Connect with us

Nossa Cidade

6º Jacuba Festival de Graffiti abre inscrições para artistas de todo o Brasil

Publicado

em

imagem 93

Evento será em março, numa parceira entre Prefeitura e Sabesp 

Os desenhos e as cores vibrantes do grafite continuam a se espalhar pela cidade. Para apoiar essa forma de arte urbana, a Prefeitura de Hortolândia promove  o 6º Jacuba Festival de Graffiti que abordará o tema “Água”  nos dias 18 e 19 de março (sábado e domingo), das 8h às 17h, na ETA (Estação de Tratamento de Água) do Jardim Boa Esperança, localizada na Rua Sergipe. A entrada é gratuita, com classificação livre.

Anuncio

Artistas urbanos de todo Brasil já podem se inscrever para a seleção dos participantes, até às 23h59 do dia 01 de março, por meio do link shre.ink/jacuba2023. Os artistas selecionados vão transformar em obra de arte a céu aberto o muro de 1, 5 mil m2 que cerca a ETA (Estação de Tratamento de Água) da Sabesp. 

Para escolher os artistas serão utilizados os critérios de pluralidade, qualidade técnica e estilo. Podem se inscrever homens e mulheres, maiores de 18 anos, de qualquer cidade do País, ativos há mais de três anos na arte de grafitar. No ato da inscrição, é preciso anexar foto dos últimos três trabalhos.

Advertisement

A seleção será feita pela equipe gestora do Jacuba Graffiti. O resultado será divulgado no Instagram do projeto, @jacubagraffiti e no https://mapadacultura.hortolandia.sp.gov.br/6o-jacuba-festival/, no dia 05 de março. Os organizadores oferecerão aos artistas selecionados alojamento, alimentação, tintas sprays para realização do trabalho, camiseta e brindes.

Na edição deste ano, o festival sai do seu formato tradicional (grupos com menos de 10 artistas) e realiza um mutirão de arte com a participação de 120 pessoas. O número de participantes, em um único evento, é três vezes maior se comparado ao total de participações das outras cinco edições do festival, que somam um total de cerca de 30 artistas. 

Além da pintura do muro, o evento terá animação com DJ, food trucks, além de exposição com produtos e trabalhos dos artistas para comercialização.

“A cada ano, buscamos tornar a arte mais acessível à população. É nossa permanente mobilização que chamamos de “Arte Por Toda Parte”, para que qualquer um que passe por nossas ruas e avenidas, saiba que entrou em Hortolândia, uma galeria de arte a céu aberto”, ressalta o Secretário Régis Bueno. 

Advertisement

Tema deste ano será “Água”

O 6º Festival Jacuba ocorre no final de semana que antecede o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. “Ao abordar o tema “Água”, queremos conscientizar as pessoas, por meio da arte do graffiti, sobre a importância do saneamento básico para a preservação da vida e do meio ambiente. A luta popular vitoriosa por abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto fazem parte da história de Hortolândia. Os avanços nesta área são resultado da parceria entre comunidade, Prefeitura e Sabesp”, contextualiza o artista urbano, arte-educador e produtor cultural, Leandro Kranium, um dos coordenadores do festival.

O Jacuba Festival de Graffiti nasceu em novembro de 2020, quando foi realizada a sua primeira edição. O objetivo do nome é celebrar o início da história de Hortolândia e preservar sua origem.

 

Advertisement

Nas cinco edições anteriores, o evento soma como resultado a transformação em obras de arte de cinco muros de Hortolândia, o equivalente 1,1 mil m2 de grafitagem realizados pelas mãos de cerca de 30 artistas, de vários estados do País.

 

“O 6º Festival Jacuba de Graffiti será o maior evento do gênero dos últimos tempos na região. E isso só será possível pela importante parceria com a Prefeitura e a Sabesp que valorizam o Graffiti, uma arte urbana que vem se tornando uma importante ferramenta para promover a transformação social, cultural e o acesso da população à arte porque dialoga com a periferia e desperta, facilmente, o interesse do público”, afirma Kranium.

Fonte: Prefeitura

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

e-Titulo Eleitor e-Titulo Eleitor
Brasil3 horas ago

Prazo para tirar título eleitoral termina em 8 de maio

O prazo para o eleitor solicitar a emissão do primeiro título, atualizar os dados cadastrais, regularizar a situação com a...

semifinais semifinais
Esportes6 horas ago

Semifinais definidas na categoria Supermaster do futebol amador de Hortolândia

C.V.A, Moleque Travesso, Internacional e San Marino são as equipes que garantiram vaga nas semifinais do Campeonato de Futebol Amador...

saneamento básico saneamento básico
Nossa Cidade6 horas ago

Confira a região de Hortolândia que recebeu reforço de saneamento básico

A parceria entre a Prefeitura de Hortolândia e a Sabesp segue forte para um desenvolvimento inteligente e sustentável, com foco...

Aulas gratuitas de tênis de mesa Aulas gratuitas de tênis de mesa
Esportes6 horas ago

Aulas gratuitas de tênis de mesa em Hortolândia: entenda como fazer a inscrição

Hortolândia começará a ter aulas gratuitas de tênis de mesa a partir do dia 4 de maio. Os interessados poderão...

professor de Muay Thai professor de Muay Thai
Policial7 horas ago

Professor de Muay Thai agride esposa com socos e é preso, em Sumaré

Na manhã da última sexta-feira (26), uma equipe da polícia de Sumaré se dirigiu até o Portal Bordon, para verificar...

Jd. São Sebastião Jd. São Sebastião
Policial7 horas ago

Trabalhador morre no Jd. São Sebastião, após muro de obra cair sobre ele

Na manhã da última sexta-feira (26), um muro caiu sobre um trabalhador, em uma obra que ocorria no Jd. São...

AD-Hortolandia AD-Hortolandia
Nossa Cidade7 horas ago

Moradores do Terras de Santo Antônio reclamam de fluxo de veículos decorrente do maior templo de Hortolândia

Moradores do bairro Terras de Santo Antônio, em Hortolândia, têm expressado crescente preocupação devido ao intenso fluxo de carros, decorrente...

Advertisement
cinema

Populares