21 de maio de 2024
Nossa Cidade

Descarte consciente de eletroeletrônicos aumenta em Hortolândia

descarte consciente de eletroeletronicos em hortolandia

População adere à campanha da Prefeitura e procura pontos de coleta

Aumentou o descarte consciente de resíduos eletroeletrônicos em Hortolândia, nos cinco primeiros meses da campanha de educação ambiental realizada pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente. A boa notícia pautou as discussões na área ambiental, nesta quinta-feira, segundo dia da programação especial para a Semana Mundial do Meio Ambiente, promovida pela Administração, em parceira com o Centro Paula Souza. As ações de conscientização, orientação e práticas visando à proteção e conservação do meio ambiente se encerram nesta sexta-feira, dia 7, na ETEC (Escola Técnica Estadual), no jardim Santana.

Para a direção da Secretaria de Meio Ambiente, a população tem, gradativamente, se engajado na campanha e procurado os pontos de coleta voluntária, conforme mostram os relatórios da empresa Reciclo Metais. O projeto é uma parceira com a Prefeitura que capta, descaracteriza e destina, de forma ambiental e socialmente correta, materiais como peças de eletrônicos, celulares, aparelhos de telefone, baterias, pilhas, chapinhas e secadores de cabelo. As 20 caixas em madeira MDF, com o logo da campanha, foram distribuídas pela cidade, em escolas, estabelecimentos comerciais e órgãos públicos.

Cerca de 1,16 tonelada foi coletada pela municipalidade no período que vai de meados de janeiro a março deste ano, de acordo com o primeiro relatório feito sobre a coleta, em 5 de março. Naquele intervalo, o destaque ficou por conta dos eletrônicos mistos (aparelhos de som, ventiladores, aspiradores de pó, videocassetes e chapinhas de cabelo), monitores e aparelhos de TV, plásticos e metais, cabos elétricos, pilhas e baterias.

Já no segundo boletim, datado de 3 de maio, relativo ao mês de abril, o total de “lixo eletrônico” coletado chegou a quase 1,7 tonelada. A exemplo do que aconteceu anteriormente, os eletrônicos mistos, plásticos e metais, pilhas e baterias foram os equipamentos mais descartados, assim como os computadores (desktop), placas e componentes eletrônicos.

O boletim mais recente, com data de 29 de maio, ainda parcial, mostra que, no dia 27 do mês passado, foram descartados nos recipientes próprios aproximadamente 0,13 tonelada de equipamentos inservíveis. Mas, desta vez, pilhas e baterias superaram os eletrônicos mistos.

Por conta destes resultados, a Prefeitura resolveu manter a campanha de coleta de eletroeletrônicos por tempo indeterminado e tornar permanentes os pontos de coleta, uma vez que a população aderiu à mobilização. A Secretaria de Meio Ambiente avalia como positiva a campanha do Descarte de Eletrônicos, neste primeiro semestre de atividades.

Tivemos um aumento significativo no descarte”, comemora a diretora de Meio Ambiente, Eliane Nascimento. “Isto significa que a população aprovou e está participando desta ação, fruto do trabalho de educação ambiental que os nossos agentes estão realizando nos bairros, bem como das palestras realizadas nas escolas, entidades, USFs (Unidades de Saúde da Família), entre outros locais, contribuindo para reduzir os impactos ambientais causados pelos eletrônicos, quando são descartados de forma incorreta”, explica.

Semana Mundial do Meio Ambiente

Após palestra sobre o descarte de resíduos e a preservação da fauna, houve o plantio de árvores e a disponibilização do recipiente para o descarte de eletrônicos. Este ponto de coleta substitui, a partir de agora, o que havia no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Novo Ângulo, local onde não foi registrada demanda. À tarde, o Grupamento Municipal de Proteção Ambiental apresentou suas ações. A ETEC Hortolândia está localizada na Rua Capitão Lourival Mey, 750, no Jd. Santana.

O tema da Semana Mundial de Meio Ambiente, neste ano, “Pensar, comer, conservar: diga não ao desperdício”, foi definido pelo PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). O intuito é diminuir a significativa quantidade de alimentos, próprios para o consumo, desperdiçada por consumidores e comerciantes. Desperdício que é ainda mais preocupante, se considerada a quantidade de seres humanos que passam fome nos países e nas regiões mais empobrecidas do planeta.

O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado anualmente, no dia 5 de junho, a partir de 1972. A data foi estabelecida para promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente a fim de alertar o público mundial e os governantes com relação aos perigos de negligenciarmos as tarefas de zelar pelo meio ambiente.

Confira a programação:

Semana Mundial do Meio Ambiente

Data: Quinta-feira (06/06)
Local: ETEC- Centro Paula Souza
Endereço: Rua Capitão Lourival Mey, 750, Jd. Santana

9h às 10h – Palestra: Descarte de resíduos e preservação da fauna
10h às 10h30 – Plantio de árvores e disponibilização do recipiente para o descarte de eletrônicos
13h30 às 14h30 – Palestra: Descarte de resíduos
14h30 às 15h – Apresentação das ações do Grupamento Municipal de Proteção Ambiental

Data: Sexta-feira (07/06)
Local: ETEC- Centro Paula Souza
Endereço: Rua Capitão Lourival Mey, 750, Jd. Santana

9h às 10h – Palestra: Descarte de resíduos e preservação da fauna
13h30 às 14h30 – Palestra: Descarte de resíduos
14h30 às 15h – Apresentação das ações do Grupamento Municipal de Proteção Ambiental

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98