Connect with us

Nossa Cidade

Campeonato Interno promove partida final, neste sábado (06/08)

Publicado

em

Jogo entre Esporte e Saúde acontece no Campo do Rosolém, tradicional palco do futebol de Hortolândia

O Campeonato Interno de Futebol disputado por equipes das secretarias da Prefeitura de Hortolândia será decidido neste sábado (06/08). A partida entre os times das secretarias de Saúde e Esporte acontece às 9h, no Campo do Rosolem. Para chegar a final,  o time da Secretaria de Esporte goleou  a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia nas semifinais, enquanto o time da Secretaria de Saúde também goleou a Secretaria de Governo por 4 a 1. Na primeira fase, a melhor campanha foi da Secretaria de Saúde, que se classificou na segunda colocação geral, enquanto a Secretaria de Esporte foi a quarta colocada.

Gléguer Zorzin é o artilheiro da competição com sete gols marcados no torneio. Pelo lado do time da Secretaria de Saúde quem mais balançou as redes foi o artilheiro Thomy Lucas Nogueira com cinco gols marcados. Além do troféu de campeão, haverá taças e medalhas também para o vice-campeão, além de  troféus para o grande artilheiro do campeonato e o goleiro menos vazado. “Servidores ansiosos, muita resenha e animação pra essa grande final que marcou a retomada do Campeonato Interno 2022, após dois anos de torneio interrompido. Tivemos jogos de muita qualidade, habilidade, raça e criatividade dentro de campo além do empenho das equipes. Desejamos sorte aos times nesta finalíssima”, destaca o secretário de Esporte, Gléguer Zorzin. 

Mais  informações da competição podem ser obtidas pelo aplicativo Placar Esportivo. Para obter, basta baixar o dispositivo pelo Play Store de um smartphone ou Android.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Debate sobre contribuições da consciência fonológica para a alfabetização abre Semana de Educação em Hortolândia

Publicado

em

Formação começou na noite desta segunda-feira (15/08) e vai até primeiro de setembro em duas etapas

Com um debate sobre “Os saberes e sabores da Alfabetização: contribuições da consciência fonológica”, começou, na noite desta segunda-feira (15/08), a “Semana de Educação – Integra Saberes”, promovida pela Prefeitura de Hortolândia. O tema de abertura foi abordado pela Profª. Drª. Lilian Cristine Ribeiro Nascimento, fonoaudióloga, Doutora em Educação e docente da Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). O evento, organizado em duas etapas, vai até primeiro de setembro e busca ampliar as leituras e reflexões sobre o Currículo Municipal de Hortolândia, em elaboração. A primeira rodada de discussões se encerra nesta quinta-feira (18/08). A segunda começa no dia 29 deste mês.

A Semana é voltada a profissionais da rede municipal de ensino, porém o conteúdo de todas as palestras é aberto à comunidade em geral e pode ser encontrado no canal da Secretaria no YouTube. A live de abertura, que contou com mais de 1400 visualizações, foi mediada pelo Supervisor Educacional Donizeti Chagas de Faria. 

“Essa ação visa ampliar o ciclo de leitura e reflexões sobre o nosso Currículo Municipal, o Integra Saberes. Todos nós participamos ao longo do ano de 2021 dessa construção. Contamos com a assessoria do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada, liderado pelo professor César Callegari, a fim de discutirmos nossa proposta curricular da educação básica da cidade de Hortolândia, contemplando a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, nos anos iniciais. Agora, vamos para uma segunda etapa desse processo. Hoje temos esse importante documento que foi resultado dessa construção participativa que nós fizemos juntos, no ano passado, de forma colaborativa e autoral”, ressaltou o secretário adjunto de Educação, Ciência e Tecnologia, Renato Muccillo.

Para a Prof Draª Lilian Cristine Ribeiro Nascimento, o tema da alfabetização, dada a sua grande relevância, está longe de ser esgotado. Gera muitos materiais, que também podem ser muito elaborados por professores da rede.

“Quando a gente fala em saberes, a nossa capacidade de saber sobre alfabetização nunca se encerra, ou sobre qualquer tema em educação. Sempre são realizados novos conhecimentos, através de pesquisas. Novos conhecimentos são compartilhados, quando conversamos com nossos colegas professores que trabalham com alfabetização. Novos conhecimentos e saberes são construídos, quando prestamos atenção nas crianças e nos modos como elas aprendem e se tornam alfabetizadas. Então, é muito interessante saber que esses saberes nunca se encerram e também os sabores, as delícias da alfabetização. Mesmo quem não é professor alfabetizador, mas que já acompanhou seu próprio filho ou qualquer criança no processo de alfabetização, sabe a delícia que é a descoberta desse conhecimento da linguagem escrita”, ponderou Lílian.

Segundo o Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, responsável pela organização da Semana, o objetivo é promover a formação continuada dos professores e profissionais da Secretaria, potencializando reflexões e discussões de relevância social e pedagógica, a partir de temas que constituem o Currículo Municipal – Integra Saberes. Visa ainda colaborar com a atuação pedagógica e profissional dos servidores da Educação para a compreensão da criança como centro do processo educativo, o cotidiano da sala de aula, as relações intra e interpesssoais, o processo de ensino e aprendizagem, a vida das crianças, jovens e adultos e os saberes da comunidade, de modo a possibilitar de forma coletiva e democrática a construção de uma educação municipal de qualidade.

Confira os demais convidados para os webinários:

Terça-feira (16/08) – “As contribuições da neurociênia na formação humana, social e profissional”, com a Profª. Ms. Magda J. de Andrade Araújo, doutoranda na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp; 

Quarta-feira (17/08) – “Adaptação Curricular para crianças com deficiência e as possibilidades de aprendizagem significativa”, com o Prof. Rogério Severino Lopes, especialista em Transtornos Globais do Desenvolvimento/TEA e em Atendimento Educacional Especializado Deficiência Física;

Quinta-feira (18/08) –  “Ajustes curriculares para crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista)”, com a bióloga, pedagoga, psicopedagoga e neuropsicopedagoga clínica Juliana Baptistela, especialista em Educação Especial, em Saúde Mental com Ênfase em TEA e em Neuroaprendizagem.

Fonte: Prefeitura

Continue Lendo

Nossa Cidade

Entorno do condomínio Bella Ville, na região do Orestes Ôngaro, recebe plantio de 3 mil novas mudas de árvores

Publicado

em

Projeto de arborização e paisagismo realizado pela Prefeitura em diversas áreas quer tornar Hortolândia uma cidade mais verde, bonita e agradável

Hortolândia ganhará, nesta semana, mais três mil novas mudas de árvores. O plantio de espécies nativas e frutíferas acontece no entorno do condomínio Bella Ville, na região do Orestes Ôngaro, desde esta segunda-feira (15/08). A ação, que se estenderá pelos próximos dias, faz parte do Projeto de Arborização e Paisagismo, em realização pela Prefeitura. 

A meta do Projeto é, até 2024, plantar mais de 50 mil mudas de árvores em áreas verdes municipais, como esta. O total de árvores cultivadas até o momento, desde maio deste ano, chega a 17.315 mudas de espécies frutíferas e nativas do Brasil, como paus brasis, quaresmeiras, ipês, goiabeiras, pitangueiras, sibipirunas, dentre outras. As ações de plantio, realizadas pela equipe do Viveiro Municipal “Antônio da Costa Santos”, são coordenadas pela Secretaria de Obras, envolvendo todas as secretarias municipais. 

O projeto de compensação ambiental das obras que compõem o Programa de Infraestrutura Urbana e Desenvolvimento Sustentável atende aos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas) e busca projetar Hortolândia para os próximos 30 anos, com desenvolvimento econômico e equilíbrio ambiental, tornando-a uma cidade inteligente e sustentável. 

O projeto de Arborização e Paisagismo prevê as seguintes ações:

• Plantio de mais de 50 mil mudas de árvores nativas e frutíferas, para melhorar o ar que respiramos e criar pequenos bolsões de floresta nativa, atraindo pássaros e pequenos animais silvestres;

• Criar paisagismo nas principais avenidas do município, plantando de forma ordenada várias espécies de árvores, embelezando a cidade;

• Criar vários canteiros floridos na cidade, com flores que deixam nossa cidade mais colorida;

• Plantio nas calçadas das casas, escolas e postos de saúde, para gerar abrigo do sol;

• Incentivo de atividades educacionais e ambientais envolvendo outras secretarias e à comunidade.

Locais e quantidades plantadas até agora na esfera do projeto:

11/05 – 337 mudas de árvores nativas e frutíferas na Vila Verde, em uma área de 2.024 metros quadrados próxima ao Residencial São Sebastião.

23/05 – 170 mudas de árvores nativas numa área de aterro, na região do Parque Perón, nas imediações do complexo prisional.

31/05 – 900 mudas de árvores nativas na região do Jd. Nova Europa, na gleba A2, à qual se tem acesso pela Rua Ytamaraka.

03/06 –  645 mudas em área do Jd. Terras de Santo Antonio (Rua Antônio Gazzetta)

20 e 21/06 – 2.697 mudas em área do Jd. Terras de Santo Antonio (Av. Gentil Tolomeotti)

22 e 27/06– 434 mudas em área próxima ao condomínio Golden Park, com acesso pelas ruas Grécia e Alemanha

26 e 27/06 – 230 mudas nas ruas Cinco e Seis e Av. Marginal Dois, Jd. São Felipe

28 e 29/06 – 652 mudas nas ruas Cinco e Seis, Jd. São Felipe

04 e 05/07 – 383 mudas na Rua Peroba, s/n, Pq. Residencial Jd. Jatobá

12/07 – 6.210 mudas no viário central, entre o Pq. dos Pinheiros e o Carmem Cristina

20/07 – 530 mudas no entorno do viário Santa Fé

28/07 – 1.127 mudas no entorno do viário Santa Fé

15/08 – 3.000 mudas no entorno do condomínio Bella Ville

Fonte: Prefeitura

Continue Lendo

Nossa Cidade

Hortolândia recebe a peça teatral infantil “Pingo d´água”

Publicado

em

Espetáculo teve três sessões nesta terça-feira (16/08) para alunos da EMEF Profa. Marleciene Priscila Presta Bonfim

Crianças são multiplicadores de conhecimentos eficientes. Afinal, elas gostam de compartilhar tudo o que aprendem com suas famílias. Para mostrar para elas a importância de cuidar do meio ambiente e dos recursos naturais, Hortolândia recebeu a peça teatral “Pingo d´água”. O espetáculo teve três sessões para alunos da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Professora Marleciene Priscila Presta Bonfim, nesta terça-feira (16/08). A vinda da peça ao município foi viabilizada por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural) do governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Hortolândia e patrocínio da empresa Patrus Transporte.

O espetáculo conta a história de uma gota d´água chamada Pingo. Após ter evaporado e virado nuvem, ela está feliz porque vai se transformar em chuva e voltar para sua casa, o rio. Mas, no caminho de volta, Pingo se depara com um cenário triste. As florestas estão secas, as árvores não têm mais ninhos dos passarinhos e nem conseguem dar frutos que servem de alimento para os bichinhos e as pessoas. Para piorar, as águas estão sujas, e por causa disso, os peixes estão doentes. Todos esses problemas foram causados pela Madame Polú e seu mordomo, Sr. Sujeirinha. Para vencer essa vilã e salvar o rio, Pingo vai contar com a ajuda de outros pingos d´água e também das crianças.

Fonte: Prefeitura

Continue Lendo

Noticias

Nossa Cidade1 hora atras

Debate sobre contribuições da consciência fonológica para a alfabetização abre Semana de Educação em Hortolândia

Formação começou na noite desta segunda-feira (15/08) e vai até primeiro de setembro em duas etapas Com um debate sobre...

Nossa Cidade1 hora atras

Entorno do condomínio Bella Ville, na região do Orestes Ôngaro, recebe plantio de 3 mil novas mudas de árvores

Projeto de arborização e paisagismo realizado pela Prefeitura em diversas áreas quer tornar Hortolândia uma cidade mais verde, bonita e...

Nossa Cidade2 horas atras

Hortolândia recebe a peça teatral infantil “Pingo d´água”

Espetáculo teve três sessões nesta terça-feira (16/08) para alunos da EMEF Profa. Marleciene Priscila Presta Bonfim Crianças são multiplicadores de...

Nossa Cidade2 horas atras

Reforma no prédio do CRAS Novo Ângulo está quase terminada

Na tarde desta segunda-feira (15/08), prefeito Zezé Gomes visitou a obra, que deverá ser reinaugurada no dia 27 deste mês ...

Nossa Cidade2 horas atras

Blitz chama atenção para o combate à violência contra a mulher em Hortolândia

Ação consistiu na distribuição de cartões e de cartazes na principal avenida de comércio hortolandense e integra a programação do...

Nossa Cidade2 horas atras

Dia dos Pais é celebrado no Centro de Convivência da Melhor Idade de Hortolândia

Atividade foi realizada na tarde de segunda-feira na unidade do Remanso Campineiro e reuniu cerca de 200 pessoasA semana começou...

Publicidade

Populares