Nossa Cidade

Campanha de prevenção ao câncer de mama mobiliza mulheres de Hortolândia

Conscientização sobre prevenção ao câncer de mama, realizada pela Prefeitura, encerrou-se no sábado (01/11); campanha contou com mutirão de mamografia, palestras, Blitze educativa e caminhada

mobilizacao mulheres outubro rosa

Anuncio


mobilizacao_mulheres_outubro_rosa

A Caminhada Rosa, evento organizado pela Prefeitura de Hortolândia para marcar o encerramento da campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama, reuniu cerca de 100 pessoas na manhã deste sábado (01/11). Vestidos com as cores da campanha, ranço e rosa, os participantes caminharam pela avenida Olívio Franceschini até o Parque Chico Mendes na Região Central, onde participaram de uma aula de lian gong. Nem mesmo a chuva que caiu no início da atividade tirou a animação do grupo, que chamou a atenção da população sobre a necessidade de realizar exames preventivos.

Este foi o objetivo de todas as ações da campanha realizada ao longo do mês de outubro. “Tivemos a parceria de todas as secretarias municipais para propor e realizar ações de prevenção integradas. Este vínculo entre as secretarias reforça o plano de governo do prefeito Antonio Meira de priorizar a saúde da população. Mobilizamos servidores e população pelo objetivo de prevenir o câncer de mama. Foi uma campanha muito positiva”, enfatizou a secretária de Governo Renata Belufe.

Além da caminhada, de palestras e Blitze educativas, um dos pontos altos da campanha foi o mutirão de mamografias, realizado no dia 18 de outubro. O exame de diagnóstico foi oferecido a mais de 200 mulheres com mais de 50 anos, sem necessidade de encaminhamento médico ou agendamento prévio. Mesmo sem fila de espera pelo exame na rede básica de Hortolândia, muitas mulheres não faziam o devido acompanhamento. A ação incentivou algumas pacientes a realizar o exame pela primeira vez na vida.

“A oferta de mamografias sem fila de espera é um avanço em política de saúde para mulheres em Hortolândia. Otimizamos nosso atendimento e garantimos, por meio de um equipamento digital, um exame mais rápido e confortável para nossas munícipes”, destacou a secretária de Saúde, Paula Nista.

Mamografia

Mesmo com o fim da campanha Outubro Rosa, é importante que todas as mulheres com mais de 50 anos, ou aquelas que têm menos 50 anos mas recebam indicação médica, façam acompanhamento periódico para prevenção do câncer de mama. Quem já completou 50 anos deve fazer o exame a cada dois anos, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

Para isso, a mulher deve realizar acompanhamento anual com ginecologista, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) ou USFs (Unidades de Saúde da Família). O profissional dará o encaminhamento no período certo para o exame. O pedido deve ser apresentado na Central de Agendamentos de Exames de Ultrassom e Mamografia, localizada na avenida São Francisco de Assis, s/n, na Vila Real (prédio onde funcionava o Centro de Saúde da Vila Real). Em uma semana, no máximo, a paciente é atendida no Cesm (Centro Especializado em Saúde da Mulher), onde realiza a mamografia.

A imagem diagnóstica é analisada por um especialista e o laudo é emitido em até 10 dias. Casos suspeitos de câncer de mama são imediatamente encaminhados para atendimento na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo