Connect with us

Nossa Cidade

Área verde do Santa Emília ganhará horta comunitária

Publicado

em

imagem 16

 

As APPs (Áreas de Preservação Permanente) existentes entre as ruas Flaviano Serra e Luzia Marini, no Jd. Santa Emília, ganharão, em breve, uma horta comunitária. No último sábado (03/03), graças à ação conjunta entre Prefeitura e comunidade, o local começou a ser revitalizado. O Mutirão de Limpeza e Conscientização Ambiental do programa Agenda Verde incluiu remoção de resíduos com o auxílio de máquinas, limpeza de bueiros, implantação de dois conjuntos de mesas e bancos de madeira, educação ambiental e preparo do espaço para o plantio, tanto de mudas de árvores quanto de verduras.

Anuncio

A ação mobilizou aproximadamente 80 pessoas, entre servidores municipais e membros de comunidades religiosas da região, inclusive crianças, mães, pais e catequistas das comunidades São Pedro (Jd. Santa Emília) e Sagrado Coração de Jesus (Jd. Sumarezinho). O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Nazareno Zezé Gomes, também participou. Durante toda a semana que a antecedeu o mutirão, também houve grande participação comunitária, com o auxílio de escolas públicas e igrejas do entorno, divulgando as ações conjuntas.

Em razão da chuva caída no dia anterior, no sábado, houve o plantio de somente 15 mudas de árvores. No entanto, segundo a Secretaria de Meio Ambiente, na primeira etapa de revitalização, que continua nesta segunda-feira (05/03), deverão ser plantadas ao todo 150 mudas de Ipês roxos, brancos e amarelos; Araçás, Pau Viola e Pau Mulato, Sibipiruna, dentre outras. O plantio e a manutenção da horta ficarão sob responsabilidade da comunidade. 

Advertisement

A equipe de educação ambiental orientou os presentes sobre os cuidados com o espaço após a revitalização, bem como sobre a realização da Operação Cata-Bagulho pela Prefeitura, na região que vai da Vila da Conquista até o Jd. Sumarezinho, ao longo desta semana.

A iniciativa contou com o apoio de outras cinco secretarias municipais: Obras/Departamento de Serviços Urbanos, Governo, Mobilidade Urbana, Saúde/UVZ-Unidade de Vigilância de Zoonoses e Educação, Ciência e Tecnologia. 

Operação Cata-Bagulho 

A partir de segunda-feira (05/03) até sexta (09/03), a Prefeitura atuará na região que vai da Vila da Conquista até o Jd. Sumarezinho, com diversas ações de limpeza e zeladoria. A cada dia a Operação Cata-Bagulho passará nos bairros especificados (veja abaixo) recolhendo móveis velhos, recicláveis (papel, papelão, plástico, vidro e metais) e objetos sem utilidade. Basta que o morador separe os materiais e, na data certa, deixe na calçada de casa para a Prefeitura recolher. Mas atenção: não serão recolhidos entulhos. 

Advertisement

Durante o Mutirão de Limpeza e Conscientização Ambiental, a Prefeitura também realizará limpeza de áreas públicas e bueiros, tapa buraco, roçagem, pequenos reparos em praças, iluminação e varrição.

Descarte irregular é crime

Lançada pela Prefeitura em março de 2017, a Agenda Verde – Mutirão de Limpeza e Zeladoria leva até praças, ruas e avenidas, áreas de lazer e outros espaços públicos manutenção permanente, com roçagem, limpeza e manutenção de bueiros, varrição, lavagem de rua e pintura de guias, bem como Operação Cata-Bagulho em todos os bairros atendidos. Outro objetivo da ação é mobilizar a população de Hortolândia a participar e ajudar o poder público na solução de problemas sociais e econômicos provocados pelo descarte irregular e ilegal de entulhos nas calçadas, terrenos baldios e áreas verdes.

O descarte ilegal é crime ambiental e pode resultar em multas que variam de R$ 160, 43 até R$ 32.068, 00, segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Denúncias de descarte irregular podem ser feitas por meio do whatsapp (19) 99976-1840.

Advertisement

Para manter a cidade limpa, a Prefeitura faz a parte dela. Por meio da Agenda Verde, a Administração recolheu mais de 12 mil toneladas de lixo e entulho em 100 bairros de Hortolândia, no ano passado. Além disso, disponibiliza, gratuitamente, sete PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Entulhos e Recicláveis) e três LEVs (Locais de Entrega Voluntária de Recicláveis) em diferentes pontos da cidade. Em breve, outros 10 LEVs serão implantados no município, além do serviço de coleta seletiva porta a porta, em projeto piloto, no condomínio Golden Park e nos bairros Jd. Firenze e Pq. Ortolândia.

Confira abaixo as datas e os bairros por onde a Operação Bagulho passará:

segunda-feira (05/03) – Jd. Sumarezinho, Jd. Santa Emília eChácaras Reymar

terça-feira (06/03) – Jd. do Lago, Jd. Girassol e Jd. do Braz

Advertisement

quarta-feira (07/03)- Jd. Malta, Chácara Nova Boa Vista e Pq. Perón

quinta-feira (08/03) – Vila do Presídio, Vila da Conquista, Jd. Nova América e Vila América

sexta-feira (09/03) – Jd. Novo Ângulo, Vila Inema e Chácaras Panaíno

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

Jornada de Capacitação Empreendedora Jornada de Capacitação Empreendedora
Cursos50 minutos ago

Inscrições e aulas gratuitas para Jornada de Capacitação Empreendedora em Hortolândia: aulas de marketing, finanças e muito mais

Oportunidade para empreendedores de Hortolândia! O Fundo Social de Solidariedade, em colaboração com o SEBRAE, está promovendo uma Jornada de...

Escorpião Escorpião
Nossa Cidade2 horas ago

Escorpião aparece em casa no Jd. Amanda e assusta moradores: confira o que fazer em casos como este

Uma moradora do Jardim Amanda compartilhou conosco um fato ocorrido nos últimos dias. Um escorpião foi encontrado na Rua Vinícius...

fotografia fotografia
Cursos2 horas ago

Oficinas gratuitas de fotografia beneficiam 60 jovens em Campinas

Duas escolas municipais de Campinas serão sede das oficinas de fotografia do projeto Clique Jovem, que serão realizadas gratuitamente entre...

Ciclista Ciclista
Nossa Região2 horas ago

Ciclista de 38 anos morre ao cair de ponte com altura superior a 15 metros

Na manhã de ontem (28), uma ciclista de 38 anos, que fazia um trajeto entre Cordeirópolis e Limeira, morreu após...

cachorro cachorro
Brasil3 horas ago

Projeto que protege pets em voo está parado no Congresso Nacional desde 2022

Desde 2022, um projeto de lei visa melhorar e humanizar o transporte de animais domésticos em voos nacionais e internacionais....

Operação contra balões Operação contra balões
Policial3 horas ago

Operação contra balões em Campinas: dois policiais feridos e três suspeitos presos

Ontem (28), em Campinas, foi desencadeada a Operação contra balões, intitulada “Risco Baloeiro”, onde três indivíduos foram detidos e dois...

calor e umidade baixa calor e umidade baixa
Nossa Cidade3 horas ago

Previsão do tempo mostra que calor e umidade baixa retornam à região de Hortolândia esta semana

Calor e umidade baixa, esta será a tônica desta semana, segundo a previsão do tempo para Hortolândia e região. Ou...

Advertisement
cinema

Populares