Nossa Cidade

Atletas de Hortolândia conquistam 17o lugar nos JORI

 

Os atletas de Hortolândia voltaram para casa, vindos de São João da Boa Vista, no último sábado (18/05), trazendo na bagagem o 17° lugar nos 23o Jori (Jogos Regionais dos Idosos), colocação geral melhor que a do ano anterior, quando a cidade ficou em 18o lugar. Na Quarta Região Esportiva, 43 cidades do interior paulista participaram da disputa. A melhor pontuação, dentre as 12 modalidades em que a cidade se inscreveu, foi alcançada no Jogo de Damas, masculino. O atleta Claudecir Rodrigues da Silva conquistou a prata, ao obter sete pontos (veja resultados abaixo). 

Neste ano, a delegação contou com 74 integrantes, dos quais cinco membros da comissão técnica e 69 atletas, com idades entre 60 e 95 anos. Este foi um dos maiores grupos já enviados aos jogos, que se estenderam entre os dias 14 e 19 deste mês. O município disputou em 12 das 14 modalidades, tanto no masculino quanto no feminino: buraco, dominó, truco, xadrez, damas, voleibol adaptado, atletismo, tênis de mesa, natação, dança de salão, coreografia e bocha. Os melhores resultados, entre o 2o e o 6o lugares, foram todos no masculino: Damas, Bocha, Dominó e Vôlei.

Os atletas ganharam da Prefeitura uniformes novos para competição (kit com calça, blusa, mochila tipo saco e camiseta da modalidade), além do transporte até o local. O grupo ficou hospedado na Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Adélia Jorge Adib Nagib, no Jd. Itália. Também recebeu lanches e a locação de camas e colchões. A delegação recebeu ainda camisetas e toalhinhas de mão, do Hospital Samaritano, entidade parceira que, pelo segundo ano, apoiou a delegação neste evento.

“A cada ano o desempenho de nossos atletas tem melhorado, o que nos motiva a buscar cada vez mais melhorias e recursos. Os Jori têm uma importância real no resgate da autoestima e na qualidade de vida dos idosos, proporcionam melhoria na condição física, das relações sociais, pois há a integração com atletas de outras cidades. Ajudam também na construção do estado emocional dos nossos idosos.

Com o aumento da longevidade, é de extrema importância compreender e investir no setor da Melhor Idade, para que tenhamos condições de oferecer um atendimento especializado”, afirma a coordenadora do CCMI Remanso Campineiro, Fernanda Fadiga. De acordo com a psicóloga, o município participa dos Jori desde 2013. 

Os Jori são uma iniciativa do governo estadual.Segundo os organizadores, os Jori buscam resgatar a autoestima, incentivar a atividade física e o convívio social. 

Confira o resultado das provas em que Hortolândia pontuou:

Dama, masculino – 2º lugar – 7 pontos – Claudecir Rodrigues da Silva

Bocha, masculino – 4º lugar – 5 pontos – Admir Adam, Gilson Bianchini e José Ribeiro Soares

Dominó, feminino – 6º lugar – 3 pontos – Dalzi Alves da Silva e Neusa Ferreira da Cruz

Vôlei, masculino – 6º lugar – 3 pontos – Carlos José da Silva, Nílson Teixeira de Souza, Edvaldo José Pereira, Francisco Carlos B. Pereira, Valdomiro de Deus Correia, Paulo Ribeiro, Geraldo Alves Macedo e Aparecido Damasceno Henrique

Xadrez, feminino – 7º lugar – 2 pontos – Zilda Gama

Dama, feminino – 8º lugar – 1 ponto – Rozaria Valero

Tênis mesa, feminino – 8º lugar – 1 ponto – Elza Hassae Aoki Ikeda

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98