Connect with us

Nossa Cidade

Biblioteca Municipal de Hortolândia comemora Dia Mundial do Rock com biografias de roqueiros famosos

Publicado

em

Rock também é cultura. Ao longo de sua história, o gênero musical rompeu barreiras geográficas e se espalhou pelo mundo. Foi a trilha sonora que impulsionou mudanças comportamentais, sociais e até políticas. Para comemorar o Dia Mundial do Rock, nesta quarta-feira (13/07), a Biblioteca Municipal Terezinha Mendonça de França Duarte, órgão da Prefeitura de Hortolândia, tem em seu acervo 10 livros sobre roqueiros brasileiros e internacionais consagrados. Então, aumente o som, ouça suas músicas de rock favoritas e boa leitura!

A primeira sugestão da lista é o livro “Cazuza Preciso dizer que te amo – Todas as letras do poeta”, que compila as letras compostas pelo artista na fase em que foi vocalista do grupo Barão Vermelho e depois em carreira solo. A compilação foi feita por Lucinha Araújo, mãe de Cazuza.

Renato Russo, outro artista importante do rock brasileiro dos anos 1980, também é tema de vários livros. A biblioteca dispõe de três títulos sobre o falecido líder da Legião Urbana. Um deles é a biografia “Renato Russo – O Trovador solitário”, escrita pelo jornalista Arthur Dapieve. Para quem quiser conhecer o pensamento do roqueiro, a dica é “Renato Russo de A a Z”, livro que reúne, em ordem alfabética, as ideias do artista. Já o livro “Conversações com Renato Russo” reúne trechos de entrevistas, concedidas a diferentes órgãos de imprensa, nas quais o roqueiro fez declarações reveladoras de sua vida pessoal e de seu trabalho. 

Toca Raul!

Um dos artistas mais emblemáticos do rock brasileiro é Raul Seixas. Para quem já é fã ou quer conhecer o artista, a biblioteca tem dois títulos sobre o artista. O primeiro é a biografia “Metaformose ambulante – Vida alguma acontece, morte alguma coisa pode acontecer”, de Mario Lucena. Já o outro livro é “Raul Seixas por ele mesmo”, que reúne material compilado por Sylvio Passos, presidente do fã-clube Raul Rock Club, reconhecido oficialmente pelo próprio artista quando ainda era vivo.

Cássia Eller, uma das principais artistas do rock brasileiros dos anos 1990, também marca presença na biblioteca com o livro “Cássia Eller – Canção na voz do fogo”, escrito por Beatriz Helena Ramos Amaral. 

Rock internacional

Já para os fãs de rock internacional, um dos destaques da biblioteca é “The Beatles – Antologia”, obra que compila entrevistas concedidas pelos quatros integrantes da mais famosa banda de rock do mundo. 

A biblioteca também tem livro para os fãs de heavy metal. A dica é o livro “Confie em mim, eu sou o Dr. Ozzy”, escrito por Ozzy Osbourne, vocalista do grupo Black Sabbath. Em 2010, o roqueiro foi convidado pelo jornal britânico Sunday Times para escrever uma coluna semanal com dicas e conselhos sobre temas variados, desde sexo a drogas. O livro compila as dicas do roqueiro publicadas na coluna. 

Para fechar a lista de sugestões literárias de rock, a biblioteca tem em seu acervo o romance “Daisy Jones & the six: uma história de amor e música”. Ambientado nos anos de 1970, o livro conta a trajetória de uma banda fictícia chamada The Six, liderada por Daisy Jones, uma jovem de Los Angeles que sonhava em cantar rock e ser famosa. O livro é da autora norte-americana TaylorJenkind Reid. 

“Esse livro está na moda e é um dos mais indicados na comunidade BookTok de usuários que fazem resenhas e recomendações de livros no aplicativo TikTok. Ele não para na estante da biblioteca. É um dos mais procurados pelos leitores”, destaca o coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva.

Como fazer cadastro na Biblioteca? 

A Biblioteca Municipal Terezinha Mendonça de França Duarte está localizada na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central, no piso inferior do Open Shopping. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Vale lembrar que é obrigatório o uso de máscara dentro da biblioteca durante o tempo de permanência no local. O acervo da biblioteca, com mais de 17.000 títulos, pode ser consultado por meio deste site. 

Para quem quiser, é possível fazer cadastro na biblioteca de maneira presencial ou on-line. Atualmente, a biblioteca tem mais de 6.000 leitores cadastrados.

Para mais informações, os usuários e o público podem entrar em contato com a biblioteca pelo telefone (19) 3887-1684, pelo BiblioZap, serviço de atendimento via WhatsApp, cujo número é (19) 98970-7332

Confira abaixo a lista de livros sobre rock disponíveis na Biblioteca Municipal de Hortolândia:

TítuloAutor
Cazuza: Preciso dizer que te amo – Todas as letras do poetaLucinha Araújo
Metaformose ambulante – Vida alguma acontece, morte alguma coisa pode acontecerMário Lucena
Raul Seixas por ele mesmoSylvio Passos (organizador)
Confie em mim, eu sou o Dr. Ozzy – Conselhos do maior sobrevivente do rockOzzy Osbourne
Renato Russo – O trovador solitárioArthur Dapieve
Conversações com Renato RussoJúlio Vasco
Renato Russo de A a Z – As ideias do líder da Legião UrbanaSimone Assad
Cássia Eller – Canção na voz do fogoBeatriz Helena Ramos Amaral
The Beatles – AntologiaVários autores
Daisey Jones & The Six – Uma história de amor e músicaTaylor Jenkins Reid

Nossa Cidade

Cobrança pelo serviço de manejo dos resíduos sólidos é revogada em Hortolândia

Publicado

em

Poder Executivo aperfeiçoará a proposta para cumprir em 2023 o Marco Legal do Saneamento Básico, uma exigência do Governo FederalO prefeito José Nazareno Zezé Gomes revogou nesta sexta-feira (12/08) a Lei Municipal que prevê a cobrança do serviço público de manejo de resíduos sólidos urbanos, chamada “taxa do lixo”,  uma exigência da Lei Federal n° 14.026 que estabelece o “Marco Legal do Saneamento Básico” no Brasil. Zezé Gomes, que participou de entrevista coletiva, afirmou que houve um erro de avaliação por parte da equipe e que a cobrança será reavaliada, especialmente por conta do momento econômico vivido pelo País. “O Marco Legal do Saneamento Básico é uma exigência federal e o seu não cumprimento pode acarretar problemas no repasse de recursos federais e de emendas de deputados. Além disso, como prefeito, posso sofrer processo de improbidade administrativa por meio da Lei de Responsabilidade Fiscal. Apesar disso tudo, faltou sensibilidade neste momento onde pessoas em situação de vulnerabilidade estão sobrevivendo com programas de transferência de renda. Revogamos a lei e faremos uma nova redação para que possamos realizar uma cobrança mais justa, a partir de 2023”, declarou o prefeito.

A decisão de revogar a lei também foi apresentada, durante reunião, junto com os vereadores hortolandenses. “Convidamos os vereadores a participar dessa reunião, onde realizamos um diálogo franco. Dentro dos próximos dias, encaminharemos uma nova proposta de lei para que seja avaliada pelos parlamentares e, que assim, possamos realizar uma cobrança que faça justiça fiscal, com implementação a partir de 2023”, explicou Zezé Gomes.

Em relação aos pagamentos já efetuados, o prefeito explicou que o contribuinte pode solicitar o ressarcimento do valor pago ou usar o crédito para quitar tributos futuros. “Cerca de 2 mil contribuintes já efetuaram o pagamento e eles podem fazer essa opção: ressarcir o valor ou utilizar o crédito para outro tributo municipal”, destacou.

O Marco Legal do Saneamento Básico, instituído pelo Governo Federal em 2020, exige aos mais de 5 mil municípios brasileiros a cobrança do serviço de manejo dos resíduos sólidos. A cobrança tem por meta garantir às cidades uma boa saúde financeira, não comprometendo a capacidade de investimentos públicos nas mais diversas áreas, como saúde, educação e segurança pública.

Fonte: Prefeitura

Continue Lendo

Nossa Cidade

Taxa do lixo é revogada pelo prefeito de Hortolândia

Publicado

em

coleta Lixo

Em anúncio feito nesta sexta-feira (12) em coletiva de imprensa, o prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes, informou que a taxa do lixo foi revogada.

O prefeito ainda disse que as pessoas que já pagaram a taxa, terão desconto no IPTU 2023, ou poderão solicitar o estorno, a forma do estorno não vou explicada.

A Prefeitura de Hortolândia iniciou nesta semana o encaminhamento das 68.481 guias de pagamento da cobrança do serviço público de manejo de resíduos sólidos urbanos, o Prefeito recomendou para quem recebeu o boleto, que nao pague.

A implantação da cobrança é uma exigência do Governo Federal, que instalou a Lei n° 14.026, conhecida como “Marco Legal do Saneamento Básico”, sancionada no dia 15 de julho de 2020, que obriga os municípios a implantar a tarifa.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Censo Demográfico 2022 começa em Hortolândia

Publicado

em

Recenseadores estarão devidamente uniformizados com colete, boné e crachá do IBGE e a meta é visitar os mais de 75 mil endereços no municípioO trabalho de coleta de dados para o Censo Demográfico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) começou em Hortolândia. As entrevistas deveriam ter acontecido em 2020, mas por conta da pandemia da Covid-19 a ação foi adiada.

Em Hortolândia, foram contratadas 206 pessoas, entre Agente Censitário Municipal e Supervidores. Eles devem visitar cerca de 75 mil domicílios em todas as regiões do município.

No Censo 2022 serão realizados dois tipos de questionários. A maior parte dos entrevistados deverá responder o questionário mais curto, que leva cerca de 5 minutos para ser preenchido. Já 11% dos domicílios devem receber o questionário mais longo, que leva cerca de 15 minutos para ser respondido.

Para evitar golpe e qualquer receio por parte dos moradores, o IBGE divulgou que os recenseadores estarão devidamente uniformizados, com colete, boné e um crachá, que traz um QR Code que leva diretamente para a área de identificação no site do Instituto ou pelo telefone 0800 721 8181, que está disponível para a população tirar qualquer dúvida sobre o Censo.

No total, o Censo Demográfico 2022 será realizado em todos os 5.570 municípios do Brasil. Para isso, serão visitados cerca de 90 milhões de endereços e a estimativa é de que sejam contabilizados mais de 215 milhões de pessoas. O custo total da pesquisa é de R$ 2,3 bilhões.

Fonte: Prefeitura

Continue Lendo

Populares