Connect with us

Nossa Cidade

AMAAH-SP realiza 1º Cine Azul

Publicado

em

Ontem, 22/05/2022, foi realizado o 1º Cine Azul AMAAH-SP, evento dedicado aos familiares e autistas atendidos junto à Associação de Mães e Amigos do Autista de Hortolândia – SP, em parceria com o Cinesystem – Shopping Hortolândia. Participaram 86 pessoas, entre familiares e autistas. A sessão de cinema foi totalmente adaptada, som e luz ficaram em 50%, trazendo mais conforto sensorial aos presentes.

O filme escolhido foi Ron Bugado™, que aborda temáticas similares às que os familiares  de pessoas com autismo vivem junto aos seus filhos nos mais diversos contextos,  como por exemplo: aceitação aos grupos e pares, estabelecimento de vínculo de amizade, expectativas e frustrações.

Segundo as famílias que participaram, foi um momento muito agradável, pois algumas nunca tinham ido ao cinema, dadas as características particulares de seus filhos e filhas.  Devido ao som e luminosidade, muitos autistas não têm tolerância e acabam não conseguindo assistir os filmes e até mesmo permanecer na sala, por exemplo, desse modo, muitas famílias se sentem julgadas com as crises desencadeadas nesse ambiente.

“Foi ótimo, um momento muito especial para nós, pude sentir que por mais que houvesse dificuldades com nossos filhos, todos são capazes de entender a situação, e não apenas olhar e julgar”, disse Bruna Piva, que estava acompanhada da filha Laura que está dentro do espectro.

Publicidade

“Apesar de não termos uma sede, estamos realizando atividades e encontros com nossas famílias, e tem sido muito bom. Vemos a necessidade de eles estarem juntos. Por isso, a busca por um local para que possamos ampliar as nossas ações. ” Relata Priscila Silvana, diretora-presidente da AMAAH-SP.

Ações como essa reforçam a necessidade de busca constante por ações inclusivas em todos os setores, que atendam sobretudo esse público, com um olhar diferenciado, compreensão e respeito!

Para maiores informações, entre em contato através do número (19) 99346576

Publicidade

Nossa Cidade

Criança de 7 anos é atropelada por motociclista no Jardim São Bento

Publicado

em

Por

Um menino de 7 anos ficou gravemente ferido após ser atropelado por um motociclista enquanto andava de bicicleta  na rua onde a tia mora, no Jardim São Bento, em Hortolândia.

A criança estava andando de bicicleta no meio da rua Zequinha de Abreu, quando foi atingida pelo motociclista. O condutor ficou no local e acionou o resgate.

Com o impacto, o menino foi arremessado ao solo. Ela teve escoriações no peito e joelho esquerdo.

O SAMU foi acionado e prestou os primeiros atendimentos, e socorreu a vítima à Unidade de Pronto Atendimento Jardim Amanda.

Publicidade

Vale ressaltar aos pais, cuidarem das crianças, não os deixando brincar na rua, principalmente nesta época de férias escolares.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura implanta sinalização de solo na região Central de Hortolândia

Publicado

em

Por segurança viária, trabalho foi realizado em via onde há diversos comércios 

As equipes da Prefeitura de Hortolândia retomaram, na manhã desta segunda-feira (04/07), o mutirão de sinalização de solo realizado em diferentes regiões da cidade. A ação foi na região Central, próximo da Academia Municipal “Jaime Pereira” e atrás do Open Shopping. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, diversos comércios estão localizados próximos ao local onde a pintura foi realizada. No local foi reforçada a pintura em quatro vagas para Idosos e PCD (Pessoa com Deficiência), vagas rápidas, linhas zebradas e seccionadas brancas e amarelas, 10 vagas para motos e demarcações de carga e descarga.

“Com diversos comércios na região, a implantação de vagas contribui para motoristas e lojistas, ajudando na movimentação dos estabelecimentos comerciais. O objetivo desta ação é organizar o trânsito no local, evitando o estacionamento onde não há permissão e aumentando o fluxo com maior segurança viária também aos pedestres. Pedimos a colaboração dos motoristas para respeitar a nova adequação realizada na via e trafegar dentro do limite de velocidade permitido na área”, explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Aumento da segurança viária ano a ano

Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, entre os anos de 2017,  criação da secretaria até 2021, nas vias municipais houve a redução em 70% dos acidentes registrados na cidade. Neste mesmo período, o número de vítimas causadas por colisões no trânsito em ruas e avenidas dentro dos limites do município foi reduzido em 79%. Com isso, a cidade cumpriu a meta estipulada pela ONU (Organizações das Nações Unidas) na “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, regulamentada pela instituição  apontando que até 2030, governos de todo o planeta devem tomar novas medidas para prevenir os acidentes com vítimas.

“Além da redução de 1.265 para 404 acidentes no período que compreende entre estes anos, vale ressaltar que, paralelo ao trabalho para redução de acidentes, Hortolândia desenvolve a malha cicloviária, investe na melhoria do transporte público, nas ações educativas com a população e em diversos temas que abrangem o desenvolvimento da mobilidade urbana”, comenta o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Pacientes do Hospital Municipal Mario Covas recebem orientação sobre uso de máscara

Publicado

em

Ação é realizada em parceria alunos estagiários de escolas técnicas de enfermagem da cidade e região

Mesmo com o avanço da vacinação contra a COVID-19 em Hortolândia, a população precisa manter o uso de máscara. Para reforçar essa orientação, o Hospital Municipal Mario Covas realiza uma ação para conscientizar os pacientes atendidos pela unidade sobre a importância do uso da proteção facial para evitar a doença. A ação é realizada com a participação de alunos de escolas técnicas de enfermagem da cidade e da região que fazem estágio no hospital.

Na ação, realizada com pacientes na espera do Pronto Socorro Adulto e do Pronto Atendimento Obstetrício e Ginecológico, os estagiários distribuem máscaras e dão orientações sobre a importância de manter a higienização das mãos e o uso de máscara dentro do hospital e demais unidades de saúde do município e do transporte coletivo, conforme decreto municipal de março deste ano, publicado no Diário Oficial Eletrônico. Os alunos ainda lembram os pacientes que estão atrasados com a vacinação contra a COVID-19 para que completem a imunização.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Populares