Nossa Cidade

Prefeitura orienta população a fazer o descarte correto de resíduos para evitar acúmulo de lixo em lagoas

Grade de proteção instalada pela Prefeitura no Observatório Ambiental Parque Escola impediu que resíduos contaminassem a lagoa do local

Com o início da temporada de chuvas, Hortolândia voltou a registrar um problema ambiental, causado pelo descarte irregular de resíduos. Em virtude das chuvas registradas na cidade, neste domingo (17/10) e nesta segunda-feira (18/10), houve acúmulo de lixo e materiais recicláveis na borda da lagoa do Observatório Ambiental Parque Escola (antigo Creape), localizado na rua Bolívia, 290, Jardim Santa Clara do Lago.

Anuncio


O material não se espalhou porque a Prefeitura instalou uma grade de proteção na borda com o objetivo de impedir que resíduos ultrapassem a barreira e contaminem a lagoa. A Prefeitura fez a instalação da grade em fevereiro deste ano. Nesta segunda-feira, estava prevista a retirada dos resíduos presos na grade, ação pelas Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Serviços Urbanos. No mês passado, a Prefeitura reabriu o Observatório Ambiental Parque Escola, que recebeu diversas melhorias e benfeitorias para que a população possa desfrutar de momentos lazer.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o acúmulo de lixo nas bordas da lagoa acontece porque a população faz o descarte irregular de resíduos e materiais recicláveis, tais como garrafas PET e plástico, em vias públicas. Esse material é arrastado pela chuva, cai na rede subterrânea de águas fluviais e se acumula em diferentes pontos da cidade. Além disso, o descarte irregular de resíduos também pode causar o entupimento da rede de esgoto. 

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável reforça a orientação para que a população também faça sua parte e colabore para manter a cidade limpa e evitar esses problemas. Os moradores devem fazer o descarte correto de resíduos e materiais reaproveitáveis nos 11 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) disponíveis na cidade. Em breve, a Prefeitura inaugurará mais dois PEVs. A lista dos PEVs está disponível no site da Prefeitura, por meio deste LINK.

ESGOTO

Outra ação importante que a Prefeitura realiza para manter a limpeza da lagoa do Observatório Ambiental Parque Escola é fazer a fiscalização para coibir o lançamento de esgoto irregular no local. “Nossa equipe de fiscalização está percorrendo as empresas e os comércios da região para verificar as ligações de esgoto. Já a equipe da Secretaria de Serviços Urbanos verifica as ligações das residências para identificar e resolver o problema. Mas infelizmente, por falta de responsabilidade e sensibilização de empreendimentos do entorno, a lagoa acaba sendo afetada. Depende de todos, não só do poder público, para resolvermos esse problema. É necessário que cada um faça sua parte e faça a eliminação dos dejetos na rede de esgoto de forma forma adequada”, alerta a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável , Eliane Nascimento Oliveira. 

ITINERANTE

Para conscientizar a população sobre a importância de fazer o descarte correto de resíduos, a Prefeitura de Hortolândia realiza o trabalho de educação ambiental itinerante em diferentes regiões da cidade. No sábado (16/10), uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável orientou e distribui material explicativo para a população no Parque Socioambiental Chico Mendes, na região central. Na abordagem, os agentes municipais também conversaram com as pessoas sobre a importância de se evitar queimadas e, também, sobre guarda responsável de animais. 

Ainda na ação, dois agentes fantasiados realizaram encenações lúdicas e interagiram com as crianças. O coordenador do Núcleo de Educação Ambiental, Ricardo Zanoni, destacou a receptividade do público infantil. “As crianças se sensibilizaram muito com a questão da guarda responsável de animais. Outro ponto positivo que percebemos foi a pouca quantidade de lixo no parque. É a questão do exemplo. Quando as pessoas vão a um lugar que está limpo, isso as estimula para que não joguem lixo no local”, elogiou Zanoni. De acordo com o coordenador, nas próximas semanas a ação será realizada no Parque Remanso das Águas, Lago da Fé e na praça do Novo Ângulo.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo