Connect with us

Nossa Cidade

Centro de Memória de Hortolândia abre neste sábado (24/06) com novidades tecnológicas

Publicado

em

Órgão da Prefeitura agora está equipado com câmera de monitoramento dos trens e Wi-Fi

Quer fazer um passeio cultural em Hortolândia neste fim de semana? A dica é visitar o Centro de Memória Professor Leovigildo Duarte Júnior, órgão da Prefeitura. O espaço está com duas novidades tecnológicas para o público. A primeira é uma câmera de monitoramento dos trens que passam na linha férrea ao lado do local. A outra novidade é a disponibilização gratuita de acesso à internet via Wi-Fi, que poderá ser utilizado somente pelos visitantes mediante uso de senha. O centro abre todo último fim de semana de cada mês para visitação. Exepcionalmente neste fim de semana, o espaço estará aberto somente sábado (25/06), das 9h às 13h, em virtude da realização do evento “Re Virada Cultural”, no domingo (26/06). O Centro de Memória está localizado na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco. 

A câmera de monitoramento dos trens foi inaugurada no evento “Café Com Viola”, realizado, em maio, pela Prefeitura em comemoração ao 31º aniversário de emancipação política de Hortolândia

O fornecimento e a instalação do equipamento foram feitos pelo grupo Railcam Brasil, que reúne admiradores e fãs de trens e ferrovias do Brasil e de outros países. Hortolândia é o segundo município a receber a câmera. A iniciativa conta com o apoio da empresa Rumo, concessionária do transporte ferroviário na cidade e na região, e da Prefeitura. 

O coordenador do grupo, Rafael de Arruda Bulcão, explica que a decisão de instalar o equipamento no Centro de Memória foi pelo fato da ferrovia ser parte importante da história do município. “Frequento o Centro de Memória desde 2013, 2014. Escolhemos instalar a câmera no local porque a cidade se formou e desenvolveu em função do trem e da Estação Jacuba, que está presente até hoje no município. Além disso, o Centro de Memória é um lugar seguro, com iluminação. É um ponto de encontro onde as pessoas podem tirar fotos e trocar informações”, destaca Bulcão. 

A câmera do tipo 360º foi instalada em um poste no terreno do Centro de Memória. O público pode acompanhar em tempo real as passagens dos trens no canal no YouTube do grupo. O equipamento funciona 24 horas. 

De acordo com o coordenador Rafael de Arruda Bulcão, desde a instalação da câmera no Centro de Memória, o canal do grupo no YouTube registrou 35.000 visualizações, número recorde alcançado até o momento pelo canal. Além da câmera, o grupo disponibilizou o Wi-Fi gratuito no espaço. 

O Centro de Memória ocupa o prédio da antiga estação ferroviária Jacuba, que foi restaurado pela Prefeitura e inaugurado em 2014. Com um acervo de objetos, fotos e materiais antigos, a unidade guarda parte importante da história do município.

Exposição em homenagem a Mestre Chiquinho

Os visitantes podem ainda conferir no Centro de Memória a atual exposição em cartaz, “Chiquinho: trajetória e legado do mestre do mundo”, em homenagem ao Mestre Chiquinho, um dos moradores mais ilustres de Hortolândia.

A exposição, inaugurada em dezembro do ano passado, reúne cerca de 100 objetos, dentre fotos, vestimentas, fantasias e outros itens, que fazem parte dos acervos pessoal de Mestre Chiquinho e do próprio centro. Um dos itens de destaque é uma foto antiga do avô de Mestre Chiquinho, que de acordo com ele, tem mais de 100 anos. “É a foto mais antiga da exposição”, conta o homenageado.

Nascido em Arealva (SP), Mestre Chiquinho, cujo verdadeiro nome é Francisco Aparecido Borges de Almeida, mora em Hortolândia desde 1976. Ele é conhecido por seu trabalho de preservar tradições culturais populares na cidade. Nos anos 1980, ele ajudou a criar a Companhia de Santos Reis “Rosa dos Anjos”, que mantém viva a tradição da Folia de Reis. 

Mestre Chiquinho é também um dos criadores do grupo Pioneiros do Catira, em 2006, que faz apresentações de catira, estilo de dança popular cujo ritmo é conduzido pelas batidas dos pés e das mãos dos dançarinos. Ele ainda é um dos idealizadores da Orquestra de Viola de Hortolândia, criada em 2009, e que inicialmente chamava-se Orquestra de Viola Comitiva da Esperança. Mais recentemente, Mestre Chiquinho criou o grupo Rainhas do Catira, formado por mulheres. Desde 2006, em parceria com a Prefeitura, Mestre Chiquinho coordena e ministra aulas de violão e viola caipira.

Documentário

O visitante ainda poderá conferir na exposição o documentário “Ao Mestre Chiquinho Com Carinho”. Com 30 minutos de duração, o documentário conta a vida do homenageado. O documentário apresenta entrevistas e depoimentos do próprio Mestre Chiquinho e de seus amigos, parentes, familiares e integrantes dos grupos coordenados por ele. 

O documentário ainda apresenta mais de 20 fotos do acervo pessoal de Mestre Chiquinho e do Centro de Memória. O documentário foi realizado pela Secretaria de Cultura em parceria com a produtora Rumo Audiovisual. O município foi selecionado pelo programa “Juntos Pela Cultura”, iniciativa da associação Amigos da Arte em parceria com o governo do Estado, para produzir o documentário. A direção é de Diego Freitas e Julia Rany Campos Uzun. O documentário também está disponível no canal do YouTube da Secretaria de Cultura.

Depois de conhecer a história de Mestre Chiquinho e do município, o visitante poderá ter a sorte de ver o trem passando ao lado do centro. Após o passeio, o público pode ainda descansar, tirar fotos e usufruir a área externa do centro, onde há árvores frutíferas (duas mangueiras e uma caramboleira) que oferecem sombras acolhedoras, principalmente nos dias de sol forte.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Equipes de saúde do município recebem capacitação sobre Varíola dos Macacos

Publicado

em

Prefeitura ministrou capacitações nesta segunda-feira (15/08) e na semana passada

Hortolândia está atenta para enfrentar o surto de Varíola dos Macacos. A Prefeitura promoveu uma formação sobre a nova doença para as equipes de saúde da rede municipal. O objetivo é capacitar as equipes para que estejam aptas a fazer atendimento qualificado e orientar a população. A atividade foi realizada na UBS (Unidade Básica de saúde) Santa Esmeralda, nesta segunda-feira (15/08). Participaram da formação cerca de 40 profissionais das UBSs, UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), do Hospital Municipal Mario Covas e do hospital particular existente na cidade.

A atividade foi ministrada pela Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica e CEI (Centro Especializado em Infectologia), órgãos da Secretaria de Saúde. Os profissionais receberam informações sobre a doença e instruções sobre o fluxo para fazer a coleta de amostra de pessoas com suspeita da doença e o monitoramento dos pacientes positivos e de pessoas que, por ventura, tenham contato ou convívio com pacientes infectados. Também na capacitação a Prefeitura concluiu a entrega dos kits de exames de coleta. Na semana passada, a Prefeitura já havia realizado uma capacitação. 

A Prefeitura de Hortolândia reforça para que a população tome cuidados para evitar a doença. 

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, o município tem sete casos notificados de Monkeypox, dos quais seis negativos e um positivo. O paciente do primeiro caso confirmado do município já se recuperou.

Fonte: Prefeitura

Continue Lendo

Nossa Cidade

Duas equipes fecham a 1ª fase do campeonato de futebol da categoria Super Master com 100% de aproveitamento

Publicado

em

Competição organizada pela Prefeitura de Hortolândia chega à semifinal

As equipes do C.V.I, C.V.A e Real Família foram os destaques da última rodada da primeira fase do campeonato de futebol da categoria Super Master, para jogadores a partir de 45 anos de idade. A competição é organizada pela Prefeitura de Hortolândia. C.V.I  e Real Família, do grupo B, venceram todos os jogos e se classificaram para a fase final com 100% de aproveitamento dos pontos. Na fase inicial, foram oito times divididos em duas chaves, com quatro equipes cada uma (ver resultados abaixo). Agora, a semifinal será decidida com partidas únicas. Em caso de empate, os finalistas serão decididos por cobranças de pênaltis.

“Chegamos ao final de mais uma fase de um campeonato de futebol organizado pela Prefeitura. A competição chega aos momentos finais e agradecemos a disposição dos jogadores que participaram e ainda participarão desta competição. Promover o esporte para todas as idades é um dos compromissos da Administração Municipal com a população”, comenta o secretário de Esporte, Gléguer Zorzin.

Para ficar por dentro das tabelas de jogos, classificação e tudo o que envolve o campeonato, basta baixar o aplicativo Placar Esportivo no smartphone. 

Confira os times participantes do Super Master de Hortolândia

Grupo A: Unidos do Boa Vista, C.V.A, Taquara City e União Boa Vista.

Grupo B: Real Família, Alinhados, Tamo Junto Solidários e C.V.I.

 

Resultados da quarta rodada:

Sábado (13/08)

Campo do Rosolém

13h30 – Tamo Junto 0x4  C.V.A 

15h15 – C.V.I 5×1 Unidos do Boa Vista 

 

Campo da Confibra

13h30 – Real Família 1×0 Taquara City    

 

Fonte: Prefeitura

Continue Lendo

Nossa Cidade

Trecho de ciclovia implantada na Estrada Municipal Sabina Baptista ganha concreto vermelho

Publicado

em

Trecho do Superviário, em obras de duplicação, fica ao lado do Parque Remanso das Águas

A Estrada Municipal Sabina Baptista de Camargo, em duplicação pela Prefeitura de Hortolândia, ganha novo trecho de ciclovia, com 640 metros de extensão, às margens da lagoa de contenção de enchentes do Parque Socioambiental Remanso das Águas, entre o Parque dos Pinheiros e o Carmem Cristina. Na manhã desta segunda-feira (15/08), operários da empresa contratada pela Prefeitura implantavam a via, com concreto pigmentado de vermelho. As intervenções fazem parte da obra do Superviário, em realização pela Secretaria de Obras.

Dois trechos da Estrada Sabina estão sendo duplicados. O que fica entre as ruas Flamboyant, Pacaembu e Cactos está com obras mais avançadas, quase prontas para uso. O segundo, iniciado posteriormente, avança em direção à rotatória que leva ao Jd. Nova América e ao viário central, recém-construído. É neste que está sendo construída a nova ciclovia, que se integrará à que passa por baixo da Ponte Estaiada.

Outro ponto que passa por intervenções é o da ponte da Vila Real, onde é feito o sistema de drenagem pluvial. Na última sexta-feira (12/08), operários implantaram as chamadas “bocas de lobo” no entorno da estrutura, que recentemente ganhou barreiras guarda-corpo (New Jersey) e placas de concreto armado que formarão o passeio de pedestres e a ciclovia.

O Superviário é o maior complexo viário de Hortolândia, em implantação pela Administração Municipal. As obras começaram há pouco mais de um ano, em junho de 2021, e tem previsão de término este segundo semestre. De acordo com a Secretaria de Obras, as intervenções já atingiram os 86,23% de realização. Por meio delas haverá a integração entre regiões antes afastadas ou de difícil acesso.

Fonte: Prefeitura

Continue Lendo

Noticias

Populares