Connect with us

Nossa Cidade

Exposição mostrará a transformação proporcionada pelo Parque Dorothy na região do Jd. N. Sra. de Fátima

imagem 84

Fotografias serão uma das atrações do 5º Natal Sustentável de Hortolândia, que acontecerá entre os dias 10 a 23 de dezembro no próprio parque

O Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang é um dos cartões postais de Hortolândia, localizado no Jardim Nossa Senhora de Fátima. O clima bucólico do local, com lago, árvores, plantas e flores, é um convite para se desfrutar de momentos de lazer e tranquilidade. Mas nem sempre foi assim. A área onde hoje é o parque, no passado estava degradada e era utilizada para descarte irregular de lixo. Para mostrar a transformação que o parque provocou na região, a Prefeitura realizará uma exposição de fotos antigas na 5ª edição do evento “Natal Sustentável”, que acontecerá entre os dias 10 a 23 de dezembro no próprio parque. A exposição será realizada pelo Departamento de Comunicação, que fará a seleção das fotos, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. 

Anuncio

O secretário adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Josemil Rodrigues, destaca que a exposição é um ato de resistência em prol da preservação da memória de um espaço que antes estava degradado e que se tornou um dos cartões-postais da cidade. “A exposição pretende mostrar aos novos moradores da cidade como era aquele espaço. E, ao mesmo tempo, relembrar os moradores antigos a transformação que ocorre no local, há pelo menos 15 anos”, salienta Rodrigues.

De acordo com o secretário adjunto, a recuperação da área começou em 2005, no primeiro mandato do falecido prefeito Angelo Perugini. O trabalho contou com a participação dos moradores da região, empresas e comerciantes do entorno. 

Advertisement

“Sem ocupação, o terreno localizado na parte baixa do Jardim Nossa Senhora de Fátima era utilizado para despejos irregulares de lixo, o que provocava problema ambiental, além do sentimento de insegurança nos moradores da região. Era uma área degradada que não dispunha de equipamentos de lazer, nem preservava a nascente existente no local. Abrigava ainda, em uma pequena parte, uma creche municipal. Naquela época, a região era carinhosamente chamada pelos moradores de ‘Baixada do Fátima’”, conta Rodrigues.

Para recuperar a área, de cerca de 40 mil metros quadrados, a Prefeitura revitalizou a nascente de água que existe no local e a transformou em uma lagoa por meio do represamento das águas. Essa ação fez parte do Programa de Recuperação de Nascentes. O secretário adjunto Josemil Rodrigues ainda ressalta que, em paralelo à recuperação da área, a Prefeitura construiu o Ginásio Poliesportivo Victor Savala, com capacidade de 2.300 pessoas, que fica anexo ao parque. O parque foi inaugurado em 2008. “As obras realizadas devolveram a vida para a região e o parque se tornou uma das principais áreas de lazer da cidade”, destaca Rodrigues. 

ILUMINAÇÃO LED

O Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang foi um dos espaços da cidade contemplados com o projeto de modernização do sistema de iluminação pública realizado pela Prefeitura por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada), que resultou na contratação de um consórcio, em 2020, para realizar a troca das antigas lâmpadas de vapor de sódio por modernas luminárias de LED. A troca proporciona maior economia ao município e segurança para a população. Com a modernização do sistema de iluminação pública, Hortolândia caminha para se consolidar como uma cidade inteligente e sustentável. 

Advertisement

De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, foram instalados no parque 88 postes com luminárias ornamentais, que contribuem para o embelezamento e a iluminação de todo o espaço do parque. Dos 88 postes, 52 têm quatro metros de altura e 36 têm 12 metros. A implantação das luminárias LED foi concluída no parque em setembro deste ano.

NATAL SUSTENTÁVEL

O 5º “Natal Sustentável” acontecerá entre os dias 10 a 23 de dezembro, no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, localizado na rua Manoel Antônio da Silva, 415, Jardim Nossa Senhora de Fátima. No dia da abertura, o parque funcionará das 19h às 22h. Nos demais dias, o horário de funcionamento será das 14h às 22h. A decoração natalina ficará exposta até o dia 8 de janeiro de 2022. O parque fechará nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, e no dia 1º de janeiro de 2022.

O evento terá ainda o espaço “Perugini Presente” com uma exposição de fotos que mostrarão sua carreira como liderança política na cidade até a sua eleição como prefeito. Perugini faleceu em abril deste ano, em decorrência da COVID-19.

Advertisement

Além disso, o parque receberá decoração natalina para o evento. Equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável já iniciaram a colocação de enfeites e os trabalhos de confecção de itens de decoração com materiais recicláveis e de reaproveitamento de enfeites utilizados nos anos anteriores. O evento terá ainda praça de alimentação com food trucks, ação que será coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação.

GARRAFAS PET

Para estimular o conceito de sustentabilidade entre a população, a Prefeitura realiza a confecção de enfeites para o evento com materiais recicláveis, dentre os quais as garrafas PET doadas pela população por meio da campanha realizada pela Prefeitura.

Quem quiser participar da campanha e ajudar na decoração do “Natal Sustentável” deste ano, basta levar suas garrafas PET em um dos quatro pontos de arrecadação da campanha. A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável solicita para que sejam doadas garrafas PET de dois litros.

Advertisement

Os pontos de arrecadação são o Paço Municipal “Palácio das Águas”, sede da Prefeitura, na rua José Cláudio Alves dos Santos, 585, Remanso Campineiro; CFPF (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) Paulo Freire, órgão da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, na rua Euclides Pires de Assis, 205, também no Remanso Campineiro; HORTOFÁCIL, na rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco; e no próprio Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Praça da Cidadania, em Hortolândia, é aberta ao público em evento que teve presença do Governador de SP

Praça da Cidadania

Hortolândia marca um importante marco em sua trajetória ao inaugurar, nesta quinta-feira (25/04), a primeira Praça da Cidadania da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Fruto de uma parceria entre o Fundo Social da Prefeitura de Hortolândia e o Fundo Social do Governo do Estado de São Paulo, o complexo comunitário foi recebido com entusiasmo pela população, autoridades municipais e estaduais, incluindo o governador Tarcísio de Freitas e o prefeito José Nazareno Zezé Gomes.

A inauguração representa um avanço significativo para a cidade, sendo a primeira unidade do tipo na região e a sétima no estado de São Paulo.

Anuncio

“Esta é mais uma obra impulsionada pela boa relação com o Governo do Estado. O cuidado com as pessoas, que já é uma marca consagrada em Hortolândia, está também alinhado com as diretrizes do governo estadual”, destacou o prefeito Zezé Gomes, ressaltando a importância da parceria para o desenvolvimento da cidade.

Praça da Cidadania

Governador Tarcísio de Freitas fala sobre a Praça da Cidadania

O governador Tarcísio de Freitas reiterou o compromisso do estado com Hortolândia, enfatizando a importância da Praça da Cidadania como um espaço de formação, lazer e inclusão social. “Hortolândia pode esperar sempre esta parceria do governo do estado. A Praça de Cidadania vai ser um local que permitirá formar novos microempreendedores ou abrir as portas de mercado de trabalho para muitas pessoas”, afirmou o governador.

Localizada no Jardim Nova América, a Praça da Cidadania de Hortolândia abrange uma área construída de 7 mil metros quadrados, oferecendo uma ampla gama de infraestrutura para atividades esportivas, de lazer e formação profissional. O espaço inclui quadra poliesportiva coberta, quadra de futebol society, pista de skate, pista de caminhada, bicicletário, parque infantil, academia ao ar livre, horta comunitária e redário.

Advertisement

Um dos diferenciais da Praça da Cidadania é a presença da Escola de Qualificação Profissional, com dez salas destinadas a oferecer cursos diversos, como informática, gastronomia, moda e arte, beleza e bem-estar, entre outros. Essa iniciativa visa capacitar a população e abrir novas oportunidades de trabalho e empreendedorismo.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Calorão bate 32ºC e deve subir mais na próxima semana em Hortolândia

diminuir o calor dentro de casa

A previsão para a sexta-feira (26) é de predomínio de céu claro pela manhã e à noite, mas períodos de céu parcialmente nublado à tarde.

Não se descarta a ocorrência de pancadas muito rápidas e isoladas à tarde, uma vez que o teor de vapor de água e a presença de calor poderão favorecer o desenvolvimento de algumas nuvens ao ponto de ocasionar chuvas, embora as chances sejam pequenas. No entanto, não há riscos associados. As temperaturas ficam entre 19 e 32ºC.

Anuncio

A tendência para o sábado é de predomínio de sol, com períodos de céu parcialmente nublado. As temperaturas ficam entre 19 e 32ºC.

sáb.
33°21°

Advertisement

dom.
33°20°

seg.
34°20°

ter.
34°19°

qua.
34°20°

Advertisement

qui.
34°20°

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

Modernização no Campo do Rosolém

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência para toda a área.

Na noite de ontem (23), o prefeito Zezé Gomes esteve pessoalmente no local para vistoriar a conclusão dos trabalhos. Ele comentou ainda o seguinte:

Anuncio

Realizamos o teste da nova iluminação após a troca das lâmpadas e a realocação das torres para trás da arquibancada, melhorando a visibilidade dos torcedores, no Campo do Rosolém. O espaço está bonito e agradável para receber os jogos de futebol da nossa cidade. O gramado também foi renovado, assim como a área externa ao redor da praça esportiva. O trabalho não para por aqui. Até um brinquedão para as crianças será instalado. O campo recebeu ampliação da arquibancada, enfim, tudo pronto para a nossa temporada de competições. Continuamos fortalecendo o esporte e contribuindo com a melhoria das estruturas esportivas de Hortolândia“.

Mais detalhes sobre a Modernização no Campo do Rosolém

Essas melhorias não apenas beneficiam os praticantes e admiradores do futebol amador, mas também reforçam o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento do esporte local e com o bem-estar da comunidade.

Advertisement

Com uma estrutura revitalizada e mais funcional, o Campo do Rosolém está preparado para receber emocionantes partidas e eventos esportivos, proporcionando momentos de lazer e integração para todos os moradores de Hortolândia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

Praça da Cidadania Praça da Cidadania
Nossa Cidade2 horas ago

Praça da Cidadania, em Hortolândia, é aberta ao público em evento que teve presença do Governador de SP

Hortolândia marca um importante marco em sua trajetória ao inaugurar, nesta quinta-feira (25/04), a primeira Praça da Cidadania da Região...

diminuir o calor dentro de casa diminuir o calor dentro de casa
Nossa Cidade5 horas ago

Calorão bate 32ºC e deve subir mais na próxima semana em Hortolândia

A previsão para a sexta-feira (26) é de predomínio de céu claro pela manhã e à noite, mas períodos de...

sp101 sp101
Nossa Região6 horas ago

SP 101 vai ganhar passarela, confira:

A Rodovias do Tietê, concessionária responsável pela administração das rodovias que formam o Corredor Leste da Rodovias do Tietê, inicia...

concurso concurso
Brasil10 horas ago

Local de prova do Concurso Unificado é divulgado hoje

Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) disponibiliza, nesta quinta-feira (25), às 10h, o Cartão de Confirmação...

Mega-Sena Mega-Sena
Brasil11 horas ago

Mega-Sena sorteia hoje prêmio estimado em R$ 6 milhões

Na noite desta quinta-feira (25), ocorre o sorteio da Mega-Sena, concurso número 2717, com prêmio principal estimado em R$ 6...

Dia Mundial da Água Dia Mundial da Água
Nossa Região11 horas ago

O reúso da água é tema de seminário técnico voltado para a indústria da região de Campinas

Em 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25/05), será realizado o seminário técnico Conexão Opersan, especialmente desenvolvido para...

campeonato de boxe melhor idade campeonato de boxe melhor idade
Esportes23 horas ago

Melhor idade de Hortolândia competem em campeonato de Boxe

Luvas, protetor bucal, capacete e coletes de proteção são alguns dos equipamentos que os idosos de Hortolândia usarão no 1º...

Advertisement
cinema

Populares