Ação da Prefeitura faz parte dos trabalhos de revitalização da principal área de lazer do bairro

A Prefeitura de Hortolândia iniciou, nesta quarta-feira (31/07), a instalação de mesas e bancos no entorno da lagoa do Jardim Amanda. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, foram colocadas seis mesas com três bancos em cada, totalizando 18 assentos. O objetivo é ocupar a área de lazer, oferecendo um espaço de confraternização e entretenimento. O trabalho faz parte das ações de revitalização da área.

Também no entorno da lagoa, a Administração continua os serviços para instalar postes de iluminação com a tecnologia LED. A Prefeitura realiza a escavação nos pontos onde serão instalados os postes estilizados das novas luminárias, cujo formato lembra os estais da Ponte da Esperança (Estaiada). O modelo utilizado será o mesmo do implantado no Parque Socioambiental Lago da Fé. 

De acordo com o Setor de Iluminação da Secretaria de Serviços Urbanos, os postes terão braços duplos, acoplando duas lâmpadas em cada. Inicialmente, serão realizadas 49 escavações. Após a escavação, o espaço já recebe a concretagem que deixa a base dos postes montada para receber a instalação.

Atualmente, o espaço no entorno da lagoa do Jardim Amanda conta somente com a iluminação dos postes das vias que estão ao redor do espaço, que são de vapor de sódio. Com a instalação das luminárias com tecnologia LED, o espaço passará a ser mais iluminado, proporcionando segurança à população que utiliza a área para realizar práticas esportivas noturnas. Além disso, as vias também ficarão mais iluminadas, após a conclusão do serviço.

REVITALIZAÇÃO

O entorno da lagoa recebe, periodicamente, limpeza e poda do mato. Serviços de paisagismo também são realizados. O local ainda receberá o desassoreamento e a retirada de aguapés no espelho d’água. O serviço tem o objetivo de limpar e permitir mais fluidez à água, além de remover aguapés, outros sedimentos orgânicos e detritos acumulados com o tempo.

FISCALIZAÇÃO

O Jardim Amanda também receberá a próxima etapa do mutirão de fiscalização contra ligações irregulares de esgoto, iniciado pela Prefeitura e a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), em abril deste ano. A ação tem o objetivo de identificar as residências com ligações de esgoto na rede de águas pluviais que deságuam na lagoa, poluindo a água e fortalecendo o crescimento de plantas aguapés. 

Além de fiscalizar, a Administração realizará um trabalho educativo e de conscientização, com a entrega de panfletos que explicam a importância de os moradores regularizarem as ligações de esgoto no bairro. 

PIC

A reestruturação do sistema de iluminação e a revitalização da lagoa do Jardim Amanda são ações que fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), iniciativa que prevê mais de 100 intervenções e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As ações do PIC são realizadas por meio de parcerias da Prefeitura com a iniciativa privada, os governos estadual e federal.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Artigo anteriorEscola de Educação Integral de Hortolândia é apresentada na Unicamp
Próximo artigoHortolândia inaugura primeira agência de cooperativa de crédito