Nossa Cidade

Aluna da rede municipal é finalista no concurso “Arte na Estrada”

Vencedor é de Santa Bárbara d’Oeste

Aluna da rede municipal é finalista no concurso “Arte na Estrada”

Uma aluna da rede municipal de educação de Hortolândia esteve entre os finalistas da etapa municipal do concurso “Arte na Estrada”, promovido pela Concessionária CCR AutoBAn, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação. Após dois meses de expectativa, o desenho de Chaieny Abrange Fideles de Souza, da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro, foi escolhido para representar o município na competição. A seleção foi feita por uma comissão composta por integrantes do Centro de Formação Paulo Freire, coordenadores pedagógicos, supervisores educacionais e gestores das unidades escolares e demais membros da Secretaria.

A família da estudante, juntamente com a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, esteve presente à cerimônia de premiação, realizada no dia 5 deste mês, em Jundiaí. O aluno Vitor Asar Lulio, de Nova Odessa, conquistou os jurados e o prêmio, mas a aluna hortolandense emocionou o público presente.

Participaram do concurso cerca de 25 mil alunos do 5º ano do ensino público municipal de 16 cidades da região: Americana, Caieiras, Cajamar, Cordeirópolis, Franco da Rocha, Francisco Morato, Hortolândia, Itupeva, Louveira, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré, Valinhos, Várzea Paulista e Vinhedo. Em Hortolândia, aproximadamente três mil alunos que fazem o 5º ano do Ensino Fundamental em unidades da rede municipal participaram da atividade, que teve início em agosto.

Realizado anualmente, a competição prevê três etapas até a escolha do vencedor. Na 1ª etapa, é selecionado, em cada escola, um trabalho vencedor, premiado com um Kit Desenho. A 2ª etapa consiste na escolha do desenho que representará o município, premiando o vencedor com uma câmera fotográfica. A fase final avalia os desenhos das cidades participantes e premia o vencedor com um notebook. Toda a premiação é fornecida pela concessionária.

O “Arte na Estrada” tem por objetivo unir arte, cidadania e educação ambiental, oferecendo motivação para as expressões artísticas e lúdicas. O concurso visa premiar e valorizar as expressões artísticas de maneira a ressaltar a criatividade, a expressividade e a originalidade no desenvolvimento dos temas: meio ambiente e sustentabilidade.

O concurso faz parte do projeto “Estrada para a Cidadania”, desenvolvido em 270 escolas, em parceria com as secretarias de Educação dos municípios. O projeto começou há 12 anos, e já beneficiou mais de um milhão de crianças. Hoje, o programa envolve 50 mil alunos e três mil educadores, em 16 cidades ao longo do Sistema Anhanguera-Bandeirantes. A principal função é formar cidadãos, disseminando informações e valores que incluem o respeito à vida, a educação para o trânsito e a preservação do meio ambiente

“É importante vivermos num ambiente saudável em que os homens, o trânsito e a natureza convivam em harmonia, com respeito mútuo. É isto que queremos passar para nossos alunos”, ressaltou Maria do Carmo Vicente, coordenadora pedagógica responsável pelo programa no município.

De acordo com Cleudice Baldo Meira, secretária de Educação, é de extrema importância a participação dos estudantes da rede municipal em ações que discutam cidadania, valores e educação no trânsito. “Isso significa que estamos no caminho certo, buscando parcerias que motivam a educação da criança e de sua comunidade, de maneira lúdica, divertida e prazerosa”, comentou.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia



Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98