Nossa Cidade

Hospital Municipal reativa duas salas do centro cirúrgico

Meta é zerar fila de espera por cirurgia geral de menor complexidade em seis meses

O centro cirúrgico do Hospital Municipal Mário Covas voltou a atender, neste mês de março, em sua capacidade total, com quatro salas em funcionamento. Desde o ano passado, duas das salas destinadas às cirurgias estavam fechadas. No início deste ano, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, identificou quais os reparos necessários e providenciou o conserto dos equipamentos que estavam quebrados. Com isso, foi possível retomar a realização de cirurgias eletivas (agendadas), que estavam suspensas. Cerca de 400 pessoas aguardam por cirurgias no hospital Municipal Mário Covas, numa lista com pacientes inscritos desde 2015.

Atualmente, o centro cirúrgico está com duas salas para cirurgia geral, sendo uma para procedimentos eletivos e outra para atendimento de emergência, além de uma sala para partos normal e cesárea e outra para exames de endoscopia e colonoscopia, que necessitam de instalações específicas para serem realizados. “Fazemos, em média quatro cirurgias eletivas por dia, além das de urgência e partos, uma vez que também atendemos como Maternidade Municipal. Com a manutenção e reabertura das duas salas do centro cirúrgico, as nossas quatro salas de cirurgia são suficientes para atender a demanda atual e agilizar a lista de espera”, explicou a diretora do Hospital, Juliane Queiros Mendes Monteiro.

Anuncio


Os problemas no centro cirúrgico foram constatados quando a nova equipe de direção assumiu a unidade hospitalar, em janeiro. Duas salas estavam com o foco cirúrgico (lâmpada localizada sobre a mesa de operação) e o aparelho de ar condicionado danificados. Além disso, em uma destas salas, a maca cirúrgica, ou mesa de operação, apresentava falha no acionamento eletrônico. “Imediatamente solicitamos o reparo. O trabalho foi concluído em fevereiro e, neste mês de março, retomamos a realização de cirurgias eletivas. Conseguimos zerar a fila de procedimentos com entrada pelo pronto atendimento. Nossa meta é conseguir, em seis meses, ampliar o atendimento diário para cinco cirurgias eletivas e atender todos os pacientes que estão na lista de espera para cirurgia geral de menor complexidade, como as de hérnia e vesícula”, enfatizou Juliane.

Em Hortolândia, são atendidos pacientes da cidade com indicação para cirurgias de pequeno e médio porte do aparelho digestivo, ginecológico e urinário. Conforme informou a diretora do Hospital Municipal, são duas as maneiras de um paciente agendar uma cirurgia. Uma é pelo Pronto Atendimento, quando a pessoa passa pelo Hospital e o médico faz o agendamento. Esta é a fila que já foi zerada após a reativação das duas salas que passaram por manutenção. A outra maneira de fazer a cirurgia é com indicação médica, após consulta em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) ou no Centro de Especialidades Médicas. Neste caso, o agendamento é realizado por uma central de vagas coordenada pelo Governo Estadual, que direciona o paciente para o hospital mais próximo e melhor indicado para o tipo de procedimento. Os pacientes inscritos nesta fila para procedimentos de menor complexidade já estão sendo convocados para o atendimento no centro cirúrgico do Hospital Mário Covas. Os demais casos são encaminhados para hospitais da região.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo