Nossa Cidade

Ações da Guarda Municipal contribuem para reduzir números de roubos e furtos em Hortolândia

Para reduzir a criminalidade em Hortolândia e levar mais proteção à população, a Prefeitura intensifica o trabalho de segurança, com ações preventivas diárias, em todas as regiões da cidade, realizadas pela GM (Guarda Municipal). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, nos quatro primeiros meses deste ano, houve diminuição no número de roubos e furtos em geral e nos roubos e furtos de veículos,  em comparação aos quatro primeiros meses do ano passado.

De janeiro a abril deste ano, foram registradas 223 ocorrências ligadas a roubo em geral. No mesmo período do ano passado foram 377 ocorrências. Os números representam uma queda de 41% neste tipo de delito. Já os furtos em geral caíram 27% em Hortolândia. Nos quatro primeiros meses deste ano foram registradas 370 ocorrências deste tipo de crime, contra 507, no mesmo período em 2019.

Anuncio


Os roubos e furtos de veículos também apresentaram uma queda relevante no número de ocorrências registradas. De janeiro a abril deste ano, foram contabilizados 85 roubos de veículos. No mesmo período, no passado, foram 134 ocorrências, representando uma queda de 37% neste tipo de crime. Já os furtos de veículos caíram 16%. Foram 162 registros de janeiro a abril de 2019 contra 136 no mesmo período deste ano.

Furtos e roubos, dados locais

Os registros locais são equivalentes aos levantados pelo Estado. De acordo com a GM, o número total de roubos, de todas as espécies, diminuiu 40% em Hortolândia, nos quatro primeiros meses deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. Foram 308 registros neste ano e 511, no ano passado. Já o número de furtos caiu 24%. Nos quatro primeiros meses do ano passado, houve 669 ocorrências e, neste ano, foram 506.

“As ações das forças de segurança de Hortolândia são importantes para a diminuição destes delitos na cidade. A ‘quarentena’, o isolamento social e as ações conjuntas entre a Guarda Municipal, o Setor de Fiscalização e a Vigilância Sanitária no combate ao Coronavírus também geram impacto na inibição de outros delitos”, explica a comandante da Guarda Municipal, Michele Cardena Quinete.

Segurança Digital

As câmeras do tipo OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) já funcionam nas entradas e saídas da cidade. As OCRs identificam rapidamente veículos furtados e roubados, utilizando imagens em tempo real e sistema de georreferenciamento. Os casos são informados às autoridades policiais, que conseguem atuar com mais rapidez na resolução dos problemas. Outra ação que amplia a segurança é a implantação de lâmpadas de LED em vias e áreas públicas. As luminárias garantem mais luminosidade e geram economia com energia.

 

 

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo