Com a proximidade do fim de semana, a Prefeitura de Hortolândia tem uma dica de programa de entretenimento para as famílias curtirem em casa, com segurança. É o espetáculo com bonecos de luvas “As pelejas de Severino em busca do Boi Suvaco”, do grupo de teatro de animação Canoa Encantada. A peça será disponibilizada a partir desta sexta-feira (12/03)  no canal do YouTube da Secretaria de Cultura (CLIQUE AQUI). O espetáculo, com duração de 45 minutos, estará disponível até a próxima segunda-feira (15/03). A classificação etária é a partir dos 7 anos. O espetáculo é um dos projetos contemplados com recursos da lei federal Aldir Blanc, que oferece subsídio para artistas, grupos, empresas e profissionais do setor artístico-cultural da cidade que tiveram as atividades afetadas pela pandemia do Coronavírus.

Inspirado na literatura de cordel, a peça conta a história do vaqueiro Severino Lombo Cansado que entra nas terras do temido Capitão João Redondo em busca de um boi perdido. Mas o vaqueiro descobre que as terras são assombradas pelo terrível Fantasma do Jaraguá Encantado. 

De acordo com Genivaldo Aleixo, um dos fundadores do grupo teatral, a partir da influência da literatura de cordel, a peça mostra o universo da cultura popular do Nordeste brasileiro. “O espetáculo destaca os arquétipos do teatro de mamulengos e dos folguedos populares e ritmos musicais típicos como xaxado e embolada. O personagem Severino é a representação do homem simples que, mesmo pelejando na dureza da vida, mantém acesa a chama do sonho e da alegria herdados por meio das manifestações culturais de seu povo”, explica Genivaldo.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia