Connect with us

Nossa Cidade

Amanda e Taquara Branca terão vacinação contra Raiva, no fim de semana

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado e domingo (dias 26 e 27/08), a última etapa de vacinação contra Raiva, que tem acontecido desde o início do mês, aos finais de semana, por regiões. Desta vez, os bairros atendidos são os localizados nas regiões do Jd. Amanda e Taquara Branca. Equipes da UVZ (Unidade de Vigilância em Zoonoses) montarão 10 postos de vacinação fixos, em escolas, unidades de saúde e comércios. Para atender os bairros mais afastados, haverá vacinação casa a casa. A relação dos postos fixos e volantes pode ser conferida abaixo.

As regiões da Vila Real, do Jd. Rosolen, do Jd. Nova Europa, do Jd. Santa Clara, além do Remanso Campineiro, já receberam a ação. Até o momento, 12.480 animais, entre cães e gatos foram vacinados. A UVZ estima vacinar, durante toda a campanha, 25 mil animais domésticos.

A orientação para quem vai levar seu animal de estimação para ser vacinado é prendê-lo em coleira. Animais de grande porte ou ferozes devem estar, também, de focinheira, o que, inclusive, atende a recomendação prevista em legislação de posse consciente e evita acidentes com mordedura. Já os gatos, que são animais ariscos, podem ser levados em caixas específicas para transporte de animais. Na falta desta caixa, o bichano pode ir na divisória de baixo de um carrinho de feira, preso pela grade de separação da parte de cima. É preciso levar carteira de vacinação do animalzinho, para que a vacina seja anotada.

A Raiva é transmitida para cães, gatos e outros mamíferos pela mordida de morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue de outros animais). Em Hortolândia não há registro desta espécie. No entanto, em março, foi identificado um morcego frugívoro (que se alimenta de frutas) com Raiva na cidade. A Campanha de Vacinação Antirrábica pretende proteger animais domésticos contra a doença, que é fatal.

Publicidade

Morcegos

De acordo com a UVZ, os morcegos são animais que vivem nas áreas urbanas e estão muito próximos das pessoas. À noite, quando estão mais ativos, eles se alimentam de frutas e podem ser observados voando perto das árvores. Uma das características destes animais é a boa orientação de vôo, mesmo em lugares escuros. Por isso, não é preciso temer a ocorrência de morcegos perto de casa.

No entanto, se estes animais forem encontrados caídos, voando desorientados, se batendo nas paredes ou morto, a UVZ deve ser acionada pelo telefone (19) 3897-3312. “O morcego não deve ser tocado nem mesmo para afastamento do local, porque o ato de pegar o animal pode causar contaminação, caso seja um morcego com Raiva”, alerta o gerente da UVZ, Ibraim Almeida.

Postos fixos de vacinação neste final de semana (dias 26 e 27/08):

Publicidade

Loja Marquinhos Móveis

Av. Cora Coralina, 221, Jd. Amanda

E. E. (Escola Estadual) Profº Euzébio Antônio Rodrigues (Jd. Amanda II)

Av. Brasil, S/N – Jardim Amanda II

Publicidade

Emef (Escola Municipal De Ensino Fundamental) Professora Maria Célia Cabral Amaral

Rua Augusto dos Anjos, 1275 – Jardim Amanda I

Antigo P.A. Jardim Amanda

Av. Brasil, 751, Jardim Amanda I

Publicidade

Emef Renato da Costa Lima

Rua Santos Dumont, 45 – Jardim Amanda

Emef Agenor Miranda Da Silva (Taquara Branca)

Rua Moacir de Souza (ant. 02) – Jardim Novo Horizonte

Publicidade

Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Jardim São Pedro

Rua Cartola, 161 – Jardim São Pedro

Regional Jardim Amanda

Rua Antônio Francisco Lisboa, 576, Jardim Amanda I

Publicidade

USF Jd. Amanda

Rua Almada Negreiros, 1.299, Jardim Amanda I

Unidade de Vigilância em Zoonoses

Rua Athanázio Gigo, 60, Chácara Recreio 2000

Publicidade

Postos volantes com vacinação casa a casa:

Chácara Grota Azul

Publicidade

Chácaras Havaí

Bairro Terra Preta

Jd. Boa Vista

Jd. Firenze

Publicidade

Vila Ipê

Jd. Novo Horizonte

Hortas da Taquara

Chácaras Acaray

Publicidade

Nossa Cidade

Prefeitura de Hortolândia detecta despejo irregular de resíduos na lagoa do Observatório Ambiental

Publicado

em

Substância orgânica de aspecto viscoso foi detectada no local na sexta-feira (01/07)

Hortolândia avança com o trabalho para garantir a coleta e o tratamento de água e esgoto para toda a população. Infelizmente, tem gente que continua a fazer o despejo irregular de resíduos em manaciais da cidade, provocando malefícios para a saúde coletiva. A Prefeitura detectou resíduos de um material orgânico de aspecto viscoso nas águas da lagoa do Observatório Ambiental Parque Escola (antigo Creape), localizado no Jardim Santa Claro do Lago, na sexta-feira (01/07).   

O Departamento de Licenciamento Ambiental e Gestão de Resíduos, órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, cuja sede fica dentro do observatório, fez a coleta de uma amostra da água contendo os resíduos na sexta-feira. A amostra foi enviada para análise para um laboratório. De acordo com o departamento, a análise do material visa identificar a possível origem do despejo irregular. O prazo para envio do resultado é de 15 dias. 

A Prefeitura de Hortolândia tem constatado o despejo irregular de esgoto em córregos, lagoas e ribeirões do município. Em junho deste ano, a Prefeitura acionou a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para analisar matéria orgânica despejada irregularmente também na lagoa do Observatório Ambiental. Em março deste ano, a Prefeitura constatou situação semelhante e acionou a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

Publicidade

Vistoria e orientação

A Prefeitura de Hortolândia reforça para que os moradores façam a ligação de esgoto em suas casas, caso ainda não tenham feito isso. Essa atitude colabora para a limpeza da cidade e também para a saúde de toda a população.

A Secretaria de Serviços Urbanos, com apoio da Secretaria Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da Sabesp, realiza constantemente ações de vistoria e de orientação sobre ligação irregular de esgoto em imóveis residenciais ou comerciais em diferentes regiões da cidade. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, as equipes encontram por semana, de 15 a 20 ligações irregulares.

Além disso, a Secretaria de Serviços Urbanos, em parceria com a Sabesp, realiza regularmente limpeza, desobstrução e manutenção da rede de águas pluviais. O trabalho é necessário para evitar rompimento das tubulações nas redes, problema que causa vazamentos, infiltrações, erosões e buracos no solo, além de prejudicar residências. A Prefeitura de Hortolândia reforça que, atualmente, o município já conta com 99% de esgoto coletado, sendo que 100% é tratado.

Publicidade

Aplicativo Agenda Verde

A Prefeitura de Hortolândia salienta que o despejo irregular de resíduos domésticos em áreas públicas da cidade é crime ambiental. A população pode denunciar tais crimes por meio do aplicativo Agenda Verde, que auxilia na identificação dos infratores. Para baixar o aplicativo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do celular. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo. 

O denunciante pode enviar fotos e textos para o aplicativo, o que facilitará o trabalho dos agentes de fiscalização ambiental. Com isso, a população ajuda a evitar o descarte irregular de resíduos e materiais que vão parar em rios, lagos, lagoas e mananciais do município, causando poluição, mau cheiro, o surgimento de plantas aguapés na superfície da água, dentre outros problemas.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Publicidade
Continue Lendo

Nossa Cidade

Criança de 7 anos é atropelada por motociclista no Jardim São Bento

Publicado

em

Por

Um menino de 7 anos ficou gravemente ferido após ser atropelado por um motociclista enquanto andava de bicicleta  na rua onde a tia mora, no Jardim São Bento, em Hortolândia.

A criança estava andando de bicicleta no meio da rua Zequinha de Abreu, quando foi atingida pelo motociclista. O condutor ficou no local e acionou o resgate.

Com o impacto, o menino foi arremessado ao solo. Ela teve escoriações no peito e joelho esquerdo.

O SAMU foi acionado e prestou os primeiros atendimentos, e socorreu a vítima à Unidade de Pronto Atendimento Jardim Amanda.

Publicidade

Vale ressaltar aos pais, cuidarem das crianças, não os deixando brincar na rua, principalmente nesta época de férias escolares.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura implanta sinalização de solo na região Central de Hortolândia

Publicado

em

Por segurança viária, trabalho foi realizado em via onde há diversos comércios 

As equipes da Prefeitura de Hortolândia retomaram, na manhã desta segunda-feira (04/07), o mutirão de sinalização de solo realizado em diferentes regiões da cidade. A ação foi na região Central, próximo da Academia Municipal “Jaime Pereira” e atrás do Open Shopping. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, diversos comércios estão localizados próximos ao local onde a pintura foi realizada. No local foi reforçada a pintura em quatro vagas para Idosos e PCD (Pessoa com Deficiência), vagas rápidas, linhas zebradas e seccionadas brancas e amarelas, 10 vagas para motos e demarcações de carga e descarga.

“Com diversos comércios na região, a implantação de vagas contribui para motoristas e lojistas, ajudando na movimentação dos estabelecimentos comerciais. O objetivo desta ação é organizar o trânsito no local, evitando o estacionamento onde não há permissão e aumentando o fluxo com maior segurança viária também aos pedestres. Pedimos a colaboração dos motoristas para respeitar a nova adequação realizada na via e trafegar dentro do limite de velocidade permitido na área”, explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Aumento da segurança viária ano a ano

Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, entre os anos de 2017,  criação da secretaria até 2021, nas vias municipais houve a redução em 70% dos acidentes registrados na cidade. Neste mesmo período, o número de vítimas causadas por colisões no trânsito em ruas e avenidas dentro dos limites do município foi reduzido em 79%. Com isso, a cidade cumpriu a meta estipulada pela ONU (Organizações das Nações Unidas) na “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, regulamentada pela instituição  apontando que até 2030, governos de todo o planeta devem tomar novas medidas para prevenir os acidentes com vítimas.

“Além da redução de 1.265 para 404 acidentes no período que compreende entre estes anos, vale ressaltar que, paralelo ao trabalho para redução de acidentes, Hortolândia desenvolve a malha cicloviária, investe na melhoria do transporte público, nas ações educativas com a população e em diversos temas que abrangem o desenvolvimento da mobilidade urbana”, comenta o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Populares