Nossa Cidade

Defesa Civil de Hortolândia alerta para baixa umidade do ar

Ação visa orientar sobre os perigos das queimadas

O índice de URA (Umidade Relativa do Ar) em Hortolândia atingiu 29,7% na tarde desta segunda-feira (17/07), o que, de acordo com o Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas), significa estado de atenção. Isto acontece quando o índice varia de 30% a 20%. A Defesa Civil do município alerta a população a fim de que evite queimadas, descarte irregular de resíduos e procure manter a hidratação, sobretudo neste período do ano em que há pouca quantidade de chuvas.

Anuncio


O período de estiagem é propício à ocorrência de incêndios, que além de comprometerem o meio ambiente, podem afetar a saúde. Em caso de queimadas e incêndios, a população deve acionar, pelo número 193, o Corpo de Bombeiros, a quem compete o combate a focos de incêndio. Se o caso é de descarte irregular de resíduos, o que pode favorecer a ocorrência de queimadas, a população denunciar à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, via aplicativo WhatsApp, no número 99976-1840.

Cuidados com a saúde

Com o tempo seco, aumenta a concentração de poluição na atmosfera, o que pode afetar a saúde, causando gripes, doenças respiratórias, alergias, irritação nos olhos, nariz e garganta, entre outros problemas. Para evitar tudo isso, é fundamental tomar cuidados como beber água, incluir frutas e vegetais na alimentação, higienizar os olhos com algodão úmido para evitar irritações e conjuntivite.

Outras recomendações são limpar a casa com pano úmido, manter portas e janelas abertas para melhorar a circulação do ar no ambiente, evitar objetos que possam acumular pó (tapetes, cortinas, entre outros). A Defesa Civil recomenda ainda evitar o uso de ar-condicionado, pois o equipamento resseca ainda mais o ar. Para manter o ambiente umidificado, é preferível usar toalhas ou bacias com água, colocadas em diferentes cômodos da casa, evitando deixar água parada por muito tempo para evitar que o local se torne criadouro de larva do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika.

De acordo com a Defesa Civil, são quatro os níveis monitorados: I – Observação, quando a URA é de até 30%; II – Atenção, em que a URA varia de 30% a 20%; III – Alerta, quando a URA varia de 20% a 12%; IV – Emergência, quando a URA fica abaixo de 12%.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo