Nossa Cidade

Área abandonada no jardim do lago oferece risco à saúde dos moradores

Vereador João Pereira esteve no local, para acompanhar de perto o problema

vereador joao pereira se reuni com moradores do jardim do lago

Mato alto, entulho, acúmulo de lixo, água suja e parada, proveniente de esgoto e um terrível mau cheiro. Esta foi a situação apontada por moradores do bairro Jardim do Lago ao vereador João Pereira da Silva, o Professor João Pereira (PR), que visitou o local que está com todos esses problemas, na tarde desta quarta-feira (12 de junho).

João Pereira presenciou a situação da área, acompanhado por um grupo de moradores que estão sofrendo com o abandono do lugar. O ambiente fica localizado no final da Rua Jadir de Souza Gonçalves e se trata de área verde. Ao lado existe uma outra área, que foi desapropriada. O terreno possuía um conjunto de casas que foram demolidas, mas o entulho, no entanto, permaneceu no local. Para piorar a situação, animais peçonhentos estão aparecendo às dezenas nas casas vizinhas, causando pânico e ao mesmo tempo enorme aborrecimento à população local.

A dona de casa Ester de Souza Bueno, relatou ao parlamentar que por pouco o seu filho de sete anos, que é portador de necessidades especiais não foi picado por um escorpião, quando estava calçando o sapato. Ester, que é moradora de Hortolândia há 41 anos, se diz revoltada com a condição. “Só no mês de maio encontrei sete escorpiões em minha casa; isso é um absurdo, e essa situação não pode continuar como está, pois tenho um filho especial, e não só eu, como todos os vizinhos aqui de perto estão sofrendo com o problema”, desabafou.

Os moradores, além da presença dos animais peçonhentos, estão preocupados ainda com o risco de contaminação e doenças, pois o local atrai insetos, moscas, pernilongos e até mesmo o mosquito da dengue.

“Na verdade o que estas pessoas estão vivendo aqui é um atentado à saúde pública; o local está visivelmente abandonado, servindo como depósito de lixo e oferecendo perigo à vida e à saúde destes moradores”, exclamou o vereador.

João Pereira, indignado com a situação, se comprometeu com o grupo em agendar uma reunião com o prefeito, para levar o problema ao seu conhecimento. “O Executivo precisa tomar conhecimento do que está acontecendo aqui, para que as ações cabíveis sejam tomadas e é dever do vereador fiscalizar essas ações”, comentou.

Rede de Esgoto: Outro problema que tem afligido os moradores do bairro é a falta de rede de coleta de esgoto. O Jardim do Lago já possui asfalto, no entanto, o sistema de esgoto é realizado por meio de fossas sépticas.

João Pereira também se comprometeu em agendar uma reunião com a SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), para a resolução do problema. O esgoto correndo a céu aberto no bairro tem deixado crianças e idosos doentes, e representa risco à saúde pública.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98