Nesta terça-feira (13/07), o mutirão de limpeza realizado pela Prefeitura de Hortolândia periodicamente em áreas públicas contemplou uma área verde localizada na Vila São Pedro, próximo ao conjunto habitacional do bairro. No local, foram retirados lixo e entulho descartados irregularmente. Além disso, o nivelamento do terreno acontece com maquinário. O trabalho continua nos próximos dias.

Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos,  este tipo de descarte, além de ser crime ambiental, contribui com o abrigo de animais peçonhentos que podem transmitir doenças. Além disso, nesta época de seca, o entulho pode se tornar foco de incêndio, uma tragédia ambiental.

O descarte irregular de lixo está sujeito a multa. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde. Para baixar o aplicativo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do seu smartphone. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo. 

A população deve utilizar os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) da Prefeitura para o descarte correto e gratuito dos restos de construção civil. Os espaços funcionam, desde março deste ano, das 9h às 15h, de segunda à sábado.

Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos,  as exceções são os PEVs do Jd. Santa Emília, Jd. Nossa Senhora de Fátima e Jd. Santa Esmeralda, que, em regime de plantão, continuam funcionando todos os dias, inclusive aos finais de semana, das 8h às 12h e das 13h às 18h.

MAIS ZELADORIA

Além da ação na Vila São Pedro, as equipes da Administração Municipal realizaram, nesta terça-feira (13/07), a poda do mato e a limpeza ao redor da lagoa do Jardim São Bento, na avenida Antônio da Costa Santos no Jardim Novo Ângulo, na rua Armelinda Espúrio da Silva, no Jardim Nossa Senhora de Fátima e em diversas ruas do Jardim Amanda.

Os serviços de pintura das guias, contribui com o embelezamento e a segurança viária, melhorando a visão de pedestres e motoristas, principalmente no período noturno, foi concluída nas ruas Antônio Fernandes Leite, no Jardim Rosolém e na rua Gimenes Alves no Jardim Nossa Senhora da Penha.

Artigo anteriorSesi Amoreiras abre inscrições para cursinho pré-vestibular
Próximo artigoCâmara ilumina suas fachadas com as cores da bandeira de Campinas em homenagem aos 247 anos da cidade