Connect with us

Nossa Cidade

Com o apoio da Prefeitura, ‘CDEH’ quer trazer Senai ferroviário para Hortolândia

Administração vai ceder área para construção de escola profissionalizante

Senai Ferroviário

Anuncio

Trazer para Hortolândia uma unidade do Senai Ferroviário (Serviço Nacional de Aprendizado Industrial), oferecido pelo sistema S, da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Este foi o tema mais discutido, na tarde desta quinta-feira (11/07), durante a terceira reunião do CDEH (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Hortolândia), que teve como convidado especial o diretor do Departamento de Ação Regional da Fiesp e presidente do Conselho Sesi/Senai de Campinas e Região, Rui Rabelo. A vinda do Senai ferroviário para Hortolândia é apoiada pela Prefeitura.

A reunião mensal do conselho contou com representantes da Câmara Municipal, AEAH (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Hortolândia), ACIAH (Associação Comercial e Industrial de Hortolândia), CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e Prefeitura, por meio das Secretarias de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, de Meio Ambiente e Planejamento Urbano.

Importância do setor ferroviário

Advertisement

O tema da instalação de uma escola de alto nível para formação de mão de obra ferroviária na cidade já havia sido discutido na primeira reunião do Conselho, no dia 02 de maio. Agora, voltou à pauta embasado por números que traduzem a importância do setor não apenas para o município, mas para a região de Campinas.

No ofício entregue à Rabelo ratificando o pedido, endereçado ao presidente da Fiesp, Paulo Skaff, o presidente do CDEH, Dimas Correa Pádua, secretário municipal de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, informa que há, em Hortolândia, pelo menos cinco empresas que atuam na área: Bombardier, Amsted Maxion, CAF, Progress Raid-Catterpillar e Hewitt. Juntas, elas geram em torno de 3 mil empregos diretos, com faturamento anual de R$ 1,5 bilhão. Com o intuito de mostrar a pujança e o desenvolvimento econômico do município nos últimos anos, no documento também são listadas outras empresas de grande porte, que geram 4 mil empregos diretos, tais como IBM, Dow Corning, Magnetti Marelli, EMS, Dell e Wickbold.

Além dos dados sobre o setor, o presidente do Conselho apresentou ao diretor da Fiesp um croquis, onde está assinalada uma área na região central, ao lado da linha férrea e às margens do Ribeirão Jacuba, que a Prefeitura pretende ceder à Fiesp para a construção do Senai Ferroviário. Desde o lançamento da proposta, na primeira reunião, a Administração tem levantado dados e realizado ações no sentido de mostrar a importância desta demanda à presidência da Fiesp.

“Esta é uma demanda antiga do setor ferroviário. Hortolândia hoje é o berço do setor ferroviário na nação. Empresas do porte de Amsted Maxion, Bombardier, CAF, Catterpillar e outras de grande porte estão instaladas no nosso município, gerando cerca de três mil empregos diretos e oito mil indiretos, mostrando que é uma atividade de grande importância para Hortolândia e o Estado de São Paulo”, afirma Dimas Pádua. “É mais do que justo ter o Senai ferroviário na nossa cidade. Ele vem consolidar o setor ferroviário no nosso município. É um setor de fundamental importância para garantir emprego e renda para os nossos trabalhadores. A capacitação é fundamental para ampliarmos o setor no município”, acrescenta.

Advertisement

“O futuro da região está no desenvolvimento de modais ferroviários. Em termos rodoviários, nós já temos tudo o que podemos sonhar de bom. Tem que diversificar. Vai ter que ter investimento em novos modais ferroviários e a região precisa estar preparada porque, hoje, a cidade que está mais avançada nisso é Hortolândia. Então, a ideia de fazer aqui a qualificação profissional da área é muito importante para que haja o real e necessário desenvolvimento deste setor aqui na região”, defende o diretor titular do CIESP-Campinas, José Nunes Filho, membro do CDEH.

Hortolândia tem a principal e o mais importante pólo de indústria do setor. Há um conjunto de fatores para a atração desta escola. O Senai acredita que a qualificação e a formação de mão de obra são o principal instrumento de desenvolvimento na cidade, aliadas a boa infra-estrutura, qualidade de vida, preservação do meio ambiente e qualidade no ensino fundamental”, assinala Rui Rabelo, diretor do Departamento de Ação Regional da Fiesp.

“Esta escola não atenderá somente Hortolândia, mas toda a região. O mais importante é conseguir formar aqui um grande pólo da indústria férrea no Brasil. E isso faz parte de um momento histórico do desenvolvimento da cidade, que é poder trazer para a região e o País, e aqui tornar um pólo de desenvolvimento do setor férreo para a América Latina e mudar o conceito atual de transporte, que é feito sobre pneus, para que seja feito sobre trilhos e isto seria muito importante”, acrescenta Rabelo.

O prefeito Antonio Meira adiantou que, no mês de setembro, o presidente da Fiesp, Paulo Skaff, visitará Hortolândia para conhecer a área que a Prefeitura pretende ceder para a construção da escola. “O Senai Ferroviário vai ser mais um avanço da cidade na qualificação profissional dos trabalhadores. Vamos apoiar a Fiesp no que for preciso para a escola ser implantada em Hortolândia”, disse o prefeito, nesta quinta-feira (11/07), durante reunião com moradores do Residencial São Sebastião.

Advertisement

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

Modernização no Campo do Rosolém

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência para toda a área.

Na noite de ontem (23), o prefeito Zezé Gomes esteve pessoalmente no local para vistoriar a conclusão dos trabalhos. Ele comentou ainda o seguinte:

Anuncio

Realizamos o teste da nova iluminação após a troca das lâmpadas e a realocação das torres para trás da arquibancada, melhorando a visibilidade dos torcedores, no Campo do Rosolém. O espaço está bonito e agradável para receber os jogos de futebol da nossa cidade. O gramado também foi renovado, assim como a área externa ao redor da praça esportiva. O trabalho não para por aqui. Até um brinquedão para as crianças será instalado. O campo recebeu ampliação da arquibancada, enfim, tudo pronto para a nossa temporada de competições. Continuamos fortalecendo o esporte e contribuindo com a melhoria das estruturas esportivas de Hortolândia“.

Mais detalhes sobre a Modernização no Campo do Rosolém

Essas melhorias não apenas beneficiam os praticantes e admiradores do futebol amador, mas também reforçam o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento do esporte local e com o bem-estar da comunidade.

Advertisement

Com uma estrutura revitalizada e mais funcional, o Campo do Rosolém está preparado para receber emocionantes partidas e eventos esportivos, proporcionando momentos de lazer e integração para todos os moradores de Hortolândia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Parque Linear do Perón

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do Parque Linear do Perón, localizado na altura da Avenida Antônio da Costa Santos, entre a Rua Cachoeira Paulista e a Rua Um, na região do Parque Perón.

A previsão é que o novo equipamento público seja entregue à população ainda no primeiro semestre deste ano, coincidindo com as comemorações do aniversário de 33 anos de Hortolândia.

Anuncio

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o futuro parque terá aproximadamente 14 mil metros quadrados e contará com playground, quiosques, academia ao ar livre e pista de caminhada conectada ao Corredor Metropolitano.

No entanto, um dos aspectos mais significativos da obra envolve questões históricas e ambientais: a preservação da nascente do Ribeirão Jacuba. Este curso d’água é intrinsecamente ligado às origens do município, às lutas pela emancipação e é considerado o principal curso d’água da cidade.

Advertisement

A nascente do Jacuba, que emerge no Perón, atravessa diversos bairros, como Jd. Santa Emília e Vila Inema, e passa pelo Parque Socioambiental Remanso das Águas, cortando o município até encontrar o Ribeirão Quilombo, já em Sumaré, conforme informações da Secretaria de Meio Ambiente.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

vacinação contra Dengue

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Amanda I, Campos Verdes e Rosolém. Segundo a Secretaria de Saúde, serão distribuídas senhas até às 16h.

A vacinação é direcionada exclusivamente para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para receber a dose, é necessário apresentar algum documento com foto e o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).

Detalhes sobre a vacinação contra Dengue em Hortolândia

Anuncio

Hortolândia já recebeu 4.298 doses da vacina do governo do Estado, imunizando até o momento 411 pessoas. A expectativa da Secretaria de Saúde é ampliar esse número com a vacinação deste sábado.

Além da vacina contra a Dengue, também será realizada a imunização contra a gripe, porém exclusivamente para os públicos-prioritários da campanha deste ano.

Advertisement

Ana Paula Fernandes, coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, destaca a importância da vacinação e ressalta que o número de pessoas imunizadas até agora está dentro das expectativas.

Conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, a vacinação contra a Dengue consiste em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Cada UBS contará com três salas para vacinação contra a Dengue e uma sala para vacinação contra a gripe.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

campeonato de boxe melhor idade campeonato de boxe melhor idade
Esportes1 hora ago

Melhor idade de Hortolândia competem em campeonato de Boxe

Luvas, protetor bucal, capacete e coletes de proteção são alguns dos equipamentos que os idosos de Hortolândia usarão no 1º...

Modernização no Campo do Rosolém Modernização no Campo do Rosolém
Nossa Cidade5 horas ago

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência...

Parque Linear do Perón Parque Linear do Perón
Nossa Cidade7 horas ago

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do...

vacinação contra Dengue vacinação contra Dengue
Nossa Cidade8 horas ago

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de...

trem intercidades trem intercidades
Nossa Região8 horas ago

Trem Intercidades, que passaria pela RMC, tem assinatura do contrato suspensa

O Trem Intercidades, projeto que ligaria Campinas a São Paulo, teve sua assinatura de contrato de concessão suspensa, temporariamente, pela...

Jardim Nossa Senhora Auxiliadora Jardim Nossa Senhora Auxiliadora
Policial12 horas ago

Operação policial no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora apreende drogas e leva menor de idade para a delegacia

Na manhã da última segunda-feira (22), uma operação policial foi realizada no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, em Hortolândia, para coibir...

Jd. Santa Emília Jd. Santa Emília
Policial13 horas ago

Suspeito de tráfico de drogas tenta fugir da polícia, mas é detido no Jd. Santa Emília, em Hortolândia

Na madrugada de hoje (24), uma equipe policial seguia em patrulhamento pelo bairro Jd. Santa Emília, em Hortolândia, quando avistaram...

Advertisement
cinema

Populares