Nossa Cidade

Formação orienta como prevenir acidentes de trabalho

Com o objetivo de conscientizar os profissionais da Educação em relação ao uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), a CIPA-Educação (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) promoveu, nos dias 5 e 6 deste mês, um curso de formação voltado aos profissionais da Divisão de Manutenção Escolar. Ao todo, 48 funcionários, dentre eles ajudantes gerais, pintores, soldadores e pedreiros, participaram do encontro, coordenado pelos técnicos de Segurança do Trabalho da Prefeitura de Hortolândia.

Na primeira etapa do trabalho, foi distribuída a cada funcionário uma apostila com orientações do uso dos EPI. Além de enfocar a obrigatoriedade do uso de cada EPI, para cada profissão e função, a formação mostrou a importância do trabalho em equipe e da discussão para prevenção de acidentes no ambiente de trabalho. No segundo semestre, acontecerá uma ação especifica, com foco no treinamento para o trabalho em altura.

Anuncio


Formada por 12 profissionais, entre titulares e suplentes, a CIPA-Educação realiza encontros mensais para debater sobre as necessidades dos profissionais e a demanda de trabalho, que envolve a manutenção das 57 unidades escolares da rede municipal (além das 54 unidades de ensino regular, o CCE-Centro de Convivência Educacional “Carlos Vilela”, o prédio do Centro de Formação dos Profissionais da Educação Paulo Freire e o Creape-Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola).

CIPA
A posse dos servidores públicos eleitos nas três categorias da CIPA aconteceu em maio de 2013. No total, são 44 servidores, representando a educação, a saúde, além das demais secretarias.

A CIPA atua na prevenção de acidentes de trabalho, analisando o ambiente e todos os aspectos inerentes à segurança e saúde do servidor. Entre as atribuições do servidor “cipeiro” está a identificação dos riscos no processo diário de trabalho; elaboração dos planos de trabalho baseado nas NRs (Normas Regulamentadoras) relativas à segurança e saúde do funcionário; colaborar com desenvolvimento e implantação do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) e PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais). O mandato tem a duração de dois anos.

Confira a relação dos cipeiros da Educação:

Titulares:

Luciana Aparecida Brandão Fonseca
Donizete Nunes Dourado
Vasni Lacerda Antunes
Selma Epifania da Silva Santos
Kelly Cristina da Silva
Valdemar de Moraes Neto

Suplentes:
Marcia Aparecida Facca
Katia da Silva Leite
Ivanice dos Santos Silva Caetano
Carla Magalhães de Souza
Milton Vianna Pinto
Vilma Vieira da Costa Gijon

Pref.Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo