Com carteirinhas em ordem, será possível introduzir novas vacinas no calendário básico
A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde – Atenção Básica e Especializada, divulgou, nesta terça-feira, dia 3, o balanço geral da Campanha de Atualização Vacinal. Desde o dia 24 de agosto, quando a campanha teve início, até a última sexta-feira, quando o período de campanha foi encerrado, 877 crianças foram vacinadas. Cerca de 5.900 crianças foram até as unidades de saúde no período, para a conferência da atualização das vacinas obrigatórias até os cinco anos de idade. Com isso, as doses em atraso representam 14,86% entre as crianças avaliadas.
Durante a Campanha de Atualização Vacinal foi possível atualizar todas as doses obrigatórias, como por exemplo, a poliomielite, a penta injetável, a tríplice viral e outras previstas no calendário básico de vacinação.
Com o fim da campanha, será possível incluir novas vacinas no calendário básico, por orientação do Ministério da Saúde. Um exemplo é a vacina contra a varicela (catapora) que, nos próximos meses, será incluída na tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba). Esta passará a ser chamada de tetraviral.
Conforme orientação da Vigilância Epidemiológica estadual, a vacina vai entrar na rotina obrigatória após a capacitação de profissionais para a aplicação, a adequação de salas de vacina para a armazenagem e a liberação das doses pelo Ministério da Saúde.
Outras duas vacinas devem ser incluídas entre as obrigatórias, em 2014: HPV (que previne o câncer de colo de útero) e a Hepatite A. Os critérios para a inclusão das novas vacinas, que incluem a definição da idade correta e a quantidade de doses necessárias estão em estudo.
Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98