Nossa Cidade

Área do Jardim Boa Esperança recebe mutirão de limpeza realizado pela Prefeitura

Local é conhecido em Hortolândia por ser área de descarte irregular de lixo e entulho

O descarte irregular de lixo e entulho em uma conhecida área localizada no cruzamento entre as antigas Ruas 17 e 9, no Jardim Boa Esperança, é tão grande que equipes da Prefeitura de Hortolândia encontraram um cenário complicado para limpar o local, nesta quinta-feira (10/03).  A calçada havia sumido, obrigando os próprios moradores da região a ter que utilizar a rua caso necessitassem transitar pela área. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, para iniciar o trabalho, além da equipe que estava no local, foi necessária a utilização de maquinário próprio como uma retroescavadeira e um caminhão que recebeu os materiais recolhidos.

Anuncio


“Este local sempre foi conhecido pelo crime ambiental. Ali, nossas equipes encontraram desde móveis que já não tem mais serventia para as pessoas até lixo doméstico, capacete, pneus e diversos outros materiais. Mais uma vez a limpeza foi feita, mas, precisamos da colaboração de todos para que o local não receba novamente este tipo de descarte irregular. Isso causa o surgimento de animais peçonhentos que podem transmitir doenças. Na região, muitos materiais que encontramos no terreno, como restos de construção civil, podem ser descartados, gratuitamente, em um PEV”, explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Na região do Jardim Boa Esperança, o PEV (Ponto de Entrega Voluntária), disponível para a população realizar o descarte regular e gratuito destes materiais está localizado na rua Antônio João de Amorim, esquina com a rua Sebastiana Oliveira da Silva, no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora. O PEV Auxiliadora funciona todos os dias da semana 8h às 12h e das 13h às 18h. 

Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, a retirada de lixo e entulho em áreas verdes, praças, parques e canteiros centrais de ruas e avenidas é realizada pela Prefeitura. Mas, o descarte irregular além de ser crime ambiental, causa o atraso em outras ações públicas que poderiam ser executadas ao invés da limpeza. “Temos diversas ações para realizar. Deslocar equipes e maquinários para limpar estas áres que sofrem o descarte irregular de lixo e entulho atrapalha a própria população. Caso o descarte seja realizado de maneira regular por todos, ao invés desta limpeza, outras situações poderiam ser feitas pela Administração Municipal”, comenta Panício.

PONTOS DE ENTREGA VOLUNTÁRIA

Atualmente, Hortolândia conta com 13 PEVs. Destes, os dois mais novos foram inaugurados no fim do ano passado, sendo um no Jardim São Sebastião e um no Jardim Alvorada. A população pode consultar qual é o PEV mais perto de onde mora no site da Prefeitura, por meio do link http://www2.hortolandia.sp.gov.br/coleta-seletiva.

Os PEVs são unidades equipadas com caçambas nas quais os moradores podem fazer o descarte correto e separado por tipo de material, que são os seguintes: material reciclável doméstico (como, por exemplo, garrafas PET e plástico), material reciclável ferroso (latas de bebidas, alimentos e de tinta, entre outros), material reciclável de construção civil e material reciclável de madeira e volumosos, estes últimos são itens como sofás, colchões e móveis. Nos PEVs, a população também pode descartar eletroeletrônicos e vidro. Nos PEVs não é permitido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e provenientes dos serviços de saúde

No caso dos resíduos de materiais de construção civil, a quantidade de descarte é limitada a 1 m³, quantidade que equivale a 1.300 kg, ou seja, cerca de 26 sacos de ráfia de 50 kg. Se a quantidade for acima de 1 m³, a diretora orienta os moradores a contratarem caçamba.

MULTA  

A Prefeitura salienta que o descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas é crime sujeito a multa. De acordo com o setor de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o valor da multa varia de 25 a 10.000 UFMH (Unidade Fiscal Municipal de Hortolândia, que neste ano é de R$ 4,0941), de acordo com a lei municipal Nº 873, de 2001 (Código de Posturas). Já o valor da multa para descarte irregular em terreno particular também varia de 25 a 10.000 UFMHs. 

A população pode fazer denúncias sobre descarte irregular de resíduos na cidade por meio do aplicativo Agenda Verde, que pode ser baixado nas plataformas Google Play ou App Store do celular da pessoa. A identidade do denunciante é mantida em sigilo.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo