Nossa Cidade

Árvores que enroscam na fiação elétrica são sinalizadas antes da remoção

 

Agentes da Prefeitura concluem, nesta segunda-feira (07/05), a sinalização de 43 árvores de grande porte plantadas em calçadas e, por isso mesmo, incompatíveis com a fiação elétrica. Dentre elas estão Abacateiros, Jaqueiras, Mangueiras, Sibipirunas, Figueiras, Ficus, Ipês e Flamboyants. Na placa de cor verde, afixada no tronco, é possível ler: “Projeto Arborização+Segura. Esta árvore apresenta risco à sua segurança. Em breve será retirada e substituída por novas árvores de porte adequado.” 

A ação, iniciada na última quinta-feira, faz parte do projeto realizado desde junho de 2017, por meio de parceria entre a Prefeitura e a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz). Após levantamento feito da cidade, a Companhia prevê a remoção e a imediata substituição de cerca de 200 árvores incompatíveis com a rede elétrica. Nesta primeira etapa, serão 15 na região do Jd. Amanda e do Jd. Santa Clara do Lago, 25 na Região Central e três na região do Jd. Rosolen. 

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a substituição é necessária por questões de segurança. Como o morador da residência já está avisado e ciente do corte, a sinalização visa comunicar à vizinhança sobre o porquê da ação. “Queremos esclarecer com antecedência a comunidade sobre o que está acontecendo. Estas árvores serão substituídas por outras, pois ficam embaixo da fiação, o que causa oscilação e mesmo interrupção do fornecimento de energia, em dias de chuva e vento forte, oferece risco à população”, explica a diretora do Verde e Desenvolvimento Sustentável, Luíza Araújo, ressaltando que é meta da Prefeitura ampliar o número de árvores no município. Graças ao projeto, serão plantadas na cidade, ao todo, 1.500 novas árvores, dentre elas as que serão removidas e substituídas por outras, de pequeno e médio porte.

Projeto Arborização + Segura

O projeto Arborização+Segura busca realizar o plantio correto de mudas de árvores nas calçadas. No início deste ano, foram realizados plantios em diversos pontos da cidade.

O projeto foi lançado em junho de 2017 pela Prefeitura em parceria com a CPFL. O objetivo é revitalizar a arborização viária no município, por meio da remoção de árvores que oferecem risco à população, e posterior substituição por espécies mais adequadas, compatíveis com a fiação elétrica. Também estão previstas ações de plantio e destinação correta de resíduos decorrentes das podas e retiradas de árvores.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo