Connect with us

Nossa Cidade

Amamentação fortalece os vínculos entre a mãe e o bebê

imagem 75

Aleitamento materno ajuda no desenvolvimento psicológico da criança

A amamentação fortalece os vínculos entre a mãe e o bebê. Durante o ato da alimentação ao peito, o bebê se sente seguro ao ter o contato físico com a mãe, e isso ajuda no seu desenvolvimento psicológico. Para marcar a campanha “Agosto Dourado”, a Prefeitura de Hortolândia continua com uma programação de atividades sobre aleitamento materno nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município (vide abaixo a programação). A maioria das ações são, prioritariamente, para as pacientes atendidas pelas unidades, mas algumas são abertas também para a população. A campanha foi instituída em âmbito mundial, em 1990, pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), com o objetivo de conscientizar sobre a importância da amamentação e incentivar a prática. 

Anuncio

Para oferecer atendimento e orientação cada vez mais qualificados para as gestantes, parturientes e puérperas, a Prefeitura ministrou neste ano uma capacitação sobre aleitamento materno para as equipes da rede municipal de saúde. A formação também visou capacitar as equipes para a retomada ou a implantação dos grupos de amamentação nas unidades.

A pediatra da Secretaria de Saúde, Marta Hirayama, coordenadora da capacitação, reforça que a amamentação traz vários benefícios para a saúde da mãe e do bebê. 

Advertisement

Para a criança, a alimentação com o leite materno diminui riscos de doenças e problemas de saúde, tais como alergias, diarreia, infecções respiratórias nos dois primeiros anos de vida, obesidade, diabetes e hipertensão arterial. 

“A maneira como o bebê suga o peito da mãe ajuda no desenvolvimento da musculatura da face. Isso auxiliará na mastigação e no desenvolvimento da fala. O leite materno é ainda importante para o desenvolvimento do cérebro. Estudos comprovaram que crianças amamentadas ao peito tiveram melhores resultados em testes de QI (Quociente de Inteligência)”, ressalta a pediatra.

Benefícios para a mãe

O aleitamento também é benéfico para a saúde da mãe. De acordo com a pediatra, a prática da amamentação diminui o sangramento no período pós-parto. Outro benefício da prática é a aceleração na perda de peso. 

Advertisement

“A mãe que amamenta exclusivamente ao peito tem um gasto calórico de cerca de 500 calorias/dia. De acordo com dados da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), órgão do Ministério da Saúde, a mãe pode perder cerca de 500 gramas por mês. Além dessas vantagens, amamentar também reduz a incidência de câncer de mama, de ovário e de endométrio”, explica Marta.

Benefícios no convívio familiar

A amamentação materna também traz benefícios para a família. A pediatra Marta Hirayama salienta que por meio do aleitamento o bebê fica mais saudável, e com isso interage melhor com os demais integrantes da família. 

“A amamentação também contribui na economia doméstica, pois não há despesa com compras de alimentos para o bebê. O leite materno já vem pronto, não precisa ser aquecido. Com isso, não há custos com gás, eletricidade, compra e esterilização de mamadeira. Além disso tudo, é ecologicamente correto”, destaca a pediatra.

Advertisement

CAISM

O CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) de Hortolândia, órgão da Secretaria de Saúde, também promoverá atividades relacionadas ao “Agosto Dourado” para as pacientes. O órgão é a unidade de referência no município para atendimentos de casos específicos, dentre os quais, gravidez de alto risco.

A programação começará na próxima segunda-feira (15/08), às 9h, com uma roda de conversa com gestantes e puérperas sobre a importância do aleitamento materno e troca de experiências. Já no dia 18/08, às 9h, haverá palestra sobre o tema para pacientes na sala de espera para consulta. A programação termina no dia 19/08, às 9h, com um grupo de amamentação.  

Confira abaixo a programação da campanha “Agosto Dourado” nas UBSs:

Advertisement

Dia

Horário

Unidade

Endereço

Advertisement

Atividade

10/08

10h

UBS Santa Esmeralda

Advertisement

r. Turquesa, 171

Palestra sobre amamentação e café da manhã

12/08

7h30

Advertisement

UBS Bom Bruno

av. São Francisco de Assis, 46

Roda de conversa sobre amamentação e exibição de depoimentos de mães pacientes da unidade

12/08

Advertisement

13h30

UBS Nova Europa

r. Wanderley Paes Soarez, 301

Palestra “A importância do aleitamento materno”

Advertisement

15/08

8h30

UBS Rosolém

r. Osmar Antonio Meira, 300

Advertisement

Palestra “Vantagens do aleitamento materno para a mãe e o bebê”

16/08

10h

UBS Parque do Horto

Advertisement

av. José Augusto de Araujo, 95

Palestra sobre nutrição / aula de shantala

16/08

9h

Advertisement

UBS Sâo Jorge

r. Goiás, 1.140

Palestra “Aspectos psicológicos da gestação e amamentação”

17/08

Advertisement

14h

UBS Santa Clara

r. dos Estudantes, 415

Palestra sobre amamentação

Advertisement

17/08

10h

UBS Taquara Branca

r. Onze de Agosto, 25

Advertisement

Palestra sobre amamentação

18/08

8h

UBS Orestes Ôngaro

Advertisement

r. Domingos Batista Souza, 605

Aula de liang gong / Palestra sobre amamentação / café da manhã

19/08

10h

Advertisement

UBS Campos Verdes

r. da Confibra, 155

Palestra sobre amamentação

22/08

Advertisement

10h

UBS Amanda I

r. Almada Negreiros, 1.299

Palestra e roda de conversa sobre amamentação / sorteio de brindes

Advertisement

23/08

8h

UBS Adelaide

r. Julio Cesar do Nascimento, 355

Advertisement

Roda de conversa sobre amamentação

23/08

9h

UBS Sâo Jorge

Advertisement

r. Goiás, 1.140

Palestra “Nutrição a puérpera e benefício do leite materno”

23/08

9h30

Advertisement

UBS São Bento

r. Tom Jobim, 440

Roda de conversa sobre amamentação e exposição de fotos com mães

25/08

Advertisement

8h30

UBS Santiago

r. da Solidariedade, 100

Roda de conversa sobre vacinação nos primeiros anos de vida da criança e amamentação / café da manhã / sorteio de brindes

Advertisement

25/08

9h30

UBS Figueiras

r. Maraci Aparecida Maratarolli Campos, 66

Advertisement

Palestra “Importância e benefícios do aleitamento materno”

30/08

9h

UBS São Jorge

Advertisement

r. Goiás, 1.140

Aulas sobre técnicas de relaxamento para o bebê no momento da amamentação e desenvolvimento infantil

Fonte: Prefeitura

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Praça da Cidadania, em Hortolândia, é aberta ao público em evento que teve presença do Governador de SP

Praça da Cidadania

Hortolândia marca um importante marco em sua trajetória ao inaugurar, nesta quinta-feira (25/04), a primeira Praça da Cidadania da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Fruto de uma parceria entre o Fundo Social da Prefeitura de Hortolândia e o Fundo Social do Governo do Estado de São Paulo, o complexo comunitário foi recebido com entusiasmo pela população, autoridades municipais e estaduais, incluindo o governador Tarcísio de Freitas e o prefeito José Nazareno Zezé Gomes.

A inauguração representa um avanço significativo para a cidade, sendo a primeira unidade do tipo na região e a sétima no estado de São Paulo.

Anuncio

“Esta é mais uma obra impulsionada pela boa relação com o Governo do Estado. O cuidado com as pessoas, que já é uma marca consagrada em Hortolândia, está também alinhado com as diretrizes do governo estadual”, destacou o prefeito Zezé Gomes, ressaltando a importância da parceria para o desenvolvimento da cidade.

Praça da Cidadania

Governador Tarcísio de Freitas fala sobre a Praça da Cidadania

O governador Tarcísio de Freitas reiterou o compromisso do estado com Hortolândia, enfatizando a importância da Praça da Cidadania como um espaço de formação, lazer e inclusão social. “Hortolândia pode esperar sempre esta parceria do governo do estado. A Praça de Cidadania vai ser um local que permitirá formar novos microempreendedores ou abrir as portas de mercado de trabalho para muitas pessoas”, afirmou o governador.

Localizada no Jardim Nova América, a Praça da Cidadania de Hortolândia abrange uma área construída de 7 mil metros quadrados, oferecendo uma ampla gama de infraestrutura para atividades esportivas, de lazer e formação profissional. O espaço inclui quadra poliesportiva coberta, quadra de futebol society, pista de skate, pista de caminhada, bicicletário, parque infantil, academia ao ar livre, horta comunitária e redário.

Advertisement

Um dos diferenciais da Praça da Cidadania é a presença da Escola de Qualificação Profissional, com dez salas destinadas a oferecer cursos diversos, como informática, gastronomia, moda e arte, beleza e bem-estar, entre outros. Essa iniciativa visa capacitar a população e abrir novas oportunidades de trabalho e empreendedorismo.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Calorão bate 32ºC e deve subir mais na próxima semana em Hortolândia

diminuir o calor dentro de casa

A previsão para a sexta-feira (26) é de predomínio de céu claro pela manhã e à noite, mas períodos de céu parcialmente nublado à tarde.

Não se descarta a ocorrência de pancadas muito rápidas e isoladas à tarde, uma vez que o teor de vapor de água e a presença de calor poderão favorecer o desenvolvimento de algumas nuvens ao ponto de ocasionar chuvas, embora as chances sejam pequenas. No entanto, não há riscos associados. As temperaturas ficam entre 19 e 32ºC.

Anuncio

A tendência para o sábado é de predomínio de sol, com períodos de céu parcialmente nublado. As temperaturas ficam entre 19 e 32ºC.

sáb.
33°21°

Advertisement

dom.
33°20°

seg.
34°20°

ter.
34°19°

qua.
34°20°

Advertisement

qui.
34°20°

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

Modernização no Campo do Rosolém

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência para toda a área.

Na noite de ontem (23), o prefeito Zezé Gomes esteve pessoalmente no local para vistoriar a conclusão dos trabalhos. Ele comentou ainda o seguinte:

Anuncio

Realizamos o teste da nova iluminação após a troca das lâmpadas e a realocação das torres para trás da arquibancada, melhorando a visibilidade dos torcedores, no Campo do Rosolém. O espaço está bonito e agradável para receber os jogos de futebol da nossa cidade. O gramado também foi renovado, assim como a área externa ao redor da praça esportiva. O trabalho não para por aqui. Até um brinquedão para as crianças será instalado. O campo recebeu ampliação da arquibancada, enfim, tudo pronto para a nossa temporada de competições. Continuamos fortalecendo o esporte e contribuindo com a melhoria das estruturas esportivas de Hortolândia“.

Mais detalhes sobre a Modernização no Campo do Rosolém

Essas melhorias não apenas beneficiam os praticantes e admiradores do futebol amador, mas também reforçam o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento do esporte local e com o bem-estar da comunidade.

Advertisement

Com uma estrutura revitalizada e mais funcional, o Campo do Rosolém está preparado para receber emocionantes partidas e eventos esportivos, proporcionando momentos de lazer e integração para todos os moradores de Hortolândia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

Praça da Cidadania Praça da Cidadania
Nossa Cidade1 hora ago

Praça da Cidadania, em Hortolândia, é aberta ao público em evento que teve presença do Governador de SP

Hortolândia marca um importante marco em sua trajetória ao inaugurar, nesta quinta-feira (25/04), a primeira Praça da Cidadania da Região...

diminuir o calor dentro de casa diminuir o calor dentro de casa
Nossa Cidade4 horas ago

Calorão bate 32ºC e deve subir mais na próxima semana em Hortolândia

A previsão para a sexta-feira (26) é de predomínio de céu claro pela manhã e à noite, mas períodos de...

sp101 sp101
Nossa Região5 horas ago

SP 101 vai ganhar passarela, confira:

A Rodovias do Tietê, concessionária responsável pela administração das rodovias que formam o Corredor Leste da Rodovias do Tietê, inicia...

concurso concurso
Brasil9 horas ago

Local de prova do Concurso Unificado é divulgado hoje

Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) disponibiliza, nesta quinta-feira (25), às 10h, o Cartão de Confirmação...

Mega-Sena Mega-Sena
Brasil10 horas ago

Mega-Sena sorteia hoje prêmio estimado em R$ 6 milhões

Na noite desta quinta-feira (25), ocorre o sorteio da Mega-Sena, concurso número 2717, com prêmio principal estimado em R$ 6...

Dia Mundial da Água Dia Mundial da Água
Nossa Região11 horas ago

O reúso da água é tema de seminário técnico voltado para a indústria da região de Campinas

Em 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25/05), será realizado o seminário técnico Conexão Opersan, especialmente desenvolvido para...

campeonato de boxe melhor idade campeonato de boxe melhor idade
Esportes22 horas ago

Melhor idade de Hortolândia competem em campeonato de Boxe

Luvas, protetor bucal, capacete e coletes de proteção são alguns dos equipamentos que os idosos de Hortolândia usarão no 1º...

Advertisement
cinema

Populares