Nossa Cidade

Biblioteca Municipal divulga o vencedor do sorteio da “Black Week”

O ganhador foi o aluno da rede municipal de ensino, Leon Brito Coelho, de 8 anos 

Leon Brito Coelho, de 8 anos, foi o ganhador do sorteio realizado pela Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte, nesta terça-feira (30/11). O menino recebeu um box com lápis, bloquinho de anotação, marca-página e mini luminária. A ação integrou a “Black Week” promovida na semana passada pela biblioteca.

Anuncio


O sorteio contou com a participação de 28 usuários cadastrados da biblioteca. Para concorrer, os leitores tiveram que postar a dica de um livro do acervo da bilioteca, em foto ou vídeo, no Instagram e marcar a página da biblioteca. 

A dica de Leon foi a obra de ficção infantojuvenil “O Grande Desafio”, de Pedro Bandeira. O livro conta a história de Toni, um jovem aluno deficiente visual, que descobre uma trama criminosa para demolir um colégio da cidade onde ele mora para que seja contruído um shopping center. 

Na foto que postou, Leon está de óculos escuros, em referência ao protagonista da história. “Eu gostei desse livro porque o Toni consegue descobrir essa trama criminosa. Enquanto lia a história, eu me imaginava no lugar dele. Eu gosto de livros assim de aventura”, conta empolgado Leon.    

Com a ajuda de sua mãe, Cristiane, o garoto fez seu cadastro de usuário da biblioteca em agosto deste ano. Desde então, ele já pegou emprestado 17 livros, a maioria deles de Pedro Bandeira, um dos autores brasileiros mais populares do segmento infantojuvenil, de quem Leon é fã.  

Durante a fase mais aguda da pandemia, Cristiane conta que buscou despertar no filho o interesse pelos livros. “Eu procurei aproximá-lo da leitura como uma alternativa para fugir dos meios eletrônicos. Ele é um menino falante, e eu acho que a leitura o ajuda a organizar as ideias, a refletir sobre a história que está lendo e a desenvolver o vocabulário. Deu muito certo! Hoje, quando vamos à biblioteca, ele vai direto na estante de livros de aventura. O momento que ele mais espera é a noite, após o jantar, quando ele vai ler um livro”, destaca Cristiane. A mãe ainda revela que o gosto pela leitura estimulou o filho a escrever. “Ele começou a criar e a ilustrar uma história”, conta a mãe do menino. 

EMPRÉSTIMOS

O coordenador da Biblioteca Municipal, Rafael Antonio da Silva, ressalta que a “Black Week”, realizada por ocasião da Black Friday, impactou no aumento na procura por livros da biblioteca. Durante o período que a ação foi realizada, entre os dias 22 a 30/11, foram feitos 377 empréstimos de obras. Já o total de empréstimos feitos no mês passado foi de 1.008. “O mês de novembro foi o melhor, em termos de movimento, desde que a biblioteca retomou as atividades em julho deste ano”, ressalta Silva. Em virtude da pandemia do Coronavírus, a biblioteca esteve fechada.

CADASTRO

Para facilitar a vida de pessoas que queiram se cadastrar, a Biblioteca Municipal implantou, no mês passado, o COB (Cadastro On-line Biblioteca). O interessado em se tornar usuário da biblioteca precisa ter uma conta no Gmail, entrar nela e acessar o formulário da Biblioteca, por meio deste LINK, e postar os documentos necessários à inscrição. Os documentos necessários são foto (selfie), Carteira de Identidade (RG) e comprovante de endereço. Os arquivos podem estar tanto no formato de foto (jpeg), quanto de documento (PDF). 

Depois da validação, será agendado horário para que o cadastro seja finalizado presencialmente na biblioteca. O horário sugerido pelo solicitante pode ser aceito, de acordo com a disponibilidade da equipe. O cadastro on-line visa evitar aglomeração na biblioteca em virtude da atual fase da pandemia.

Para quem preferir fazer o cadastro presencialmente na biblioteca, deve levar cópias dos documentos necessários. Menores de idade devem levar a cópia da Carteira de Identidade do pai, mãe ou responsável, e autorização assinada pelo pai, mãe ou responsável. Pessoas que não moram na cidade também podem fazer o cadastro. Para isso, elas devem comprovar ter algum vínculo com a cidade (trabalho ou estudo). Neste mês, a biblioteca implantou outra novidade para os usuários, a carteirinha digital. 

O usuário é cadastrado na categoria “Leitor”, que possibilita o empréstimo de até três livros. O prazo de empréstimo é de 14 dias, podendo ser renovado por mais 14 dias. Já os usuários da categoria Leitor Vip podem pegar até 6 livros emprestados pelo prazo de 21 dias, podendo renovar por mais 21 dias. 

De acordo com o coordenador Rafael Antonio da Silva, para se tornar um leitor VIP os critérios são os seguintes: ser usuário cadastrado da biblioteca há, no mínimo, seis meses, respeitar as normas de conduta e os prazos da biblioteca, ter emprestado 15 livros no período de 12 meses, não ter extraviado nenhum material bibliográfico, não ter danificado (molhar, rasgar, rasurar e/ou amassar), mesmo que parcialmente, nenhum material bibliográfico da biblioteca no período de 12 meses. Atualmente, a biblioteca tem 5.520 leitores cadastrados. O acervo pode ser consultado pela internet por meio deste site (CLIQUE AQUI).

A biblioteca fica na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central, no piso inferior do Open Shopping. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para mais informações, os usuários e o público podem entrar em contato com a biblioteca pelo telefone (19) 3887-1684, pelo BiblioZap, serviço de atendimento via WhatsApp no número (19) 98970-7332 ou pelo e-mail
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
. Em virtude da pandemia, o acesso e a permanência na biblioteca é feita com restrição para evitar aglomeração e com o uso obrigatório de máscara.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo