Nossa Cidade

Chuva coloca Hortolândia em estado de atenção

defesa civil

O volume de chuva registrado nestes primeiros dias do ano coloca Hortolândia em estado de atenção. A Defesa Civil, órgão da Secretaria de Segurança, registrou desde o dia 1° deste mês 128,3 milímetros de chuva, o volume  aumentou 32,3 milímetros, conforme comparação ao mesmo período de 2015, quando choveu 96 milímetros.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil enviou um informe meteorológico   à Defesa Civil de Hortolândia nesta quarta-feira (13/01). “Novas instabilidades formam-se no Estado, causando chuvas fortes com descargas elétricas e rajadas de vento, que podem vir seguidas de chuva fraca mais duradoura até o próximo sábado (16/01). Há risco para transtornos em todas as regionais paulistas, merecendo atenção especial as que já receberam elevado acumulado nos últimos dias. Após este período, não é esperada trégua da chuva, que se estende pelo começo da próxima semana. Recomenda-se o acompanhamento dos próximos boletins para atualização da previsão do tempo. ”, destacou a coordenadoria.

A Defesa Civil orienta a população sobre como proceder antes, durante e depois de inundação brusca ou em pontos de alagamentos. Com as obras de drenagem e canalização do Ribeirão Jacuba, realizadas pela Prefeitura, o município reduziu as  inundações desde 2013. No entanto, alguns pontos de alagamentos são verificados nos casos de fortes chuvas.

A Defesa Civil alerta a população para o risco de queda de muros, rachaduras e trincas nas residências. Além das equipes da Defesa Civil, em caso de ocorrências, a população conta com a atuação do Corpo de Bombeiros,que pode ser acionado pelo número 193. O número da Defesa Civil é 3897-6050.

Confira abaixo outras dicas de segurança:

Cuidados gerais:

Evitar cruzar pontes onde o nível do rio subiu;

Não se abrigar embaixo de árvores e se manter distante de postes;

Não se aproximar de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos;

Não se abrigar debaixo de árvores isoladas;

Não tomar água ou comer alimentos que estavam em contato com as águas da inundação.

Cuidados quando se está dentro de carros:

Ao primeiro sinal de chuva forte, evite sair de casa. Não corra riscos desnecessários. No entanto, se já estiver no trânsito, fique atento;

Aos primeiros sinais de alagamento, procure áreas elevadas para estacionar e aguarde o nível da água baixar;

Ande devagar, aumente a distância do veículo da frente e não feche os cruzamentos;

Sintonize seu rádio no noticiário local e procure informações sobre as áreas alagadas;

Não pare o carro próximo a árvores ou postes;

Evite áreas alagadas. As poças podem esconder crateras. Se for inevitável, ao atravessá-las, mantenha aceleração contínua em primeira. Aguarde que o carro que esteja a sua frente transponha a área alagada para, em seguida, proceder a sua travessia.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98