor
Diário de um banana – Rodrick é o cara
Jeff Kinney
Orgulho e preconceito
Jane Austen
Jogos Vorazes
Suzanne Collins
Príncipe mecânico
Cassandra Clare
Estilhaça-me
Tahereh Mafi
A origem dos guardiões – Mundos fantásticos
–
O jogo do amor ódio
Sally Thorne
É assim que acaba
Colleen Hoover
Diário de um banana – A verdade nua e crua
Jeff Kinney
Obsessão
Maya Banks
Não erre mais – Língua portuguesa nas empresas
Maria Lúcia Elias Valle
O cérebro que se transforma
Norman Doidge
Química – Volume único
Teruko Y. Utimura e Maria Linguanoto
O jeito Disney de encantar os clientes
Disney Institute
Meu atlas pop-up das cidades
Jonathan Litton e Stephen Waterhouse
Quincas Borba
Machado de Assis
Isolados – O enigma
Bibi Tatto
A proposta
Katie Ashley
Os Vingadores – A chegada dos Vingadores e A vingança de Ultron
Kurt Busiek e George Pérez
Diário de um banana – Apertem os cintos
Jeff Kinney
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Nossa Cidade
Rua da ETEC-Hortolândia ganha pavimento novo

Prefeitura espera concluir serviço em cinco vias do Jardim Santana até sábado (02/07)
A Rua Capitão Lourival Mey, no Jardim Santana, conhecida por ser “a rua da ETEC-Hortolândia (Escola Técnica Estadual/Centro Paula Souza)”, está de pavimento novo. Após remoção da cobertura anterior e fresagem, equipes contratadas pela Prefeitura colocaram, nesta quinta-feira (30/06), a massa asfáltica. O trecho beneficiado vai desde o cruzamento com a Av. Olívio Franceschini até a Luiz Camilo de Camargo. Com isso, a Administração Municipal reforça a segurança viária de quem circula por importantes vias de Hortolândia.
Segundo a Secretaria de Obras, esta é uma das cinco vias que está sendo pavimentada pela Prefeitura no Jardim Santana. O trabalho na região começou no final de semana passado e tem previsão de término para este sábado (02/07). As outras vias atendidas são: Amélia de Camargo Blumer (da Av. Olívio Franceschini até a Euclides Pires de Assis), Wilson Vasco Mazin (da R. Amélia Blumer até a R. Capitão Lourival Mey), Carlos Roberto de Melo (da R. Cap. Lourival Mey até a R. 11) e Rua J (da Mário Léssio até a Av. Olívio Franceschini).
No início deste mês, aconteceram ações de pavimentação asfáltica tanto na Vila Real, em vias no entorno da Av. Thereza Ana, como a Rua Ernesto Bergamasco, quanto no Jd. Santa Rita. Neste último, foi refeito o pavimento de todo o trecho que vai da Rua Paulina Rosa até a Casemiro de Abreu, no entorno da Ponte da Esperança (Estaiada), na área que dá acesso ao Corredor Metropolitano. Além desta, houve pavimentação ainda na própria Av. Thereza Ana Cecon Breda, em trecho na Vila São Pedro, na saída para Sumaré, e na Rua Dr. Leandro Luiz Camargo dos Santos, em frente a agência dos Correios da Praça da Neusa, na Vila São Francisco.
Desde o final de maio, a Prefeitura vem atuando em 17 frentes, em bairros como Remanso Campineiro, Parque Gabriel e Jardim Santana; Jardim das Colinas, Vila Real e Vila São Pedro; além do Jardim Santa Clara do Lago. Nos próximos meses, o serviço estará concluído, beneficiando toda a cidade.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
-
Policial1 semana atras
Atentado em Piracicaba: várias pessoas foram esfaqueadas
-
TV, Cinema e Teatro1 semana atras
Cinema drive-in de graça em Campinas
-
Policial6 dias atras
Tiros assustam clientes do Shopping Dom Pedro
-
Emprega Hortolândia1 semana atras
Tetra Pak anuncia duas vagas de emprego, confira:
-
Nossa Cidade6 dias atras
Motorista dorme ao volante e sofre acidente no Jardim Amanda
-
Nossa Cidade1 semana atras
Hortolândia promove “Re Virada Cultural”, neste domingo (26/06)
-
Emprega Hortolândia2 dias atras
CPFL contrata Assistente Administrativo de Operações Jr.
-
Emprega Hortolândia1 semana atras
EMS está com diversas oportunidade de emprego para Hortolândia