Potencial econômico do município atrai o Sicoob, que tem foco no pequeno e médio empreendedor

Para alavancar a retomada do crescimento econômico de Hortolândia, a Prefeitura tem realizado ações voltadas aos diferentes setores produtivos. A mais nova delas é trazer para o município o Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil) Ouro Verde. Para marcar sua chegada, a cooperativa inaugurou, nesta quarta-feira (31/07), o primeiro ponto de atendimento na cidade, localizado na rua Luiz Camilo de Camargo, 890, na região central. O evento contou com a participação do prefeito Angelo Perugini, da secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Monique Freschet, e do presidente do Conselho de Administração da cooperativa, Rafael de Giovanni Netto, e diretores da cooperativa. 

Netto explicou que a inauguração marca a expansão da cooperativa no Estado de São Paulo. O ponto de atendimento de Hortolândia é o segundo a ser aberto na região. A cooperativa foi fundada em 2003, em Londrina (PR), e conta com mais de 4 milhões de cooperados no país e 2.900 pontos de atendimento distribuídos por todos os estados brasileiros. “Desde o início, nosso foco é oferecer um melhor atendimento aos pequenos e médios empresários e ajudar no desenvolvimento de seus negócios. E, com isso, contribuir com o desenvolvimento da cidade”, salientou Netto. Dentre os fatores que a cooperativa levou em conta para abrir a agência, Netto destacou o expressivo PIB (Produto Interno Bruto) Per Capita do município, que é de R$ 52.570, de acordo com dados de 2016 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e o fato da cidade ainda não ter uma agência da cooperativa. 

O prefeito Perugini destacou o modelo da cooperativa em que a partilha dos lucros é feita entre os associados. “O Sicoob chega na hora certa, uma vez que o município está com várias obras em andamento. Com isso, tem muitas pessoas e empresas querendo investir em Hortolândia. Em razão disso, vocês, do Sicoob, vão passar a ser muito procurados e participarão do crescimento econômico do município. Isso significa emprego e renda para nossa população”, ressaltou Perugini.   

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Monique Freschet, salientou que a inauguração é resultado das conversas da Prefeitura com o Sicoob nas quais mostrou informações e números sobre o potencial de Hortolândia para trazer a cooperativa ao município. “A chegada do Sicoob é o reflexo da atratividade do município, que cresce com ritmo cadenciado e à frente da Região Metropolitana de Campinas (RMC), e do esforço do Prefeito Angelo Perugini em buscar investimentos e a melhoria do ambiente de negócios da cidade. O Sicoob vai ajudar a fortalecer o comércio e a indústria local”, destacou Monique.

A secretária ressaltou, ainda, que, antes da inauguração do ponto de atendimento, a Prefeitura e o Sicoob realizaram uma primeira parceria em maio deste ano, quando a Administração realizou o Feirão de Crédito Empresarial, que contou com a participação da cooperativa e de outras instituições financeiras.

ALTERNATIVA

A secretária Monique Freschet salienta que o Sicoob tem uma atuação ampla, mas voltada especialmente ao pequeno e médio empresário. “O Sicoob tende a proporcionar uma alternativa de sistema bancário bastante sinérgica ao posicionamento e ao pensamento do empreendedor local. É a primeira cooperativa de crédito a se instalar em Hortolândia e motivo de muita celebração para nós. Além disso, a instalação da agência em local estratégico na rua Luiz Camilo de Camargo vai proporcionar movimento e adensar o comércio local”, explicou Monique.

Além de crédito, o Sicoob oferece outros produtos e serviços financeiros ao pequeno e médio empresário. Dentre os diferenciais, o presidente da cooperativa, Rafael de Giovanni Netto, destaca preços mais baratos para associados, taxas e prazos condizentes com o perfil do negócio de cada empresário. Para o primeiro ano, a meta da cooperativa é ter entre 500 a 600 associados na cidade.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Artigo anteriorEntorno da lagoa do Jd. Amanda recebe mesas e bancos para descanso
Próximo artigoProjeto “Happy Quinta” tem apresentação do grupo Piano & Cia.