Nossa Cidade

Avenida Sabina Baptista de Camargo já está mais segura para motoristas e pedestres

As melhorias e adequações viárias para garantir maior segurança aos motoristas e pedestres na Avenida Sabina Baptista de Camargo, conhecida como Estrada da Granja, foram concluídas pela Prefeitura de Hortolândia. A via recebeu o reforço e a implantação de sinalização de solo, no trecho próximo ao condomínio residencial Anauá. Além disso, no local, foi realizada uma grande etapa da Operação Tapa-Buraco e a construção de uma lombada. O objetivo das ações é garantir a fluidez do tráfego na região evitar acidentes, protegendo a vida de motoristas e pedestres.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, a sinalização incluiu a pintura de faixas brancas zebradas; linha branca direcional; legendas para a atenção do motorista como “PARE” e “DEVAGAR”; setas direcionais; faixas zebradas e duplas amarela, além da demarcação indicando ponto de ônibus. “A implantação e o reforço da sinalização são importantes para a segurança do trânsito no local, principalmente garantindo a segurança na entrada e saída do condomínio residencial. Este trecho é bem movimentado. Também precisamos do apoio de motoristas e pedestres que circulam naquela região, respeitando as leis de trânsito”, explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Anuncio


“Esta ação conjunta entre a Secretaria de Mobilidade Urbana, que reforçou a sinalização na antiga Estrada da Granja, com a Secretaria de Serviços Urbanos, responsável pelo mutirão semanal de tapa buraco em todas regiões da cidade, além da implantação desta lombada, que ajudará o motorista a circular dentro do limite de velocidade permitido, ajuda Hortolândia a manter o ritmo de queda nos acidentes de trânsito”, avalia o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, o número de mortes no trânsito em Hortolândia, no período de janeiro a maio, vem caindo ano a ano, de 2017 a 2021.  Conforme o gráfico “Fatalidades Vias Municipais”, no ano de início do estudo, 2017, o total de óbitos em ruas e avenidas de Hortolândia foi de nove; já no ano final do estudo, 2021, caiu para dois. Já em 2018 houve seis acidentes com morte; em 2019, quatro; e três em 2020.

Desde 2017, a Prefeitura de Hortolândia implementa um conjunto de ações que diminuíram os acidentes de trânsito no município. Entre eles estão: a implantação da fiscalização eletrônica, a partir de 2018; o levantamento estatístico e mapeamento dos bairros e pontos mais perigosos da cidade com relação ao trânsito; a ação de combate a acidentes nos pontos considerados críticos; o reforço na sinalização viária em vários bairros, bem como as obras de infraestrutura realizadas em todo o município, como abertura de novas avenidas dotadas de dispositivos de segurança viária como semáforos, ciclovia e sinalização.

TAPA BURACO

Além da Estrada Municipal Sabina Baptista de Camargo, as equipes da Administração Municipal concluíram, nesta quarta-feira (14/07), mais uma etapa da Operação Tapa-Buraco. O serviço foi realizado na rua Antonio Nelson Barbosa, no Jardim do Bosque. A via recebe grande fluxo de veículos de passeio e pesados como ônibus e caminhões, já que serve como acesso à avenida da Emancipação. O trabalho continua nos próximos dias em outras regiões da cidade.  

O trabalho começa com o corte e a limpeza do buraco, para, assim, fazer a aplicação de cascalho e a pintura de ligação sobre o local onde será colocado o novo pavimento. Após essa preparação, é feito o enchimento do buraco com a massa asfáltica aquecida e, por fim, a passagem do rolo compressor. Nos casos em que a área for muito ampla, também é utilizado o equipamento de rolo de pneus para compactar o material asfáltico.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo