A partir desta semana, estudantes da rede municipal de Hortolândia contam com uma ferramenta a mais na prevenção e combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. São as cartilhas “Juntos no combate ao Mosquito da Dengue”, publicadas em duas versões: uma para estudantes do Jardim II e outra para os do Ensino Fundamental. O material foi entregue, nesta terça-feira (10/03), a 36 coordenadores pedagógicos, durante reunião preparatória realizada no Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, no Remanso Campineiro. 

As cartilhas editadas pela Prefeitura contêm atividades lúdicas, interativas e informativas sobre o agente transmissor e resultam da parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação, Ciência e Tecnologia, bem como do Comitê de Arboviroses e da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas). O material de uso individual e consumível é destinado a alunos entre cinco e 11 anos de idade, do Jardim II (Educação Infantil) ao e 1º e 5º anos (Ensino Fundamental). A medida envolve 28 escolas da rede municipal, beneficiando mais de 13.500 alunos, segundo dados da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. 

“Com o material educativo em mãos, espera-se a continuidade das ações preventivas, quando alunos e professores das escolas de Hortolândia tenham mais uma ferramenta de informação e orientação sobre os cuidados necessários na prevenção à Dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito, multiplicando estes conhecimentos aos familiares e à comunidade na qual a escola está inserida”, afirma uma das coordenadoras pedagógicas responsáveis pelo projeto, Sonarli Gomes.

Em 2019, o projeto levou até as escolas a peça de teatro “Pra Todo Mundo Poder Brincar”. O musical encenado pelo grupo local Verônicas também tratava do mesmo tema, de maneira lúdica, por meio da linguagem artística.

Sonarli ressalta que o projeto é resultado das discussões nas reuniões do Comitê de Arboviroses e da compilação de atividades sugeridas pelos próprios coordenadores pedagógicos das unidades escolares no ano passado. O tema integra o projeto político pedagógico das escolas municipais.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia