Nossa Cidade

Diversas vagas para cursos gratuitos de música em Hortolândia

Cursos são para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade  

Com o avanço da imunização contra a COVID-19, Hortolândia prossegue com a retomada gradual de atividades presenciais. Nesta segunda-feira (18/10), a Prefeitura abre as inscrições para novas turmas dos cursos de iniciação musical para crianças e adolescentes ministrados pelo CEMMH (Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia). As inscrições devem ser feitas das 8h às 7h, no próprio centro, localizado na rua Vicente Palhão s/nº, Jardim Santa Cândida. É necessário levar Carteira de Identidade e comprovante de residência. Menores de 16 anos devem fazer a inscrição acompanhados de pai, mãe ou responsável. O prazo de inscrição termina no dia 29 deste mês. Os cursos começam no dia 3 de novembro.

Anuncio


Estão disponíveis 20 vagas para o curso de iniciação musical, que é para crianças de 6 a 10 anos alfabetizadas. As aulas serão realizadas às sextas-feiras, das 18h às 19h. De acordo com o coordenador do centro, maestro Marcio Beltrami, o curso busca despertar nas crianças o gosto pela música. “Os alunos terão iniciação sobre teoria musical e as notas musicais. O curso visa despertar a sensibilidade rítmica e auditiva e estimular o aprendizado e o trabalho em grupo”, destaca Beltrami. O maestro ainda salienta que o curso tem duração de um a dois anos, dependendo do desenvolvimento de cada aluno. 

Também há vagas disponíveis para cursos de instrumentos musicais. Para esses cursos não é necessário o aluno ter o próprio instrumento. Há vagas disponíveis para alunos na faixa etária de 10 a 16 anos nos seguintes cursos: oboé (4 vagas), percussão (1 vaga), trompa (3 vagas) e trompete (10 vagas). Já para alunos da faixa etária de 12 a 16 anos há vagas para os cursos de fagote (5 vagas), bombardino/trombone (3 vagas) e tuba (1 vaga). Para todos esses cursos, de acordo com o maestro Marcio Beltrami, caso o número de interessados seja maior que a quantidade de vagas oferecidas, os candidatos passarão por processo de avaliação. Quem não for aprovado, ficará em lista de espera.

O maestro ainda destaca que a realização dos cursos é importante por proporcionar aos alunos, à medida que se desenvolvem, a possibilidade de fazer parte de algum dos grupos de câmara do CEMMH, que são os seguintes: Banda Municipal, Banda Experimental, Da Campana Pra Fora, Madeira Brasil, Sopro de Prata, Turuntuntun e Vibrasax.   

Os cursos serão realizados de acordo com os protocolos sanitários que incluem o uso obrigatório de máscara por parte de alunos e professores dentro do centro durante o período de aulas e distanciamento. Haverá ainda medição da temperatura dos alunos na entrada e disponibilização de álcool gel. O maestro ainda ressalta que todos os instrumentos musicais utilizados nos cursos passarão por higienização.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo