As rotas cicloviárias são espaços dedicados à circulação de ciclistas e suas bicicletas, mas é importante entender a diferença entre os tipos de estruturas de ciclomobilidade, como ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas, calçadas compartilhadas e calçadas partilhadas.
Hortolândia, por exemplo, tem investido, há tempos, em um planejamento que visa tornar o deslocamento de bicicletas mais seguro e eficiente.
Ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas
Ciclovias
As ciclovias são vias exclusivas para bicicletas, separadas do trânsito de veículos motorizados, o que as torna mais seguras, especialmente para ciclistas iniciantes. Elas, geralmente, estão localizadas nos canteiros centrais das avenidas e são sinalizadas para impedir o uso por pedestres.
Ciclofaixas
Já as ciclofaixas são separadas do trânsito motorizado por sinalização viária de solo, mas a pista de rolamento (asfalto) é compartilhada entre ciclistas e veículos. A circulação em ciclofaixas exige mais atenção, pois não há uma separação física entre bicicletas e carros.
Ciclorrotas
As ciclorrotas, por sua vez, são espaços compartilhados entre ciclistas e veículos, mas sem qualquer separação física ou demarcação exclusiva para as bicicletas. Essas rotas são indicadas para ciclistas em vias com menor fluxo de veículos e com limite de velocidade mais baixo.
Além disso, existem as calçadas compartilhadas, onde pedestres e ciclistas dividem o espaço, com a bike indicada para um local específico de circulação.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98